20-09-2007, 08:37 PM
Enfim, saiu, o tutorial saharamaniaco de manutenção do carburador.
Fotos: Dotô dusdenti Douglas
Texto: Dotô dusPC Adrian
Mãos: Dotô dusdenti Douglas
Pernas: Dotô dusPC Adrian
recomenda-se que se tenha à mão o kit de reparo da siverst,
se vc desconfia que o carburador está com peças gastas.
motos com consumo alto, geralmente deixam de ser beberronas
após essa limpeza, ainda mais, se o kit for trocado...
evite usar esponja de aço (bombril), pois sempre fica um "cabelinho".
primeiramente, vc tem que retirar o bura do lugar, para isso,
feche o registro de combustivel, solte a mangueira de entrada
de combustivel, ponha um recipiente embaixo da moto (e das
mangueiras) e abra o parafuso de drenagem.
A gasolina da cuba descerá.
![[Imagem: IMG_0218a.JPG]](http://lh5.google.com.br/adrian.inp/RvBKSLFgNFI/AAAAAAAAAI0/jSmzWSliXhs/s288/IMG_0218a.JPG)
![[Imagem: IMG_0846aa.JPG]](http://lh3.google.com.br/adrian.inp/RvBAhrFgNDI/AAAAAAAAAIA/88c3QmcuimM/s288/IMG_0846aa.JPG)
1 - desenrosque esta peça, é a outra ponta do cabo do afogador,
cuidado para nao quebra-la, pois é fragil.
(nesta foto, a peça ja tinha sido trocada por uma de metal)
2 - entrada de gasolina. só desconecte esta mangueira,
APÓS ter fechado o registro do tanque (posição off)
retire as carenagens, o banco e o tanque, mova para a frente a haste
que segura a carenagem frontal, da lateral direita.
solte os cabos do acelerador e afrouxe as abraçadeiras que seguram o bura.
![[Imagem: IMG_0845aa.JPG]](http://lh5.google.com.br/adrian.inp/RvBAjLFgNEI/AAAAAAAAAII/nCc-ByEIRPI/s288/IMG_0845aa.JPG)
1 - a haste que deve ser movida para frente, é a que recebe o parafuso destacado.
2 - parafuso da abraçadeira do duto de ar.
3 - parafuso da abraçadeira do coletor.
com cuidado para nao danificar, pressione o duto da
caixa de ar para desencaixa-lo do carburador.
com o duto ainda pressionado, puxe o carburador aos poucos,
para ele se soltar do coletor, que o une ao motor.
pronto! o carbura está solto na sua mão.
![[Imagem: DSC02843_640x480.jpg]](http://lh5.google.com.br/adrian.inp/RvA3nLFgMsI/AAAAAAAAAEw/tCirFEtkGc4/s288/DSC02843_640x480.jpg)
muito cuidado com os parafusos que fecham a cuba e a tampa do carbura,
geralmente eles ficam agarrados e espanam a cabeça com facilidade.
desmontar o carbura é fácil, as duvidas sempre são:
saber onde vão as peças depois de limpas.
desmontando a tampa:
retire os 4 parafusos. (marque a posição das presilhas dos cabos de borracha)
![[Imagem: DSC02845_640x480.jpg]](http://lh6.google.com.br/adrian.inp/RvA3nbFgMtI/AAAAAAAAAE4/L69OHi8KMkc/s288/DSC02845_640x480.jpg)
agora vc tem na mao, a mola e o pistonete.
![[Imagem: DSC02841_640x480.jpg]](http://lh6.google.com.br/adrian.inp/RvA3mbFgMqI/AAAAAAAAAEg/ADdFSHaFeHU/s288/DSC02841_640x480.jpg)
para retirar a agulha, basta torcer de leve o parafuso de plastico no fundo do pistonete
![[Imagem: DSC02832_640x480.jpg]](http://lh4.google.com.br/adrian.inp/RvA3i7FgMhI/AAAAAAAAADY/l98ppJ0EuRM/s288/DSC02832_640x480.jpg)
![[Imagem: DSC02825_640x480.jpg]](http://lh3.google.com.br/adrian.inp/RvA3hrFgMdI/AAAAAAAAAC4/zkff2M3gpqM/s288/DSC02825_640x480.jpg)
desmontando a cuba:
remova os 4 parafusos
![[Imagem: DSC02860_640x480.jpg]](http://lh3.google.com.br/adrian.inp/RvA3trFgM7I/AAAAAAAAAGo/Fp-1vomc4vg/s288/DSC02860_640x480.jpg)
![[Imagem: DSC02859_640x480.jpg]](http://lh5.google.com.br/adrian.inp/RvA3tLFgM6I/AAAAAAAAAGg/_QKuiQ1cILk/s288/DSC02859_640x480.jpg)
o eixo da boia sai fácil, um alfinete qualquer ja basta para empurra-lo.
