09-04-2009, 12:32 AM
Piske muito boa essa sua iniciativa.
Mas tenho que fazer algumas considerações:
O desgaste ocorre devido ao acionamento dos cabos juntamente com a mola porque o carburador possui um pequena inclinação.
A borboleta começa a desgastar porque já existi uma folga no cabura onde recebe o eixo da borboleta pois o eixo é de aço e a parte onde entra no carbura é de aluminio
Também ocorreu um desgaste nas arruelas da presilhas do eixo, aquelas de plástico e tecnil.
Se vc tiver trocado somente a borboleta o problema irá aparece daqui ha alguns anos.
Para vc verificar se seu eixo tem a pequena folga basta ligar a moto deixar em marcha lente e precionar para dentro a parte do eixo onde os cabos ficam, se haver modificação na aceleração vc já sabe.
A Solução?
Já perdi dois carburas nessa bricadeira mas acho que dessa fez consegui.
Finalmente depois de várias tentativa de resolver esse problema de erro de projeto, ai vai uma explicação.
Para eliminar o desgaste do eixo os dois metais ( eixo e corpo do carbura) devem ter a mesma resistência, porém terá que haver uma pequena lubrificação entre eles para que não haja o tal do desgaste, essa lubrificação não poderá passa para área interna do carbura, pois irá alterar a mistura, solução foi colocar dois rolamentos zz (dupla blindagem) em cada estremidade do eixo. O difícil foi acha-los; eu até tinha desistido do projeto quando vi no fundo da gaveta uma caixa satélite (caixa diferencial) de uma carrinho a combustível daquelas coleções de banca de revista, tinha dois rolamentos perfeitos para colocar. Grande sorte!
Abaixo segue fotos a adaptação que irei fazer em breve!
Os rolamentos.
![[Imagem: DSC02079.jpg]](http://i480.photobucket.com/albums/rr163/moitex/DSC02079.jpg)
Comparação entre a área interna e externa do rolamento com o cabura.
![[Imagem: DSC02075.jpg]](http://i480.photobucket.com/albums/rr163/moitex/DSC02075.jpg)
Comparação entre o rolamento e a parede do carbura.
![[Imagem: DSC02076.jpg]](http://i480.photobucket.com/albums/rr163/moitex/DSC02076.jpg)
Adequação do interno do rolamento com o eixo.
![[Imagem: DSC02077.jpg]](http://i480.photobucket.com/albums/rr163/moitex/DSC02077.jpg)
Mas tenho que fazer algumas considerações:
O desgaste ocorre devido ao acionamento dos cabos juntamente com a mola porque o carburador possui um pequena inclinação.
A borboleta começa a desgastar porque já existi uma folga no cabura onde recebe o eixo da borboleta pois o eixo é de aço e a parte onde entra no carbura é de aluminio
Também ocorreu um desgaste nas arruelas da presilhas do eixo, aquelas de plástico e tecnil.
Se vc tiver trocado somente a borboleta o problema irá aparece daqui ha alguns anos.
Para vc verificar se seu eixo tem a pequena folga basta ligar a moto deixar em marcha lente e precionar para dentro a parte do eixo onde os cabos ficam, se haver modificação na aceleração vc já sabe.
A Solução?
Já perdi dois carburas nessa bricadeira mas acho que dessa fez consegui.
Finalmente depois de várias tentativa de resolver esse problema de erro de projeto, ai vai uma explicação.
Para eliminar o desgaste do eixo os dois metais ( eixo e corpo do carbura) devem ter a mesma resistência, porém terá que haver uma pequena lubrificação entre eles para que não haja o tal do desgaste, essa lubrificação não poderá passa para área interna do carbura, pois irá alterar a mistura, solução foi colocar dois rolamentos zz (dupla blindagem) em cada estremidade do eixo. O difícil foi acha-los; eu até tinha desistido do projeto quando vi no fundo da gaveta uma caixa satélite (caixa diferencial) de uma carrinho a combustível daquelas coleções de banca de revista, tinha dois rolamentos perfeitos para colocar. Grande sorte!
Abaixo segue fotos a adaptação que irei fazer em breve!
Os rolamentos.
![[Imagem: DSC02079.jpg]](http://i480.photobucket.com/albums/rr163/moitex/DSC02079.jpg)
Comparação entre a área interna e externa do rolamento com o cabura.
![[Imagem: DSC02075.jpg]](http://i480.photobucket.com/albums/rr163/moitex/DSC02075.jpg)
Comparação entre o rolamento e a parede do carbura.
![[Imagem: DSC02076.jpg]](http://i480.photobucket.com/albums/rr163/moitex/DSC02076.jpg)
Adequação do interno do rolamento com o eixo.
![[Imagem: DSC02077.jpg]](http://i480.photobucket.com/albums/rr163/moitex/DSC02077.jpg)
Piske Escreveu:Red_Honda Escreveu:Valeu aí Cavaleiro_de_Sombrio... andas sumido!
Piske, obrigado por detalhar e mostrar as fotos...
Herr Piske faz, Herr Piske mostra!![]()
Ei, será que não é possível fazer essa peça com um material mais resistente,
para durar mais tempo? Já que tem que mandar fazer a peça e tem
esse problema do desgaste...
RED
Já havia pensado nisso alemão..
O problema é que se a peça for de material MUITO resistente, vai gastar a
parede do carburador, o que fica BEEEMMM mais difícil de arrumar do que a peça em si....
Prá ter uma idéia, paguei a merreca de 20 pilas pro torneiro fazer a tal peça... :roll:
Ele inclusive me falou que o material usado tem essa finalidade:
Gastar antes de gastar a parede do Carburador!
Tudo pensado né......:roll:
psk