24-01-2007, 08:12 AM
Hauhuauahuhauha...
Fuzaro - não critico a sua dúvida, pelo contrário, ela é muito pertinente. Mas o título deveria ir pro "pérolas"!!!
Eu também ia responder "prego deixa o pneu vazio"... Mas é vero: no surf também chamamos de "prego" aquele cara que não domina o esporte. Aquele cara é o "maior pregão, só dropa vaca".
Voltando ao pneu reto - ou quadrado, como o povo chama aqui na minha região - não existe muita escapatória pra que isso aconteça. Os pneus para veículos de 4 rodas, por exemplo, já tem um perfil achatado; isso porque esses veículos não "deitam" nas curvas. Os pnus para motocicleta tem o perfil arredondado para facilitar as curvas.
Como já foi dito anteriormente, rodamos, logicamente, muito mais tempo em retas do que em curvas, e o pneu tende a gastar mais na parte central do perfil, causando o achatamento do desenho. Quanto mais mole for a borracha, mais abrasivo e mais quente for o piso, mais esportiva for a pilotagem, mais "nervosinho" for o piloto, mais rápido isso acontecerá.
Outros fatores: qualidade do pneu, escolha correta do mesmo (street para estrada, trail para terra/lama), calibragem.
Resumindo, não é só "prego" que deixa o pneu "reto" não - tem muito piloto que detona o pneu bem mais.
Fuzaro - não critico a sua dúvida, pelo contrário, ela é muito pertinente. Mas o título deveria ir pro "pérolas"!!!
Eu também ia responder "prego deixa o pneu vazio"... Mas é vero: no surf também chamamos de "prego" aquele cara que não domina o esporte. Aquele cara é o "maior pregão, só dropa vaca".
Voltando ao pneu reto - ou quadrado, como o povo chama aqui na minha região - não existe muita escapatória pra que isso aconteça. Os pneus para veículos de 4 rodas, por exemplo, já tem um perfil achatado; isso porque esses veículos não "deitam" nas curvas. Os pnus para motocicleta tem o perfil arredondado para facilitar as curvas.
Como já foi dito anteriormente, rodamos, logicamente, muito mais tempo em retas do que em curvas, e o pneu tende a gastar mais na parte central do perfil, causando o achatamento do desenho. Quanto mais mole for a borracha, mais abrasivo e mais quente for o piso, mais esportiva for a pilotagem, mais "nervosinho" for o piloto, mais rápido isso acontecerá.
Outros fatores: qualidade do pneu, escolha correta do mesmo (street para estrada, trail para terra/lama), calibragem.
Resumindo, não é só "prego" que deixa o pneu "reto" não - tem muito piloto que detona o pneu bem mais.