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Testando a qualidade da gasolina em casa...
#25
jotace Escreveu:Saharamaníacos:

Hoje, em consulta ao site <!-- w --><a class="postlink" href="http://www.moto.com.br">www.moto.com.br</a><!-- w -->, tive a atenção voltada pra uma notícia sobre GASOLINA BATIZADA, conforme abaixo:

Todo mundo, ao menos uma vez na vida, já ouviu a expressão “tome cuidado com estranhos”; típica numa conversa dos pais com os filhos pequenos. No cenário do motociclismo essa frase se enquadraria perfeitamente para destacar as dores de cabeça ocasionadas por uma gasolina adulterada, a famosa batizada.
Oriunda da mistura de substâncias estranhas à composição básica do combustível, a “fórmula santa” traz uma série de empecilhos aos equipamentos de duas rodas, como queda de rendimento e falhas no funcionamento do motor. “A moto simplesmente fica sem poder de aceleração”, afirma Geraldo Lima, mecânico de Jean Azevedo, o principal representante brasileiro entre as motos do Rally Dakar.
A gasolina deve obedecer a padrões mínimos de qualidade estabelecidos pela ANP (Agência Nacional do Petróleo). Um deles diz respeito à porcentagem de álcool a ser adicionada, de até 25%. “O que muitos postos de combustível fazem é ultrapassar esse limite imposto, formando assim um dos tipos de gasolina batizada existentes”, destaca Geraldo.
“Para a motocicleta, a reação dessa mistura ilegal não é das melhores, pois ela não foi construída para funcionar com esse combustível impróprio. Daí surgem os problemas nos componentes internos do motor, principalmente juntas, retentores e componentes feitos de borracha”.
Os carburadores de pistão a vácuo, instalados em diversos modelos e marcas de motos, também são vítimas da gasolina adulterada. “A queima do líquido propulsor cria resíduos que aderem às sedes das válvulas de admissão e à parede da câmara de combustão. Isso causa um desgaste prematuro dos componentes internos do motor e carburador, chegando até a colar os pistões”, alerta o mecânico.
“Outras conseqüências geradas por uma gasolina de baixa qualidade são a instabilidade da marcha lenta, aumento no consumo, engasgo do propulsor, batida de pinos, travamento das válvulas por conta da carbonização, danos à bomba de combustível, aumento de emissão de poluentes; enfim, inúmeras coisas chatas para a moto e para o motociclista”.
Como se não bastasse o dissabor em ter a máquina com fraco desempenho, o consumidor ainda enfrenta a punhalada no bolso, na hora de fazer os reparos. “Uma moto de 125cc em estado crítico, graças ao ‘batismo’, chega a gastar 200 reais de manutenção. Numa esportiva a situação é bem pior, com um prejuízo que pode chegar aos dois mil reais facilmente”, aponta Geraldo.
Por tais motivos se faz necessária a utilização de um combustível de qualidade, preferencialmente em postos de confiança. “Eu recomendo o uso de gasolina aditivada, por ser de maior qualidade e mais difícil de ser adulterada”, diz um dos braços direitos de Jean Azevedo nas competições off-road.
“Diria até mais: é bom usar a Podium, dos postos Petrobras. Não estou fazendo propaganda. O fato é que esse combustível é muito bom, ideal para quem busca a manutenção do bom desempenho da moto”.
Para aqueles que optarem pela troca de marca da gasolina, Geraldo aconselha a não fazer a mudança de maneira imediata. “Deve ser uma operação gradual, pois os aditivos podem causar impactos no motor. Comece com 30% de gasosa nova e 70% da habitual; aos poucos passe para 50% a 50%, até finalmente alcançar o 100% de outra fornecedora”, completa.
Façamos uso, portanto, do velho e conhecido — neste caso, adaptado — dizer: Tome cuidado com os combustíveis estranhos! As motos certamente agradecem.

