É verdade que prego deixa o pneu reto ? - Versão para Impressão +- Sahara Maniacos (http://www.saharamaniacos.com.br/forumn) +-- Fórum: MECÂNICA - Honda NX350 Sahara (http://www.saharamaniacos.com.br/forumn/forumdisplay.php?fid=9) +--- Fórum: Pneus (http://www.saharamaniacos.com.br/forumn/forumdisplay.php?fid=29) +--- Tópico: É verdade que prego deixa o pneu reto ? (/showthread.php?tid=485) |
É verdade que prego deixa o pneu reto ? - fuzaro - 22-01-2007 Caros Amigos, Recentemente comprei a minha Possante e logo em seguida mandei para uma revisão. Na geral que foi feita pelo mecânico houve a troca de alguns itens tipo fluído, óleo, regulagens e etc.... Uma coisa que me chamou a atenção foi os pneus, o da frente está novo (Michelin/SIRAC) agora o traseiro (Rinaldi/Rallye) apresenta um desgaste bem acentuado, mas, o curioso é que o gasto é na banda de rodagem e é reto e as laterais estão quase sem desgaste. :?: Consultei o mecânico novamente e ele me disse que tem gente que só anda com a moto em pé. É possível isto ? Ou será que colocaram um pneu usado de alguém que fica fazendo malabarismo tipo queimando pneu e fazendo zerinho ? Me ajudem a esclerecer. ???? - calves - 23-01-2007 HEhehehe Fuzaro... confesso que quando li o título do tópico, pensei outra coisa... hehehe Eu iria responder... Prego deixa o pneu vazio!!! hehehe Veja bem Fuzaro... a maior parte do tempo que andamos com a moto, andamos com ela em pé... fazemos bem menos curvas do que andamos com ela em linha reta. Pode ser que o antigo dono deixava o pneu muito cheio, logo, a superfície de contato com o solo diminuia... e era essa que gastava mesmo... Acho que é isso! Abraços e boa sorte com a motoca! Pneus - Jotace (IN MEMORIAN) - 23-01-2007 Fala aí Fuzaro, Realmente, o título da página é bem curioso. Lógico que não entendi nada. As observações acima esclarecem o resultado: pneus cheios, não deitar nas curvas... Tem um outro fator, a qualidade da borracha do Rinaldão, que apresenta um desgaste maior. Não deve ter dado tempo do ex-proprietário deitar nas curvas... Já o dianteiro, um Sirac, deve ser outro departamento. Bem, agora já sei que prego pode ser sinônimo de piloto. - Henrique Lemos - 23-01-2007 Amigo Fuzaro ,como já te disseram a qualidade da borracha dos baratos rinaldi não é das melhores , o pneu trazeiro gasta muito mais rápido que o dianteiro e como disse o Calves nós andamos muito mais com a moto em pé do que deitada (curvas) , mas a calibragem tem influência direta nisso . Não descartamos a possibilidade do antigo dono ser um "Prego" que gostava de se exibir com manobras do tipo "borrachão" . Boa sorte. - iacimar - 24-01-2007 A resposta est'a no local de origem:Bras'ilia,cheia de longas retas,estrada para An'apolis e Goiania idem.O piloto nao tem chance de deitar a moto em curvas se nao as hah. Quen anda so em cidade tambem costuma ter esse problema. - Douglas Torres - 24-01-2007 iacimar Escreveu: Eu faço o seguinte... Como eu uso a minha moto mais tempo na cidade do que na estrada. Faço nas serras abusando um pouco e deitando um pouco mais a moto para diminuir o efeito do desgaste no centro. Não reduz muito. mas pelo menos mantém a interface desgaste/pneu sem desgaste mais arredondada e não Quadrada, como dizem. o que prejudica as curvas na moto... Abração - Country Biker - 24-01-2007 Hauhuauahuhauha... Fuzaro - não critico a sua dúvida, pelo contrário, ela é muito pertinente. Mas o título deveria ir pro "pérolas"!!! Eu também ia responder "prego deixa o pneu vazio"... Mas é vero: no surf também chamamos de "prego" aquele cara que não domina o esporte. Aquele cara é o "maior pregão, só dropa vaca". Voltando ao pneu reto - ou quadrado, como o povo chama aqui na minha região - não existe muita escapatória pra que isso aconteça. Os pneus para veículos de 4 rodas, por exemplo, já tem um perfil achatado; isso porque esses veículos não "deitam" nas curvas. Os pnus para motocicleta tem o perfil arredondado para facilitar as curvas. Como já foi dito anteriormente, rodamos, logicamente, muito mais tempo em retas do que em curvas, e o pneu tende a gastar mais na parte central do perfil, causando o achatamento do desenho. Quanto mais mole for a borracha, mais abrasivo e mais quente for o piso, mais esportiva for a pilotagem, mais "nervosinho" for o piloto, mais rápido isso acontecerá. Outros fatores: qualidade do pneu, escolha correta do mesmo (street para estrada, trail para terra/lama), calibragem. Resumindo, não é só "prego" que deixa o pneu "reto" não - tem muito piloto que detona o pneu bem mais. - fuzaro - 24-01-2007 Caro Country Biker Citação:Mas é vero: no surf também chamamos de "prego" aquele cara que não domina o esporte. Aquele cara é o "maior pregão, só dropa vaca" Realmente, foi com esta semântica que utilizei o "prego" pois a explicação do mecânico me levou a pensar assim. Alias, estou em Brasília, mas, minha praia sempre foi aí. A minha família sempre teve casa em Peruíbe, pelo que li, a sua também. Frequentei muito Santos, o "litoral" e o Guarú. Agradeço a todos pois as explicações foram bem esclarecedoras. T+ |