31-07-2007, 10:14 PM
Bom...
Sem mais enrolação, vamos lá!!!
Primeiro, tem que remover a pinça de freio do amortecedor...
São 2 parafusos 12mm
![[Imagem: DSC02802_640x480.jpg]](http://i39.photobucket.com/albums/e176/douglasrtorres/freio/DSC02802_640x480.jpg)
![[Imagem: DSC02803_640x480.jpg]](http://i39.photobucket.com/albums/e176/douglasrtorres/freio/DSC02803_640x480.jpg)
Depois com a pinça na mão, tem que tirar uma tampinha formato Fenda que fica na parte de baixo na frente...
![[Imagem: DSC02804_640x480.jpg]](http://i39.photobucket.com/albums/e176/douglasrtorres/freio/DSC02804_640x480.jpg)
Aí, logo embaixo, vai aparecer um parafuso Alley de se não me engano, 4 mm. (é a mesma chave que solta os parafusos do filtro de óleo).
![[Imagem: DSC02806_640x480.jpg]](http://i39.photobucket.com/albums/e176/douglasrtorres/freio/DSC02806_640x480.jpg)
Não se esqueçam de forçar as pastilhas para abrir, porque senão as novas não irão entrar por causa do tamanho...
![[Imagem: DSC02805_640x480.jpg]](http://i39.photobucket.com/albums/e176/douglasrtorres/freio/DSC02805_640x480.jpg)
Depois de removido o parafuso é só remover as pastilhas velhas...
![[Imagem: DSC02807_640x480.jpg]](http://i39.photobucket.com/albums/e176/douglasrtorres/freio/DSC02807_640x480.jpg)
![[Imagem: DSC02808_640x480.jpg]](http://i39.photobucket.com/albums/e176/douglasrtorres/freio/DSC02808_640x480.jpg)
Diferença entre as pastilhas!!
![[Imagem: DSC02809_640x480.jpg]](http://i39.photobucket.com/albums/e176/douglasrtorres/freio/DSC02809_640x480.jpg)
![[Imagem: DSC02810_640x480.jpg]](http://i39.photobucket.com/albums/e176/douglasrtorres/freio/DSC02810_640x480.jpg)
PAstilhas novas instaladas.
![[Imagem: DSC02813_640x480.jpg]](http://i39.photobucket.com/albums/e176/douglasrtorres/freio/DSC02813_640x480.jpg)
Aí é so colocar o parafuso alley de volta, a tampinha fenda e prender a pinça na balança de volta.
![[Imagem: DSC02814_640x480.jpg]](http://i39.photobucket.com/albums/e176/douglasrtorres/freio/DSC02814_640x480.jpg)
![[Imagem: DSC02815_640x480.jpg]](http://i39.photobucket.com/albums/e176/douglasrtorres/freio/DSC02815_640x480.jpg)
Aí está pronto...
No meu caso troquei o disco, pois o meu estava deformado..., mas não fiz tutorial, pois é só tirar os 6 parafusos dele que ele sai...
Mas depois eu troquei o fluido de freio. NOTA. se puderem colocar o DOT 5.1, é bem melhor que os outros...
primeiro abre-se a tampa do reservatóirio do fluido...
(Abram com o guidão virado para fora da moto, ou para a direita) é quando o reservatório fica reto
![[Imagem: DSC02816_640x480.jpg]](http://i39.photobucket.com/albums/e176/douglasrtorres/freio/DSC02816_640x480.jpg)
depois posicionem uma mangueira na ponta do dreno para não pingar fluido no aro (ele mancha).
![[Imagem: DSC02817_640x480.jpg]](http://i39.photobucket.com/albums/e176/douglasrtorres/freio/DSC02817_640x480.jpg)
De preferência com a outra extremidade numa vasilha pra não sujar!!!
![[Imagem: DSC02818_640x480.jpg]](http://i39.photobucket.com/albums/e176/douglasrtorres/freio/DSC02818_640x480.jpg)
O procedimento é simples...
Antes de começar, coloquem uma toalha embaixo do guidão, protegendo a carenagem... Fluido de freio mancha a pintura da moto.
Bomba 3 a 5 vezes a manete, aí com ela apertada, afrouxa-se o dreno com uma chave 8mm.
Quando a manete tocar o punho, fecha o dreno e repete o procedimento, sempre tomando o cuidado de não deixar acabar o fluido do reservatório, senão da ar!!!
Quando começar a sair fluido novo na mangueira, é hora de parar. Fecha o dreno, bomba um pouco a manete e completa o fluido de freio até o vidrinho ficar no nível máximo... Fecha o reservatório e pronto...
Lembrem-se de testar o freio nos primeiros quilômetros e antes dos primeiros 100 Km, atenção redobrada, pois se trocar apenas as pastilhas e não o disco junto, até elas acamarem, a frenagem vai ficar prejudicada...
