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Tutorial de limpeza do carburador
#1
Enfim, saiu, o tutorial saharamaniaco de manutenção do carburador.

Fotos: Dotô dusdenti Douglas
Texto: Dotô dusPC Adrian
Mãos: Dotô dusdenti Douglas
Pernas: Dotô dusPC Adrian

recomenda-se que se tenha à mão o kit de reparo da siverst,
se vc desconfia que o carburador está com peças gastas.

motos com consumo alto, geralmente deixam de ser beberronas
após essa limpeza, ainda mais, se o kit for trocado...

evite usar esponja de aço (bombril), pois sempre fica um "cabelinho".

primeiramente, vc tem que retirar o bura do lugar, para isso,
feche o registro de combustivel, solte a mangueira de entrada
de combustivel, ponha um recipiente embaixo da moto (e das
mangueiras) e abra o parafuso de drenagem.
A gasolina da cuba descerá.
[Imagem: IMG_0218a.JPG]

[Imagem: IMG_0846aa.JPG]
1 - desenrosque esta peça, é a outra ponta do cabo do afogador,
cuidado para nao quebra-la, pois é fragil.
(nesta foto, a peça ja tinha sido trocada por uma de metal)
2 - entrada de gasolina. só desconecte esta mangueira,
APÓS ter fechado o registro do tanque (posição off)

retire as carenagens, o banco e o tanque, mova para a frente a haste
que segura a carenagem frontal, da lateral direita.

solte os cabos do acelerador e afrouxe as abraçadeiras que seguram o bura.

[Imagem: IMG_0845aa.JPG]
1 - a haste que deve ser movida para frente, é a que recebe o parafuso destacado.
2 - parafuso da abraçadeira do duto de ar.
3 - parafuso da abraçadeira do coletor.

com cuidado para nao danificar, pressione o duto da
caixa de ar para desencaixa-lo do carburador.

com o duto ainda pressionado, puxe o carburador aos poucos,
para ele se soltar do coletor, que o une ao motor.
pronto! o carbura está solto na sua mão.
[Imagem: DSC02843_640x480.jpg]

muito cuidado com os parafusos que fecham a cuba e a tampa do carbura,
geralmente eles ficam agarrados e espanam a cabeça com facilidade.

desmontar o carbura é fácil, as duvidas sempre são:
saber onde vão as peças depois de limpas.


desmontando a tampa:
retire os 4 parafusos. (marque a posição das presilhas dos cabos de borracha)
[Imagem: DSC02845_640x480.jpg]

agora vc tem na mao, a mola e o pistonete.
[Imagem: DSC02841_640x480.jpg]

para retirar a agulha, basta torcer de leve o parafuso de plastico no fundo do pistonete
[Imagem: DSC02830_640x480.jpg] [Imagem: DSC02832_640x480.jpg]
[Imagem: DSC02829_640x480.jpg] [Imagem: DSC02825_640x480.jpg]

desmontando a cuba:
remova os 4 parafusos
[Imagem: DSC02861_640x480.jpg] [Imagem: DSC02860_640x480.jpg]
[Imagem: DSC02859_640x480.jpg]

o eixo da boia sai fácil, um alfinete qualquer ja basta para empurra-lo.
[Imagem: DSC02858_640x480.jpg] [Imagem: DSC02857_640x480.jpg]

cuidado com o estilete, para ele nao se danificar, caindo no chão.
[Imagem: DSC02856_640x480.jpg] [Imagem: DSC02855_640x480.jpg]

agora vc tem acesso aos giclês, tão comentados em outros tópicos
[Imagem: DSC02853_640x480.jpg]

retirando o de alta e o de baixa
[Imagem: DSC02850_640x480.jpg] [Imagem: DSC02849_640x480.jpg]
[Imagem: DSC02852_640x480.jpg] [Imagem: DSC02834_640x480.jpg]

e o pulverizador
[Imagem: DSC02835_640x480.jpg]

agora, o parafuso da mistura
[Imagem: DSC02864_640x480.jpg] [Imagem: DSC02862_640x480.jpg]
[Imagem: DSC02863_640x480.jpg]

limpe bem todas as peças com um pincel e gasolina limpa,
use jato de ar comprimido em todos os orificios do carburador.
evite jogar óleo dentro do carburador, ele trabalha melhor a seco.

hora da montagem:
o processo de montagem é o inverso da desmontagem, portanto,
vamos abordar só as dicas que facilitam o trabalho, lembrando que
tudo deve se encaixar harmoniosamente e sem necessidade de esforços.

repare na orelha da borracha do pistonete, nao tem como monta-la
errado sem destruí-la (a tampa tb tem uma orelha correspondente).

coloque o estilete na boia, antes de colocar a boia no lugar

o manual manda deixar o parafuso da mistura em 1 volta e 3/4, para
isso, aperte-o até encostar na sede, mas nao o force, entao desaperte o que manda o manual.

o carburador entra do jeito que saiu, pressionando o duto da caixa de ar.

antes de recolocar o tanque, volte a haste que segura a carenagem à posição original.

não esqueça de recolocar o cabo do afogador.

daí pra frente, o resto é moleza.

Qualquer detalhe omitido, por favor, avisem!

depois, é só seguir o tutorial de regulagem da mistura Link
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