Fonte:
Equipe MOTO.com.br
pastor_edu Escreveu:AQUI NA MINHA CIDADE (20.000 Hab) TEMOS 3 POSTOS. DOIS POSTOS TEM GASOLINA BATIZADA E UM ESTÁ SOB SUSPEITA.
NOS ULTIMOS MESES A QUANTIDADE DE MOTOS FALHANDO CHEGANDO NAS OFICINAS TEM SIDO CRESCENTE E O MECANICO Ó PRIMEIRO QUE FAZ É TIRAR A GASOLINA DO TANQUE E PIMBA!!! GASOLINA BATIZADA.
ESTOU MANDANDO ESTA FOTO E OS DADOS PARA UMA REPORTER AMIGA MINHA, DA GLOBO LOCAL. ESPERO QUE FAÇAM UMA REPORTAGEM INVESTIGATIVA.
AGORA, EU PERGUNTO, SE A METADE FICA ASSIM NO TANQUE TAMBEM? QUAL COMPOSTO VAI PRIMEIRO NO CARBURA? O SOLVENTE?
[Imagem: Batizada.jpg]
guifarma Escreveu:Parabéns JC por mais esta nota de utilidade pública. Mas o negócio é o seguinte, como escolher um posto de gasolina em que possamos confiar. Dizem que os donos batizam a gasolina no tanque e etc.
Outra coisa, existe um aditivo para gasolina da AC DELCO que é para colocar a cada 4 tanques cheios. è indicado pela GM e eu sempre coloquei no meu carro. Detalhe nunca precisei de limpeza de bico injetor em 4 anos com ele. Que o aditivo é bom para carro a gasolina isso ele é!
Será que vale a pena testar na moto.
Alguém já testou?
Gde abraço.
O Indomado Escreveu:realmente, gasolina batizada é um prob sério...

e como ultimamente, a diferença entre a comum e a aditivada tem sido pequena, optem pelas aditivadas, por favor, elas são mais limpas (cristalinas) e possuem detergentes que manteem seu motor limpo (ou não o sujam, como preferirem)

para postos suspeitos (em viagens, por ex. onde não se arrisca de tanque vazio...) use aditivo para gasolina da bardahl (R$ 4,50 em media), especifico para motos, ele vem em frascos de 40 ml, basta despejar o frasco todo no tanque vazio, e entao abastecer. ou, usa o max top, ou o max power, mas, dosando 40 ml para cada abastecimento, já que eles são para tanques de carros (200 ml)

falei? Wink
Junior Rizzi Escreveu:Estou abastecendo com PODIUM nos ultimos 3 meses .. senti uma diferença enorme no comportamento da maquina .. está muito arisca !

Abraços

Junior Rizzi
Felipe Bento Escreveu:Realmente a PODIUM é uma ótima gasolina, a moto fica bem mais forte porém, são 2,99 por litro. Eu uso a SUPRA que é muito boa também e mais barata.

E em relação a foto, isso deve fazer um mal danado pra moto Sad

Existe alguma coisa que comprove realmente que a gasolina está perfeita, algum tipo de fiscalização que passe por ali e registre algum carimbo algo assim, ou uma placa comprovando que ela foi devidamente testada e aprovada!?!?!
pato_donald_vini Escreveu:Grande Jhotassê!!!

Quanto a isso de gasolina batizada, eu admito que me deixo levar pelas aparências, se vou abastecer num posto que não conheço, procuro o mais limpo, colorido e iluminado. Não sei se estou certo, mas pelo menos o posto me inspira confiança. E sempre que posso coloco nos Postos BR (também não sei se isso é um fator de confiança).

Eu também só coloco aditivada, mas acho que isso só tem valor psicológico mesmo, porque a diferença da comum pra aditivada aqui é mínima. Coisa de até 4 centavos. Isso não entra na minha cabeça, como essa mísera diferença de preço vai trazer lá aquelas vantangens que eles mostram nas propagandas. É como já disseram aqui mesmo uma vez, o cara deve usar 1 litro de aditivo pra zilhões de litros de gasolina. E, de fato, está aditivada.

E ainda tem aquela história, que o Indomado mesmo colocou aqui, hoje em dia tem até a aditivada e a super-aditivada, sendo que a aditivada é simplesmente a comum. Aí o cara vai lá, enche o tanque de aditivada e sai satisfeito, achando que tá dando um refresco pro motor... e quando vai vender, fala que só usava aditivada!

Pois é Jotão, Lisarb é Lisarb!

Eu já abasteci com Podium e não vi tanta diferença.
Pra mim esse negócio de gasolina aditivada a mesmo preço de comum,
gasolina com teclon, gasolina com o diabo é tudo conversa.
Todas são uma porcaria só e saem do mesmo buraco adulterado das distribuidoras.
Eu coloco aditivada com desencargo de consciência, mas devem
ser a mesma comunsona vendida 5 centavos mais cara.
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
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