Aproveitem...
Abração
Sem mais enrolação, vamos lá!!!
Primeiro, tem que remover a pinça de freio do amortecedor...
São 2 parafusos 12mm
![[Imagem: DSC02802_640x480.jpg]](http://i39.photobucket.com/albums/e176/douglasrtorres/freio/DSC02802_640x480.jpg)
![[Imagem: DSC02803_640x480.jpg]](http://i39.photobucket.com/albums/e176/douglasrtorres/freio/DSC02803_640x480.jpg)
Depois com a pinça na mão, tem que tirar uma tampinha formato Fenda que fica na parte de baixo na frente...
![[Imagem: DSC02804_640x480.jpg]](http://i39.photobucket.com/albums/e176/douglasrtorres/freio/DSC02804_640x480.jpg)
Aí, logo embaixo, vai aparecer um parafuso Alley de se não me engano, 4 mm. (é a mesma chave que solta os parafusos do filtro de óleo).
![[Imagem: DSC02806_640x480.jpg]](http://i39.photobucket.com/albums/e176/douglasrtorres/freio/DSC02806_640x480.jpg)
Não se esqueçam de forçar as pastilhas para abrir, porque senão as novas não irão entrar por causa do tamanho...
![[Imagem: DSC02805_640x480.jpg]](http://i39.photobucket.com/albums/e176/douglasrtorres/freio/DSC02805_640x480.jpg)
Depois de removido o parafuso é só remover as pastilhas velhas...
![[Imagem: DSC02807_640x480.jpg]](http://i39.photobucket.com/albums/e176/douglasrtorres/freio/DSC02807_640x480.jpg)
![[Imagem: DSC02808_640x480.jpg]](http://i39.photobucket.com/albums/e176/douglasrtorres/freio/DSC02808_640x480.jpg)
Diferença entre as pastilhas!!
![[Imagem: DSC02809_640x480.jpg]](http://i39.photobucket.com/albums/e176/douglasrtorres/freio/DSC02809_640x480.jpg)
![[Imagem: DSC02810_640x480.jpg]](http://i39.photobucket.com/albums/e176/douglasrtorres/freio/DSC02810_640x480.jpg)
PAstilhas novas instaladas.
![[Imagem: DSC02813_640x480.jpg]](http://i39.photobucket.com/albums/e176/douglasrtorres/freio/DSC02813_640x480.jpg)
Aí é so colocar o parafuso alley de volta, a tampinha fenda e prender a pinça na balança de volta.
![[Imagem: DSC02814_640x480.jpg]](http://i39.photobucket.com/albums/e176/douglasrtorres/freio/DSC02814_640x480.jpg)
![[Imagem: DSC02815_640x480.jpg]](http://i39.photobucket.com/albums/e176/douglasrtorres/freio/DSC02815_640x480.jpg)
Aí está pronto...
No meu caso troquei o disco, pois o meu estava deformado..., mas não fiz tutorial, pois é só tirar os 6 parafusos dele que ele sai...
Mas depois eu troquei o fluido de freio. NOTA. se puderem colocar o DOT 5.1, é bem melhor que os outros...
primeiro abre-se a tampa do reservatóirio do fluido...
(Abram com o guidão virado para fora da moto, ou para a direita) é quando o reservatório fica reto
![[Imagem: DSC02816_640x480.jpg]](http://i39.photobucket.com/albums/e176/douglasrtorres/freio/DSC02816_640x480.jpg)
depois posicionem uma mangueira na ponta do dreno para não pingar fluido no aro (ele mancha).
![[Imagem: DSC02817_640x480.jpg]](http://i39.photobucket.com/albums/e176/douglasrtorres/freio/DSC02817_640x480.jpg)
De preferência com a outra extremidade numa vasilha pra não sujar!!!
![[Imagem: DSC02818_640x480.jpg]](http://i39.photobucket.com/albums/e176/douglasrtorres/freio/DSC02818_640x480.jpg)
O procedimento é simples...
Antes de começar, coloquem uma toalha embaixo do guidão, protegendo a carenagem... Fluido de freio mancha a pintura da moto.
Bomba 3 a 5 vezes a manete, aí com ela apertada, afrouxa-se o dreno com uma chave 8mm.
Quando a manete tocar o punho, fecha o dreno e repete o procedimento, sempre tomando o cuidado de não deixar acabar o fluido do reservatório, senão da ar!!!
Quando começar a sair fluido novo na mangueira, é hora de parar. Fecha o dreno, bomba um pouco a manete e completa o fluido de freio até o vidrinho ficar no nível máximo... Fecha o reservatório e pronto...
Lembrem-se de testar o freio nos primeiros quilômetros e antes dos primeiros 100 Km, atenção redobrada, pois se trocar apenas as pastilhas e não o disco junto, até elas acamarem, a frenagem vai ficar prejudicada...
Aproveitem...
Abração