![[Imagem: DSC02857_640x480.jpg]](http://lh6.google.com.br/adrian.inp/RvA3sbFgM4I/AAAAAAAAAGQ/NEmbN3L14b4/s288/DSC02857_640x480.jpg)
cuidado com o estilete, para ele nao se danificar, caindo no chão.
![[Imagem: DSC02855_640x480.jpg]](http://lh3.google.com.br/adrian.inp/RvA3rrFgM2I/AAAAAAAAAGA/66ZbTwp9o_k/s288/DSC02855_640x480.jpg)
agora vc tem acesso aos giclês, tão comentados em outros tópicos
![[Imagem: DSC02853_640x480.jpg]](http://lh6.google.com.br/adrian.inp/RvA3qbFgM0I/AAAAAAAAAFw/FpeAZE4c2N0/s288/DSC02853_640x480.jpg)
retirando o de alta e o de baixa
![[Imagem: DSC02849_640x480.jpg]](http://lh5.google.com.br/adrian.inp/RvA3pLFgMxI/AAAAAAAAAFY/ZV_PufZyz88/s288/DSC02849_640x480.jpg)
![[Imagem: DSC02834_640x480.jpg]](http://lh4.google.com.br/adrian.inp/RvA3j7FgMjI/AAAAAAAAADo/QQUEF5R1o60/s288/DSC02834_640x480.jpg)
e o pulverizador
![[Imagem: DSC02835_640x480.jpg]](http://lh5.google.com.br/adrian.inp/RvA3kLFgMkI/AAAAAAAAADw/FMOUBAlnEqo/s288/DSC02835_640x480.jpg)
agora, o parafuso da mistura
![[Imagem: DSC02862_640x480.jpg]](http://lh6.google.com.br/adrian.inp/RvA3ubFgM9I/AAAAAAAAAG4/11BIIVgePNI/s288/DSC02862_640x480.jpg)
![[Imagem: DSC02863_640x480.jpg]](http://lh4.google.com.br/adrian.inp/RvA3u7FgM-I/AAAAAAAAAHA/lzcaRKd1pLc/s288/DSC02863_640x480.jpg)
limpe bem todas as peças com um pincel e gasolina limpa,
use jato de ar comprimido em todos os orificios do carburador.
evite jogar óleo dentro do carburador, ele trabalha melhor a seco.
hora da montagem:
o processo de montagem é o inverso da desmontagem, portanto,
vamos abordar só as dicas que facilitam o trabalho, lembrando que
tudo deve se encaixar harmoniosamente e sem necessidade de esforços.
repare na orelha da borracha do pistonete, nao tem como monta-la
errado sem destruí-la (a tampa tb tem uma orelha correspondente).
coloque o estilete na boia, antes de colocar a boia no lugar
o manual manda deixar o parafuso da mistura em 1 volta e 3/4, para
isso, aperte-o até encostar na sede, mas nao o force, entao desaperte o que manda o manual.
o carburador entra do jeito que saiu, pressionando o duto da caixa de ar.
antes de recolocar o tanque, volte a haste que segura a carenagem à posição original.
não esqueça de recolocar o cabo do afogador.
daí pra frente, o resto é moleza.
Qualquer detalhe omitido, por favor, avisem!
depois, é só seguir o tutorial de regulagem da mistura Link
Fotos: Dotô dusdenti Douglas
Texto: Dotô dusPC Adrian
Mãos: Dotô dusdenti Douglas
Pernas: Dotô dusPC Adrian
recomenda-se que se tenha à mão o kit de reparo da siverst,
se vc desconfia que o carburador está com peças gastas.
motos com consumo alto, geralmente deixam de ser beberronas
após essa limpeza, ainda mais, se o kit for trocado...
evite usar esponja de aço (bombril), pois sempre fica um "cabelinho".
primeiramente, vc tem que retirar o bura do lugar, para isso,
feche o registro de combustivel, solte a mangueira de entrada
de combustivel, ponha um recipiente embaixo da moto (e das
mangueiras) e abra o parafuso de drenagem.
