05-12-2005, 09:24 AM
Martinez....
É o seguinte...pilotagem varia de piloto pra piloto, uns são mais ousados, outros mais sussus...
Eu gosto, e gosto muito de deitar em curvas....gosto de ser ousado, ai tem uma série de fatores que influenciam em um boa curva, a começar pelo estado na moto...depois pulso firme do piloto, frieza etc....
A moto tem que estar em condição muito boa, por exemplo, as curvas que eu faço com pneu maggion, naum dá pra fazer com rinaldi, já andei em falcons e saharas com rinaldi, pneu duro, sem aderencia fica perigoso....
As dicas que o kra me deu foi observando a maneira que eu piloto...
Uma dica que tenho comigo: pneu bom rodando naum escorrega nem a pau, oq eu faço por exemplo em uma rotatória, eu venho forte da reta...ai qd entro na rotatória eu breco ao máximo com ele reta, entrei na curva eu deito a moto e solto ela...ai ela vai....
Bom tem um fator interessante de observar...qd vc entra numa curva com a moto solta...as forças que estão agindo são as segunites, a freio motor, pq vc soltou a moto, a centripeta que puxa vc dentro pra dentro da curva...atrito do pneu, que é muito importante....sem pneu bom..vc escorrega....
Mas a mais insteressante é força do freio do motor, observemos:
Qd vc solta a moto e o freio do motor entra em operação o q ocorre é que, qd vc acelera a moto a tendencia é de a traseira da moto levantar devido a força de transmissão que puxa a moto pra frente, qd o freio motor entra em operação acontece ou contráio, ele "trava a parte de baixo" da transmissão puxando assim a traseira da moto pro chão....isso faz com que o pneu traseiro cóle no chão, aumentando a aderencia da trazeira da moto...
Compreendeu??....
Ai vc vai controlando a moto, acelera, solta...ai vai....
A dica mais importante é essa, entra bem na curva, lógico que tem o fator limpeza do asfalto e condições de tempo (chuva, sol etc)...
Ai kda piloto descobre a sua maneira....
Esse amigo meu que tem a falcon a gente faz as curvas bem colocado um ao outro, a minha moto naum deixa nada a desejar pros pneus Pirelli dele e nem a ciclistica da falcon....
Frieza tb conta muito...toda curva grande é um "gelinho"na barriga diferente....
Mas é isso....coloca uns pneus bons na moto, vai com calma, deitando progressivamente, descobrindo os limites da sua moto....
Agora aceleração, isso naum tem jeito, é pulso do piloto + condições da moto....vc tem que acertar isso....
Com relação a freio, sempre freiar com a moto reta, c tiver que desviar de algo, sempre tem fazer ao máximo somente reduzindo e brecando, ams tem que ter i "filim" de saber soltar o freio na hora certa e saber equalizar bem, qd c deve usar o dianteiro e trazeiro, ou trazeiro ou só o dianteiro, o fator do freio motor é muito importante ele que puxa a moto pra baixo, assim vc tá fezendo 2 coisas, reduzindo a velocidade e estabilizando a moto, pq o freio motor naum trava as rodas da moto....
Bom qq duvida, estamos aqui....
Abri um outro tópico por achar esse tema interessante.
Fica a minha opnião..
Tenho Saharaa 2 anos a nunca tomei um susto em curvas....
Mas eu gostho muitooooo de deitar nas curvinhas....é muito legal....
Mas acho que a melhor dica seria mesmo fazer um curso de pilotagen
Abraço
É o seguinte...pilotagem varia de piloto pra piloto, uns são mais ousados, outros mais sussus...
Eu gosto, e gosto muito de deitar em curvas....gosto de ser ousado, ai tem uma série de fatores que influenciam em um boa curva, a começar pelo estado na moto...depois pulso firme do piloto, frieza etc....
A moto tem que estar em condição muito boa, por exemplo, as curvas que eu faço com pneu maggion, naum dá pra fazer com rinaldi, já andei em falcons e saharas com rinaldi, pneu duro, sem aderencia fica perigoso....
As dicas que o kra me deu foi observando a maneira que eu piloto...
Uma dica que tenho comigo: pneu bom rodando naum escorrega nem a pau, oq eu faço por exemplo em uma rotatória, eu venho forte da reta...ai qd entro na rotatória eu breco ao máximo com ele reta, entrei na curva eu deito a moto e solto ela...ai ela vai....
Bom tem um fator interessante de observar...qd vc entra numa curva com a moto solta...as forças que estão agindo são as segunites, a freio motor, pq vc soltou a moto, a centripeta que puxa vc dentro pra dentro da curva...atrito do pneu, que é muito importante....sem pneu bom..vc escorrega....
Mas a mais insteressante é força do freio do motor, observemos:
Qd vc solta a moto e o freio do motor entra em operação o q ocorre é que, qd vc acelera a moto a tendencia é de a traseira da moto levantar devido a força de transmissão que puxa a moto pra frente, qd o freio motor entra em operação acontece ou contráio, ele "trava a parte de baixo" da transmissão puxando assim a traseira da moto pro chão....isso faz com que o pneu traseiro cóle no chão, aumentando a aderencia da trazeira da moto...
Compreendeu??....
Ai vc vai controlando a moto, acelera, solta...ai vai....
A dica mais importante é essa, entra bem na curva, lógico que tem o fator limpeza do asfalto e condições de tempo (chuva, sol etc)...
Ai kda piloto descobre a sua maneira....
Esse amigo meu que tem a falcon a gente faz as curvas bem colocado um ao outro, a minha moto naum deixa nada a desejar pros pneus Pirelli dele e nem a ciclistica da falcon....
Frieza tb conta muito...toda curva grande é um "gelinho"na barriga diferente....
Mas é isso....coloca uns pneus bons na moto, vai com calma, deitando progressivamente, descobrindo os limites da sua moto....
Agora aceleração, isso naum tem jeito, é pulso do piloto + condições da moto....vc tem que acertar isso....
Com relação a freio, sempre freiar com a moto reta, c tiver que desviar de algo, sempre tem fazer ao máximo somente reduzindo e brecando, ams tem que ter i "filim" de saber soltar o freio na hora certa e saber equalizar bem, qd c deve usar o dianteiro e trazeiro, ou trazeiro ou só o dianteiro, o fator do freio motor é muito importante ele que puxa a moto pra baixo, assim vc tá fezendo 2 coisas, reduzindo a velocidade e estabilizando a moto, pq o freio motor naum trava as rodas da moto....
Bom qq duvida, estamos aqui....
Abri um outro tópico por achar esse tema interessante.
Fica a minha opnião..
Tenho Saharaa 2 anos a nunca tomei um susto em curvas....
Mas eu gostho muitooooo de deitar nas curvinhas....é muito legal....
Mas acho que a melhor dica seria mesmo fazer um curso de pilotagen
Abraço