Postagens: 3,569
Tópicos: 77
Juntou-se: May 2007
Reputação:
0
moresco Escreveu:Olá,
Tenho uma sahara 98 e já levei em vários mecânicos. Atualmente ela está na concessionária da Honda e até agora nada do pessoal conseguir descobrir porque ela fica falhando sempre que se mantém a velocidade constante. Caso esteja descendo uma ladeira/morro e tentar manter a velocidade constante ela falha a mesma coisa. As falhas só desaparecem quando se está acelerando. Segundo o pessoal da Honda o problema não é elétrico. Inicialmente acreditavam que a moto estivesse afogando, trocaram a sede e alterar a altura da bóia para o nível padrão. - O problema continua. Alguém tem alguma dica ?? - Obrigado
Primeiramente seja bem vindo!
Sobre o motor falhar, pode ser a borboleta do carburador..... :roll:
A minha fazia isso!!!
Quando se acelera não falha, mas tentando manter a aceleração ou numa reduzida, o motor engasga...
Mandei fazer uma borboleta nova num torneiro e agora tá show!!!
Não falha mais.........
O que acontece é que "vazava" ar por uma fresta que gastou, na lateral dessa peça.
Dá uma olhada nas fotos..:
Nesta foto abaixo, a parte onde estava gasta (lado de cima da peça)
Agora a parte gasta, no lado de baixo da peça....
Lateral gasta!
Arrumei isso aí e a moto tá redondinha!
Dica do "Júlio das bolhas", de Guaíba-RS....
Abraços e bom trabalho...
Piske
Mobilete 50cc 83 > Monareta S50 85 > Honda XL 125cc 87 > Sahara 91 > Hyosung Cruise II 125cc 98 > Sahara 97 > Sundown Web 100cc 2003 > Yamaha Virago 250cc 97 > Biz 100cc 2002 > XT660 2006 > Sahara 1999
XMax 250 2021; Biz 100 2004
Postagens: 2,267
Tópicos: 32
Juntou-se: Mar 2007
Reputação:
3
Herr Piske, e essa peça fica onde, na moto?
Tem que desmontar o carburador para ver se está gasta?
RED
Cavaleiro_Sombrio
Unregistered
Red_Honda Escreveu:Herr Piske, e essa peça fica onde, na moto?
Tem que desmontar o carburador para ver se está gasta?
RED
sim o alemão....
e a ultima peça antes do motor....ela fica bem na boca de saida do carburador.....
abraços
Postagens: 3,569
Tópicos: 77
Juntou-se: May 2007
Reputação:
0
Red_Honda Escreveu:Herr Piske, e essa peça fica onde, na moto?
Tem que desmontar o carburador para ver se está gasta?
RED
Sim senhor, meu nobre Red Honda...........
Tirei duas fotos do carburador antes de colocá-lo na moto, mas foi com o celular... :?
O que acontece, ao meu ver, é que a mola existente no eixo dessa peça,
do lado de fora do Carburador (onde vão o(s) cabo(s) de aceleração),
empurra a peça contra a parede interna, forçando-a, e assim causando o desgaste.....!
Veja na foto abaixo o detalhe da mola e o sentido em que ela empurra o eixo:
![[Imagem: Bura05gast.jpg]](http://i182.photobucket.com/albums/x3/piskejgs/Diversas-moto/Bura05gast.jpg)
Nesta outra foto, o local onde é o desgaste da peça, além do sentido que a mola empurra o eixo....
É o que pude perceber........
Viu ali que a peça fica logo na entradado carburador, na admissão dele...!
Espero ter ajudado.......
Té+
Piske
Mobilete 50cc 83 > Monareta S50 85 > Honda XL 125cc 87 > Sahara 91 > Hyosung Cruise II 125cc 98 > Sahara 97 > Sundown Web 100cc 2003 > Yamaha Virago 250cc 97 > Biz 100cc 2002 > XT660 2006 > Sahara 1999
XMax 250 2021; Biz 100 2004
Postagens: 3,569
Tópicos: 77
Juntou-se: May 2007
Reputação:
0
Cavaleiro_Sombrio Escreveu:Red_Honda Escreveu:Herr Piske, e essa peça fica onde, na moto?
Tem que desmontar o carburador para ver se está gasta?
RED
sim o alemão....
e a ultima peça antes do motor....ela fica bem na boca de saida do carburador.....
abraços
Acho que é a PRIMEIRA peça, logo na boca de entrada do carburador......
Será que tô tão enganado assim??????
Psk
Mobilete 50cc 83 > Monareta S50 85 > Honda XL 125cc 87 > Sahara 91 > Hyosung Cruise II 125cc 98 > Sahara 97 > Sundown Web 100cc 2003 > Yamaha Virago 250cc 97 > Biz 100cc 2002 > XT660 2006 > Sahara 1999
XMax 250 2021; Biz 100 2004
Postagens: 2,267
Tópicos: 32
Juntou-se: Mar 2007
Reputação:
3
Valeu aí Cavaleiro_de_Sombrio... andas sumido!
Piske, obrigado por detalhar e mostrar as fotos...
Herr Piske faz, Herr Piske mostra!
Ei, será que não é possível fazer essa peça com um material mais resistente,
para durar mais tempo? Já que tem que mandar fazer a peça e tem
esse problema do desgaste...
RED
Postagens: 3,569
Tópicos: 77
Juntou-se: May 2007
Reputação:
0
Red_Honda Escreveu:Valeu aí Cavaleiro_de_Sombrio... andas sumido!