A gasolina da cuba descerá.
1 - desenrosque esta peça, é a outra ponta do cabo do afogador,
cuidado para nao quebra-la, pois é fragil.
(nesta foto, a peça ja tinha sido trocada por uma de metal)
2 - entrada de gasolina. só desconecte esta mangueira,
APÓS ter fechado o registro do tanque (posição off)
retire as carenagens, o banco e o tanque, mova para a frente a haste
que segura a carenagem frontal, da lateral direita.
solte os cabos do acelerador e afrouxe as abraçadeiras que seguram o bura.
1 - a haste que deve ser movida para frente, é a que recebe o parafuso destacado.
2 - parafuso da abraçadeira do duto de ar.
3 - parafuso da abraçadeira do coletor.
com cuidado para nao danificar, pressione o duto da
caixa de ar para desencaixa-lo do carburador.
com o duto ainda pressionado, puxe o carburador aos poucos,
para ele se soltar do coletor, que o une ao motor.
pronto! o carbura está solto na sua mão.
![[Imagem: DSC02843_640x480.jpg]](http://lh5.google.com.br/adrian.inp/RvA3nLFgMsI/AAAAAAAAAEw/tCirFEtkGc4/s288/DSC02843_640x480.jpg)
muito cuidado com os parafusos que fecham a cuba e a tampa do carbura,
geralmente eles ficam agarrados e espanam a cabeça com facilidade.
desmontar o carbura é fácil, as duvidas sempre são:
saber onde vão as peças depois de limpas.
desmontando a tampa:
retire os 4 parafusos. (marque a posição das presilhas dos cabos de borracha)
![[Imagem: DSC02845_640x480.jpg]](http://lh6.google.com.br/adrian.inp/RvA3nbFgMtI/AAAAAAAAAE4/L69OHi8KMkc/s288/DSC02845_640x480.jpg)
agora vc tem na mao, a mola e o pistonete.
![[Imagem: DSC02841_640x480.jpg]](http://lh6.google.com.br/adrian.inp/RvA3mbFgMqI/AAAAAAAAAEg/ADdFSHaFeHU/s288/DSC02841_640x480.jpg)
para retirar a agulha, basta torcer de leve o parafuso de plastico no fundo do pistonete
![[Imagem: DSC02830_640x480.jpg]](http://lh3.google.com.br/adrian.inp/RvA3irFgMgI/AAAAAAAAADQ/VKswDQJByQI/s288/DSC02830_640x480.jpg)
![[Imagem: DSC02832_640x480.jpg]](http://lh4.google.com.br/adrian.inp/RvA3i7FgMhI/AAAAAAAAADY/l98ppJ0EuRM/s288/DSC02832_640x480.jpg)
![[Imagem: DSC02829_640x480.jpg]](http://lh6.google.com.br/adrian.inp/RvA3ibFgMfI/AAAAAAAAADI/dOIRdMPxnxY/s288/DSC02829_640x480.jpg)
![[Imagem: DSC02825_640x480.jpg]](http://lh3.google.com.br/adrian.inp/RvA3hrFgMdI/AAAAAAAAAC4/zkff2M3gpqM/s288/DSC02825_640x480.jpg)
desmontando a cuba:
remova os 4 parafusos
![[Imagem: DSC02861_640x480.jpg]](http://lh4.google.com.br/adrian.inp/RvA3t7FgM8I/AAAAAAAAAGw/0bhjIOt6vUc/s288/DSC02861_640x480.jpg)
![[Imagem: DSC02860_640x480.jpg]](http://lh3.google.com.br/adrian.inp/RvA3trFgM7I/AAAAAAAAAGo/Fp-1vomc4vg/s288/DSC02860_640x480.jpg)
![[Imagem: DSC02859_640x480.jpg]](http://lh5.google.com.br/adrian.inp/RvA3tLFgM6I/AAAAAAAAAGg/_QKuiQ1cILk/s288/DSC02859_640x480.jpg)
o eixo da boia sai fácil, um alfinete qualquer ja basta para empurra-lo.
