20-09-2007, 08:37 PM
Enfim, saiu, o tutorial saharamaniaco de manutenção do carburador.
Fotos: Dotô dusdenti Douglas
Texto: Dotô dusPC Adrian
Mãos: Dotô dusdenti Douglas
Pernas: Dotô dusPC Adrian
recomenda-se que se tenha à mão o kit de reparo da siverst,
se vc desconfia que o carburador está com peças gastas.
motos com consumo alto, geralmente deixam de ser beberronas
após essa limpeza, ainda mais, se o kit for trocado...
evite usar esponja de aço (bombril), pois sempre fica um "cabelinho".
primeiramente, vc tem que retirar o bura do lugar, para isso,
feche o registro de combustivel, solte a mangueira de entrada
de combustivel, ponha um recipiente embaixo da moto (e das
mangueiras) e abra o parafuso de drenagem.
A gasolina da cuba descerá.
1 - desenrosque esta peça, é a outra ponta do cabo do afogador,
cuidado para nao quebra-la, pois é fragil.
(nesta foto, a peça ja tinha sido trocada por uma de metal)
2 - entrada de gasolina. só desconecte esta mangueira,
APÓS ter fechado o registro do tanque (posição off)
retire as carenagens, o banco e o tanque, mova para a frente a haste
que segura a carenagem frontal, da lateral direita.
solte os cabos do acelerador e afrouxe as abraçadeiras que seguram o bura.
1 - a haste que deve ser movida para frente, é a que recebe o parafuso destacado.
2 - parafuso da abraçadeira do duto de ar.
3 - parafuso da abraçadeira do coletor.
com cuidado para nao danificar, pressione o duto da
caixa de ar para desencaixa-lo do carburador.
com o duto ainda pressionado, puxe o carburador aos poucos,
para ele se soltar do coletor, que o une ao motor.
pronto! o carbura está solto na sua mão.
muito cuidado com os parafusos que fecham a cuba e a tampa do carbura,
geralmente eles ficam agarrados e espanam a cabeça com facilidade.
desmontar o carbura é fácil, as duvidas sempre são:
saber onde vão as peças depois de limpas.
desmontando a tampa:
retire os 4 parafusos. (marque a posição das presilhas dos cabos de borracha)
agora vc tem na mao, a mola e o pistonete.
para retirar a agulha, basta torcer de leve o parafuso de plastico no fundo do pistonete
desmontando a cuba:
remova os 4 parafusos
o eixo da boia sai fácil, um alfinete qualquer ja basta para empurra-lo.
cuidado com o estilete, para ele nao se danificar, caindo no chão.
agora vc tem acesso aos giclês, tão comentados em outros tópicos
retirando o de alta e o de baixa
e o pulverizador
agora, o parafuso da mistura
limpe bem todas as peças com um pincel e gasolina limpa,
use jato de ar comprimido em todos os orificios do carburador.
evite jogar óleo dentro do carburador, ele trabalha melhor a seco.
hora da montagem:
o processo de montagem é o inverso da desmontagem, portanto,
vamos abordar só as dicas que facilitam o trabalho, lembrando que
tudo deve se encaixar harmoniosamente e sem necessidade de esforços.
repare na orelha da borracha do pistonete, nao tem como monta-la
errado sem destruí-la (a tampa tb tem uma orelha correspondente).
coloque o estilete na boia, antes de colocar a boia no lugar
o manual manda deixar o parafuso da mistura em 1 volta e 3/4, para
isso, aperte-o até encostar na sede, mas nao o force, entao desaperte o que manda o manual.
o carburador entra do jeito que saiu, pressionando o duto da caixa de ar.
antes de recolocar o tanque, volte a haste que segura a carenagem à posição original.
não esqueça de recolocar o cabo do afogador.
daí pra frente, o resto é moleza.
Qualquer detalhe omitido, por favor, avisem!
depois, é só seguir o tutorial de regulagem da mistura Link
Fotos: Dotô dusdenti Douglas
Texto: Dotô dusPC Adrian
Mãos: Dotô dusdenti Douglas
Pernas: Dotô dusPC Adrian
recomenda-se que se tenha à mão o kit de reparo da siverst,
se vc desconfia que o carburador está com peças gastas.
motos com consumo alto, geralmente deixam de ser beberronas
após essa limpeza, ainda mais, se o kit for trocado...
evite usar esponja de aço (bombril), pois sempre fica um "cabelinho".
primeiramente, vc tem que retirar o bura do lugar, para isso,
feche o registro de combustivel, solte a mangueira de entrada
de combustivel, ponha um recipiente embaixo da moto (e das
mangueiras) e abra o parafuso de drenagem.
A gasolina da cuba descerá.
1 - desenrosque esta peça, é a outra ponta do cabo do afogador,
cuidado para nao quebra-la, pois é fragil.
(nesta foto, a peça ja tinha sido trocada por uma de metal)
2 - entrada de gasolina. só desconecte esta mangueira,
APÓS ter fechado o registro do tanque (posição off)
retire as carenagens, o banco e o tanque, mova para a frente a haste
que segura a carenagem frontal, da lateral direita.
solte os cabos do acelerador e afrouxe as abraçadeiras que seguram o bura.
1 - a haste que deve ser movida para frente, é a que recebe o parafuso destacado.
2 - parafuso da abraçadeira do duto de ar.
3 - parafuso da abraçadeira do coletor.
com cuidado para nao danificar, pressione o duto da
caixa de ar para desencaixa-lo do carburador.
com o duto ainda pressionado, puxe o carburador aos poucos,
para ele se soltar do coletor, que o une ao motor.
pronto! o carbura está solto na sua mão.
muito cuidado com os parafusos que fecham a cuba e a tampa do carbura,
geralmente eles ficam agarrados e espanam a cabeça com facilidade.
desmontar o carbura é fácil, as duvidas sempre são:
saber onde vão as peças depois de limpas.
desmontando a tampa:
retire os 4 parafusos. (marque a posição das presilhas dos cabos de borracha)
agora vc tem na mao, a mola e o pistonete.
para retirar a agulha, basta torcer de leve o parafuso de plastico no fundo do pistonete
desmontando a cuba:
remova os 4 parafusos
o eixo da boia sai fácil, um alfinete qualquer ja basta para empurra-lo.
cuidado com o estilete, para ele nao se danificar, caindo no chão.
agora vc tem acesso aos giclês, tão comentados em outros tópicos
retirando o de alta e o de baixa
e o pulverizador
agora, o parafuso da mistura
limpe bem todas as peças com um pincel e gasolina limpa,
use jato de ar comprimido em todos os orificios do carburador.
evite jogar óleo dentro do carburador, ele trabalha melhor a seco.
hora da montagem:
o processo de montagem é o inverso da desmontagem, portanto,
vamos abordar só as dicas que facilitam o trabalho, lembrando que
tudo deve se encaixar harmoniosamente e sem necessidade de esforços.
repare na orelha da borracha do pistonete, nao tem como monta-la
errado sem destruí-la (a tampa tb tem uma orelha correspondente).
coloque o estilete na boia, antes de colocar a boia no lugar
o manual manda deixar o parafuso da mistura em 1 volta e 3/4, para
isso, aperte-o até encostar na sede, mas nao o force, entao desaperte o que manda o manual.
o carburador entra do jeito que saiu, pressionando o duto da caixa de ar.
antes de recolocar o tanque, volte a haste que segura a carenagem à posição original.
não esqueça de recolocar o cabo do afogador.
daí pra frente, o resto é moleza.
Qualquer detalhe omitido, por favor, avisem!
depois, é só seguir o tutorial de regulagem da mistura Link