Caros Amigos,
Recentemente comprei a minha Possante e logo em seguida mandei para uma revisão. Na geral que foi feita pelo mecânico houve a troca de alguns itens tipo fluído, óleo, regulagens e etc....
Uma coisa que me chamou a atenção foi os pneus, o da frente está novo (Michelin/SIRAC) agora o traseiro (Rinaldi/Rallye) apresenta um desgaste bem acentuado, mas, o curioso é que o gasto é na banda de rodagem e é reto e as laterais estão quase sem desgaste. :?:
Consultei o mecânico novamente e ele me disse que tem gente que só anda com a moto em pé. É possível isto ? Ou será que colocaram um pneu usado de alguém que fica fazendo malabarismo tipo queimando pneu e fazendo zerinho ?
Me ajudem a esclerecer.
????
Postagens: 332
Tópicos: 22
Juntou-se: Dec 2006
Reputação:
0
HEhehehe
Fuzaro... confesso que quando li o título do tópico, pensei outra coisa... hehehe
Eu iria responder... Prego deixa o pneu vazio!!! hehehe
Veja bem Fuzaro... a maior parte do tempo que andamos com a moto, andamos com ela em pé... fazemos bem menos curvas do que andamos com ela em linha reta.
Pode ser que o antigo dono deixava o pneu muito cheio, logo, a superfície de contato com o solo diminuia... e era essa que gastava mesmo...
Acho que é isso!
Abraços e boa sorte com a motoca!
Calves
Claudio Alves
Tenerezinha preta
Sahara 94 - [Tiger] Vermelha e Branca - 4Ever
Postagens: 3,290
Tópicos: 58
Juntou-se: Feb 2006
Reputação:
6
Estado: RJ
Fala aí Fuzaro,
Realmente, o título da página é bem curioso. Lógico que não entendi nada.
As observações acima esclarecem o resultado: pneus cheios, não deitar nas curvas...
Tem um outro fator, a qualidade da borracha do Rinaldão, que apresenta um desgaste maior. Não deve ter dado tempo do ex-proprietário deitar nas curvas...
Já o dianteiro, um Sirac, deve ser outro departamento.
Bem, agora já sei que prego pode ser sinônimo de piloto.
63a - HD Sport Glide, 2019, vermelha.
A sua imagem no avatar facilita o reconhecimento.
E nomes impronunciáveis... Nem pensar. Queremos ser lembrados pelos amigos.
Postagens: 2,595
Tópicos: 40
Juntou-se: Sep 2006
Reputação:
7
Estado: Rio de Janeiro
Amigo Fuzaro ,como já te disseram a qualidade da borracha dos baratos rinaldi não é das melhores , o pneu trazeiro gasta muito mais rápido que o dianteiro e como disse o Calves nós andamos muito mais com a moto em pé do que deitada (curvas) , mas a calibragem tem influência direta nisso .
Não descartamos a possibilidade do antigo dono ser um "Prego" que gostava de se exibir com manobras do tipo "borrachão" . Boa sorte.
Postagens: 1,888
Tópicos: 17
Juntou-se: Mar 2006
Reputação:
0
Estado: Rio de Janeiro
A resposta est'a no local de origem:Bras'ilia,cheia de longas retas,estrada para An'apolis e Goiania idem.O piloto nao tem chance de deitar a moto em curvas se nao as hah.
Quen anda so em cidade tambem costuma ter esse problema.
Motociclismo é uma doença crônica,contagiosa e incurável!.
Douglas Torres
Unregistered
iacimar Escreveu:
A resposta est'a no local de origem:Bras'ilia,cheia de longas retas,estrada para An'apolis e Goiania idem.O piloto nao tem chance de deitar a moto em curvas se nao as hah.
Quen anda so em cidade tambem costuma ter esse problema.
Eu faço o seguinte...
Como eu uso a minha moto mais tempo na cidade do que na estrada. Faço nas serras abusando um pouco e deitando um pouco mais a moto para diminuir o efeito do desgaste no centro. Não reduz muito. mas pelo menos mantém a interface desgaste/pneu sem desgaste mais arredondada e não Quadrada, como dizem. o que prejudica as curvas na moto...
Abração
Country Biker
Unregistered
Hauhuauahuhauha...
Fuzaro - não critico a sua dúvida, pelo contrário, ela é muito pertinente. Mas o título deveria ir pro "pérolas"!!!
Eu também ia responder "prego deixa o pneu vazio"... Mas é vero: no surf também chamamos de "prego" aquele cara que não domina o esporte. Aquele cara é o "maior pregão, só dropa vaca".
Voltando ao pneu reto - ou quadrado, como o povo chama aqui na minha região - não existe muita escapatória pra que isso aconteça. Os pneus para veículos de 4 rodas, por exemplo, já tem um perfil achatado; isso porque esses veículos não "deitam" nas curvas. Os pnus para motocicleta tem o perfil arredondado para facilitar as curvas.
Como já foi dito anteriormente, rodamos, logicamente, muito mais tempo em retas do que em curvas, e o pneu tende a gastar mais na parte central do perfil, causando o achatamento do desenho. Quanto mais mole for a borracha, mais abrasivo e mais quente for o piso, mais esportiva for a pilotagem, mais "nervosinho" for o piloto, mais rápido isso acontecerá.
Outros fatores: qualidade do pneu, escolha correta do mesmo (street para estrada, trail para terra/lama), calibragem.
Resumindo, não é só "prego" que deixa o pneu "reto" não - tem muito piloto que detona o pneu bem mais.
Caro Country Biker
Citação:Mas é vero: no surf também chamamos de "prego" aquele cara que não domina o esporte. Aquele cara é o "maior pregão, só dropa vaca"
Realmente, foi com esta semântica que utilizei o "prego" pois a explicação do mecânico me levou a pensar assim.
Alias, estou em Brasília, mas, minha praia sempre foi aí. A minha família sempre teve casa em Peruíbe, pelo que li, a sua também. Frequentei muito Santos, o "litoral" e o Guarú.
Agradeço a todos pois as explicações foram bem esclarecedoras.
T+
|