![[Imagem: DSC02858_640x480.jpg]](http://lh4.google.com.br/adrian.inp/RvA3s7FgM5I/AAAAAAAAAGY/tS_vaQOCzx0/s288/DSC02858_640x480.jpg)
![[Imagem: DSC02857_640x480.jpg]](http://lh6.google.com.br/adrian.inp/RvA3sbFgM4I/AAAAAAAAAGQ/NEmbN3L14b4/s288/DSC02857_640x480.jpg)
cuidado com o estilete, para ele nao se danificar, caindo no chão.
![[Imagem: DSC02856_640x480.jpg]](http://lh4.google.com.br/adrian.inp/RvA3r7FgM3I/AAAAAAAAAGI/sxxkugFUJY4/s288/DSC02856_640x480.jpg)
![[Imagem: DSC02855_640x480.jpg]](http://lh3.google.com.br/adrian.inp/RvA3rrFgM2I/AAAAAAAAAGA/66ZbTwp9o_k/s288/DSC02855_640x480.jpg)
agora vc tem acesso aos giclês, tão comentados em outros tópicos
![[Imagem: DSC02853_640x480.jpg]](http://lh6.google.com.br/adrian.inp/RvA3qbFgM0I/AAAAAAAAAFw/FpeAZE4c2N0/s288/DSC02853_640x480.jpg)
retirando o de alta e o de baixa
![[Imagem: DSC02850_640x480.jpg]](http://lh6.google.com.br/adrian.inp/RvA3pbFgMyI/AAAAAAAAAFg/JgrMftjPVuA/s288/DSC02850_640x480.jpg)
![[Imagem: DSC02849_640x480.jpg]](http://lh5.google.com.br/adrian.inp/RvA3pLFgMxI/AAAAAAAAAFY/ZV_PufZyz88/s288/DSC02849_640x480.jpg)
![[Imagem: DSC02852_640x480.jpg]](http://lh4.google.com.br/adrian.inp/RvA3p7FgMzI/AAAAAAAAAFo/wbOi82EJbXo/s288/DSC02852_640x480.jpg)
![[Imagem: DSC02834_640x480.jpg]](http://lh4.google.com.br/adrian.inp/RvA3j7FgMjI/AAAAAAAAADo/QQUEF5R1o60/s288/DSC02834_640x480.jpg)
e o pulverizador
![[Imagem: DSC02835_640x480.jpg]](http://lh5.google.com.br/adrian.inp/RvA3kLFgMkI/AAAAAAAAADw/FMOUBAlnEqo/s288/DSC02835_640x480.jpg)
agora, o parafuso da mistura
![[Imagem: DSC02864_640x480.jpg]](http://lh5.google.com.br/adrian.inp/RvA3vLFgM_I/AAAAAAAAAHI/Un0tKkBnQG8/s288/DSC02864_640x480.jpg)
![[Imagem: DSC02862_640x480.jpg]](http://lh6.google.com.br/adrian.inp/RvA3ubFgM9I/AAAAAAAAAG4/11BIIVgePNI/s288/DSC02862_640x480.jpg)
![[Imagem: DSC02863_640x480.jpg]](http://lh4.google.com.br/adrian.inp/RvA3u7FgM-I/AAAAAAAAAHA/lzcaRKd1pLc/s288/DSC02863_640x480.jpg)
limpe bem todas as peças com um pincel e gasolina limpa,
use jato de ar comprimido em todos os orificios do carburador.
evite jogar óleo dentro do carburador, ele trabalha melhor a seco.
hora da montagem:
o processo de montagem é o inverso da desmontagem, portanto,
vamos abordar só as dicas que facilitam o trabalho, lembrando que
tudo deve se encaixar harmoniosamente e sem necessidade de esforços.
repare na orelha da borracha do pistonete, nao tem como monta-la
errado sem destruí-la (a tampa tb tem uma orelha correspondente).
coloque o estilete na boia, antes de colocar a boia no lugar
o manual manda deixar o parafuso da mistura em 1 volta e 3/4, para
isso, aperte-o até encostar na sede, mas nao o force, entao desaperte o que manda o manual.
o carburador entra do jeito que saiu, pressionando o duto da caixa de ar.
antes de recolocar o tanque, volte a haste que segura a carenagem à posição original.
não esqueça de recolocar o cabo do afogador.
daí pra frente, o resto é moleza.
Qualquer detalhe omitido, por favor, avisem!
depois, é só seguir o tutorial de regulagem da mistura Link