Tutorial de limpeza do carburador - Versão para Impressão +- Sahara Maniacos (http://www.saharamaniacos.com.br/forumn) +-- Fórum: MECÂNICA - Honda NX350 Sahara (http://www.saharamaniacos.com.br/forumn/forumdisplay.php?fid=9) +--- Fórum: Filtro, carburação e suspensão (http://www.saharamaniacos.com.br/forumn/forumdisplay.php?fid=35) +--- Tópico: Tutorial de limpeza do carburador (/showthread.php?tid=1114) |
Tutorial de limpeza do carburador - O Indomado - 20-09-2007 Enfim, saiu, o tutorial saharamaniaco de manutenção do carburador. Fotos: Dotô dusdenti Douglas Texto: Dotô dusPC Adrian Mãos: Dotô dusdenti Douglas Pernas: Dotô dusPC Adrian recomenda-se que se tenha à mão o kit de reparo da siverst, se vc desconfia que o carburador está com peças gastas. motos com consumo alto, geralmente deixam de ser beberronas após essa limpeza, ainda mais, se o kit for trocado... evite usar esponja de aço (bombril), pois sempre fica um "cabelinho". primeiramente, vc tem que retirar o bura do lugar, para isso, feche o registro de combustivel, solte a mangueira de entrada de combustivel, ponha um recipiente embaixo da moto (e das mangueiras) e abra o parafuso de drenagem. A gasolina da cuba descerá. 1 - desenrosque esta peça, é a outra ponta do cabo do afogador, cuidado para nao quebra-la, pois é fragil. (nesta foto, a peça ja tinha sido trocada por uma de metal) 2 - entrada de gasolina. só desconecte esta mangueira, APÓS ter fechado o registro do tanque (posição off) retire as carenagens, o banco e o tanque, mova para a frente a haste que segura a carenagem frontal, da lateral direita. solte os cabos do acelerador e afrouxe as abraçadeiras que seguram o bura. 1 - a haste que deve ser movida para frente, é a que recebe o parafuso destacado. 2 - parafuso da abraçadeira do duto de ar. 3 - parafuso da abraçadeira do coletor. com cuidado para nao danificar, pressione o duto da caixa de ar para desencaixa-lo do carburador. com o duto ainda pressionado, puxe o carburador aos poucos, para ele se soltar do coletor, que o une ao motor. pronto! o carbura está solto na sua mão. muito cuidado com os parafusos que fecham a cuba e a tampa do carbura, geralmente eles ficam agarrados e espanam a cabeça com facilidade. desmontar o carbura é fácil, as duvidas sempre são: saber onde vão as peças depois de limpas. desmontando a tampa: retire os 4 parafusos. (marque a posição das presilhas dos cabos de borracha) agora vc tem na mao, a mola e o pistonete. para retirar a agulha, basta torcer de leve o parafuso de plastico no fundo do pistonete desmontando a cuba: remova os 4 parafusos o eixo da boia sai fácil, um alfinete qualquer ja basta para empurra-lo. cuidado com o estilete, para ele nao se danificar, caindo no chão. agora vc tem acesso aos giclês, tão comentados em outros tópicos retirando o de alta e o de baixa e o pulverizador agora, o parafuso da mistura limpe bem todas as peças com um pincel e gasolina limpa, use jato de ar comprimido em todos os orificios do carburador. evite jogar óleo dentro do carburador, ele trabalha melhor a seco. hora da montagem: o processo de montagem é o inverso da desmontagem, portanto, vamos abordar só as dicas que facilitam o trabalho, lembrando que tudo deve se encaixar harmoniosamente e sem necessidade de esforços. repare na orelha da borracha do pistonete, nao tem como monta-la errado sem destruí-la (a tampa tb tem uma orelha correspondente). coloque o estilete na boia, antes de colocar a boia no lugar o manual manda deixar o parafuso da mistura em 1 volta e 3/4, para isso, aperte-o até encostar na sede, mas nao o force, entao desaperte o que manda o manual. o carburador entra do jeito que saiu, pressionando o duto da caixa de ar. antes de recolocar o tanque, volte a haste que segura a carenagem à posição original. não esqueça de recolocar o cabo do afogador. daí pra frente, o resto é moleza. Qualquer detalhe omitido, por favor, avisem! depois, é só seguir o tutorial de regulagem da mistura Link Carbura - oswaldo junior - 20-09-2007 Olá Pessoal, Se a moto estiver consumindo excessivamente o combustivel, um dos motivos PODE ser a Válvula Agulha (Neddle valve, conforme o skecth) para saber se agulha está gasta é simples, a ponta da agulha é de Vintom (borracha) se ela estiver marcada em volta, ou seja, como se fosse um anel, então ela não está vedando como deveria, é por aí que se passa o combústivel que a agulha deveria vedar. Sugiro que seja trocada, não creio que se ache outra com ponta de Vintom, ou se encontrar dúvido que seja da mesma qualidade (mesmo fabricante). Por isso o melhor é optar por uma que seja inteira de aço inox. Não sei, mas talvez eu ainda tenha alguma dessas agulhas por aqui, tenho de checar. Abraços, Oswaldo-Vinhedo - clevison - 20-09-2007 Cruzes, é facinho assim, beleza , podem trazer as suas motocas aqui que o clevison vai fazer um precinho bem camarada para abrir os seus carburas e botar em pratica tudo o que ele aprender aqui,heheheheheh :twisted: :twisted: Re: Carbura - O Indomado - 20-09-2007 oswaldo junior Escreveu:Olá Pessoal, só uma retificaçãozinha... a AGULHA fica no pistonete, já o ESTILETE, fica na boia... o ESTILETE é quem tem a ponta emborrachada (original). mas valeu pela informação adicional - Marião - 21-09-2007 Indomado... parabéns... belo Tuto... melhor do que imaginava!!! Esse final de semana é mão no Bura... Valeu irmão... - João Carlos - 21-09-2007 Parabéns pelo tuto, Indomado! Com certeza vai ajudar muita gente. - DALTON - 21-09-2007 Muito bom Indomado,, parabéns,,, Depois dessa,, vou encarar a limpreza.. Só uma curiosidade, porque reparo siverst? Eu tenho procurado o reparo aqui em Brasilia e é a maior dificulidade.. - Martinez - 21-09-2007 Além da limpeza, podia aproveitar e dar dicas de regulagem. Por exemplo, a minha está gastona, voltou a fazer 19 ou até menos está meio ruizinha de lenta. Parafuso do ar? - RED - 21-09-2007 Muito bem! Parabéns Sr. Des-Enrolado, finalmente "nasceu a criança" ! Explica esta história de latinha de cerveja, lá do outro tópico. Confesso que "numtindi" Onde é que vai esse treko, na admissão de ar do carburador da sahara? (aí vai ser uma Sahara Flex?) O Indomado Escreveu:e por falar em vácuo... - Brant Lott - 21-09-2007 Dear Red Honda (uma vez que a moda é falar "ingrês"), Dá uma olhadinha no tópico: <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.saharamaniacos.com.br/phpBB2/viewtopic.php?t=995&start=30">http://www.saharamaniacos.com.br/phpBB2 ... 5&start=30</a><!-- m --> Funciona mesmo, o Indomado está certo... Mas só vale a pena em motores turbo e/ou injetados... Mas nada impede também que se coloque nas nossas meninas... Abraço, irmão! |