12-10-2009, 10:28 AM
Pois é galera, fim-de-semana prolongado, sem dinheiro pra sair, o jeito é ficar em casa. Aproveitei que a Falcon do meu cunhado estava comigo pra fazer os testes do carburador (mais detalhes no tópico "Carburador de Falcon") e fiz um teste que ha tempos queria fazer, desde minha XLX, colocar um conta-giros eletronico, que nao dependesse de cabos, assim teria melhor precisão e menos problemas.
Foi então que peguei o diagrama elétrico da Falcon e rastreei as ligações, o CDI da falcon é bem diferente do da Sahara, pq tem o fio do tacômetro e do sensor de posiçao da borboleta, mas como o pricípio é o mesmo, conclui que nao seria difícil.
O tacômetro tem tres terminais, um possitivo, um negativo e um de sinal, que na Falcon é ligado no CDI, mas na Sahara nao tem esse fio, então liguei no fio do pulsador, parindo da teoria que cada pulso é uma volta e de que me lembro que uma vez perguntei pra cara que só mexe com painéis em RP e ele me disse que daria pra colocar um conta-giros eletrônico a partir do CDI.
Nao deu outra, funcionou certinho, sem ocilações, assim como na falcon e a suspeita que eu tinha, acho que ficou comprovada nessa experiência, de que meu conta-giros marcava um pouco a mais. outro problema é que acina de 6500 giros o ponteiro ocila tanto que nao dá pra confiar.
Agora que sei que funciona é só fazer a gambitech
Abaixo umas fotos e um vídeo da experiência.
![[Imagem: gambifalcon1.jpg]](http://www.fuinessa.com.br/images/gambifalcon1.jpg)
![[Imagem: gambifalcon2.jpg]](http://www.fuinessa.com.br/images/gambifalcon2.jpg)
![[Imagem: gambifalcon3.jpg]](http://www.fuinessa.com.br/images/gambifalcon3.jpg)
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=EFINa0ATMHA[/youtube]
Foi então que peguei o diagrama elétrico da Falcon e rastreei as ligações, o CDI da falcon é bem diferente do da Sahara, pq tem o fio do tacômetro e do sensor de posiçao da borboleta, mas como o pricípio é o mesmo, conclui que nao seria difícil.
O tacômetro tem tres terminais, um possitivo, um negativo e um de sinal, que na Falcon é ligado no CDI, mas na Sahara nao tem esse fio, então liguei no fio do pulsador, parindo da teoria que cada pulso é uma volta e de que me lembro que uma vez perguntei pra cara que só mexe com painéis em RP e ele me disse que daria pra colocar um conta-giros eletrônico a partir do CDI.
Nao deu outra, funcionou certinho, sem ocilações, assim como na falcon e a suspeita que eu tinha, acho que ficou comprovada nessa experiência, de que meu conta-giros marcava um pouco a mais. outro problema é que acina de 6500 giros o ponteiro ocila tanto que nao dá pra confiar.
Agora que sei que funciona é só fazer a gambitech
Abaixo umas fotos e um vídeo da experiência.
![[Imagem: gambifalcon1.jpg]](http://www.fuinessa.com.br/images/gambifalcon1.jpg)
![[Imagem: gambifalcon2.jpg]](http://www.fuinessa.com.br/images/gambifalcon2.jpg)
![[Imagem: gambifalcon3.jpg]](http://www.fuinessa.com.br/images/gambifalcon3.jpg)
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=EFINa0ATMHA[/youtube]
Leandro Carlos
Aprilia Pegaso - 2002
Honda Transalp - 2013
Palmas - TO
Visite minha galeria de imagens!
Jarinú, Piracicaba, Morretes, Vinhedo, Ribas, Praia Grande, Festa Fantasia Pouso Alegre e Ribas de Novo, SP, RJ e MG, 10° Níver em St. Isabel, Festa fantasia no ES, 13° Niver em São Roque, Ilha Comprida-SP, Fuinessa! Próximo destino ????
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