Piske, obrigado por detalhar e mostrar as fotos...
Herr Piske faz, Herr Piske mostra!
Ei, será que não é possível fazer essa peça com um material mais resistente,
para durar mais tempo? Já que tem que mandar fazer a peça e tem
esse problema do desgaste...
RED
Já havia pensado nisso alemão..
O problema é que se a peça for de material MUITO resistente, vai gastar a
parede do carburador, o que fica BEEEMMM mais difícil de arrumar do que a peça em si....
Prá ter uma idéia, paguei a merreca de 20 pilas pro torneiro fazer a tal peça... :roll:
Ele inclusive me falou que o material usado tem essa finalidade:
Gastar antes de gastar a parede do Carburador!
Tudo pensado né......  :roll:
psk
Mobilete 50cc 83 > Monareta S50 85 > Honda XL 125cc 87 > Sahara 91 > Hyosung Cruise II 125cc 98 > Sahara 97 > Sundown Web 100cc 2003 > Yamaha Virago 250cc 97 > Biz 100cc 2002 > XT660 2006 > Sahara 1999
XMax 250 2021; Biz 100 2004
Sergio MOita
Unregistered
Piske muito boa essa sua iniciativa.
Mas tenho que fazer algumas considerações:
O desgaste ocorre devido ao acionamento dos cabos juntamente com a mola porque o carburador possui um pequena inclinação.
A borboleta começa a desgastar porque já existi uma folga no cabura onde recebe o eixo da borboleta pois o eixo é de aço e a parte onde entra no carbura é de aluminio
Também ocorreu um desgaste nas arruelas da presilhas do eixo, aquelas de plástico e tecnil.
Se vc tiver trocado somente a borboleta o problema irá aparece daqui ha alguns anos.
Para vc verificar se seu eixo tem a pequena folga basta ligar a moto deixar em marcha lente e precionar para dentro a parte do eixo onde os cabos ficam, se haver modificação na aceleração vc já sabe.
A Solução?
Já perdi dois carburas nessa bricadeira mas acho que dessa fez consegui.
Finalmente depois de várias tentativa de resolver esse problema de erro de projeto, ai vai uma explicação.
Para eliminar o desgaste do eixo os dois metais ( eixo e corpo do carbura) devem ter a mesma resistência, porém terá que haver uma pequena lubrificação entre eles para que não haja o tal do desgaste, essa lubrificação não poderá passa para área interna do carbura, pois irá alterar a mistura, solução foi colocar dois rolamentos zz (dupla blindagem) em cada estremidade do eixo. O difícil foi acha-los; eu até tinha desistido do projeto quando vi no fundo da gaveta uma caixa satélite (caixa diferencial) de uma carrinho a combustível daquelas coleções de banca de revista, tinha dois rolamentos perfeitos para colocar. Grande sorte!
Abaixo segue fotos a adaptação que irei fazer em breve!
Os rolamentos.
Comparação entre a área interna e externa do rolamento com o cabura.
Comparação entre o rolamento e a parede do carbura.
Adequação do interno do rolamento com o eixo.
Piske Escreveu:Red_Honda Escreveu:Valeu aí Cavaleiro_de_Sombrio... andas sumido!
Piske, obrigado por detalhar e mostrar as fotos...
Herr Piske faz, Herr Piske mostra!
Ei, será que não é possível fazer essa peça com um material mais resistente,
para durar mais tempo? Já que tem que mandar fazer a peça e tem
esse problema do desgaste...
RED
Já havia pensado nisso alemão..
O problema é que se a peça for de material MUITO resistente, vai gastar a
parede do carburador, o que fica BEEEMMM mais difícil de arrumar do que a peça em si....
Prá ter uma idéia, paguei a merreca de 20 pilas pro torneiro fazer a tal peça... :roll:
Ele inclusive me falou que o material usado tem essa finalidade:
Gastar antes de gastar a parede do Carburador!
Tudo pensado né...... :roll:
psk
roberto casper
Unregistered
Eu também pensei em fazer isso no meu antigo, acontece que iria trocar a bucha de bronze que existe no lugar onde vc colocaria os rolamentos.
só q quando desmontei vi que o eixo tinha também desgaste razoável, além de a borboleta ter desgastado também a parede do carburador. resumindo, deveria retificar o eixo fazer outra bucha de bronze, dar um passe no corpo do bura para tirar o desgaste e fazer uma borboleta maior pra compensar. Sei que ficaria ótimo, mas resumi comprando o bura da barbie,rsrsrs
o outro tá lá esperando pela reforma
Sergio MOita
Unregistered
cara o meu ta neste estado menos o desgate no eixo, mas já fiz a retifica na boca, ficou faltando a borboleta maior e reabrir as pontas pra colocar os rolamentos. Vai dar um bom trabalho, mas diga ai como ficou o cabura da Falcon?
roberto casper Escreveu:Eu também pensei em fazer isso no meu antigo, acontece que iria trocar a bucha de bronze que existe no lugar onde você colocaria os rolamentos.
só que quando desmontei vi que o eixo tinha também desgaste razoável, além de a borboleta ter desgastado também a parede do carburador. resumindo, deveria retificar o eixo fazer outra bucha de bronze, dar um passe no corpo do bura para tirar o desgaste e fazer uma borboleta maior pra compensar. Sei que ficaria ótimo, mas resumi comprando o bura da barbie,rsrsrs
o outro tá lá esperando pela reforma
|