Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Aventura Nelson: Pouso Alegre ao Amazonas
Tudo bem Nelsão!
Parabéns pela retomada da empreitada.
Sobre malária e outros probleminhas posso falar um pouquinho....pois já morei na região e convivi com estes problemas.
Vacina ainda não tem. Um bom repelente e evitar margens de igarapés e rios ao amanhecer e ao entardecer quando o mosquito Anopheles está mais ativo, ajudam muito na prevenção da malária.
Existem outros problemas que as pessoas não falam muito.
Apesar do calor, usar roupas de mangas compridas, deixando o corpo menos exposto possível. Existem áreas endêmicas para leishmaniose, doença transmitida pelo mosquito phebotumos, que pode trazer sérios problemas após a viagem.
Pequenas feridas que não cicatrizam, que aumentam de tamanho e com insensibilidade na área devem ser observadas e tratadas por pessoas que estão acostumadas com o diagnóstico de doenças tropicais.
Isso vale para qualquer sintoma anormal após a viagem.
O pessoal de saúde do sudeste não esta acostumado a diagnosticar estes tipos de problemas (malária, leishmaniose, etc). Perdi um grande amigo, pois o teimoso decidiu sair de Marabá e tratar uma malária no Rio de Janeiro, apesar das recomendações.
Não vá pelos moradores da região, para a maioria malária e a "Leish" é que nem gripe, contam pelo número de recaídas ou tratamentos.
Não sei como estão programando os pernoites, mas um mosquiteiro para dormir também ajuda bastante e pode ser a diferença entre uma boa noite de sono e uma longa, longa noite....rsrsrs.
Usar redes ao invés de barracas, te afastam da umidade e principalmente do chão, evitando visitas indesejadas. Evitar descansar diretamente no chão úmido.
Em qualquer parada, bater a roupa antes de vestir. Alguns tipos de insetos (e escorpiões) ficam em cascas de árvores e outros lugares "acolhedores".
Outro medida simples que evita problemas com aranhas, principalmente caranguejeiras (e como bom mineiro do interior deve estar acostumado), bater os calçados antes de colocá-los. Um costume que adotávamos ao tirar os coturnos, era cobrir as bocas da bota ou coturno com as próprias meias, deixando-os em local mais alto (longe do chão).
Da mesma forma, proceder com bolsas e malas, sempre bem fechadas após serem utilizadas. Observando onde coloca a mão ao serem abertas. Isso vale mesmo para casas e hotéis.
Regras de ouro que me ajudaram muito nos dois anos que morei e andei (muito) pela região.
Os amigos que as desrespeitaram pagaram um preço alto.
Aprendi muito em minha estada e andanças pela região. É um lugar maravilhoso, desde que observados alguns cuidados.
Minha intenção não é desestimular o amigo, mas alerta-lo para certos detalhes que contribuirão para que a viagem seja um sucesso.

Grande abraço

Bira
[Imagem: Banner_Sahara_b_Bira_02.jpg]
S.A.H.A.R.A
[S]aber a direção;
[A]ndar no caminho certo;
[H]onrar aqueles que te acompanham;
[A]judar aqueles que te seguem;
[R]espeitar a todos, sem exceção;
[A]mizade acima de tudo
.
Responder

Mensagens neste Tópico

Pular para Fórum:

Usuários visualizando este tópico: 23 Visitante(s)