Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Engraxamento e instalação de engraxadeiras na susp. traseira
#1
Hoje levei a Sassa para engraxar a articulação da suspensão traseira.
E de quebra resolvi instalar engraxadeiras nela.

Como vi muitas dúvidas sobre isso aqui, resolvi fazer esse tópico mostrando como foi feito.

Essa é a articulação original montada na moto, sem as engraxadeiras, somente está sem o protetor de corrente pois estava atrapalhando a visualização.
[Imagem: DSC00353.jpg]

Esta é a articulação retirada da moto, ainda sem as engraxadeiras.
[Imagem: DSC00354.jpg]

Aqui, está sendo feito o furo em uma das partes da articulação para a instalação da engraxadeira.
[Imagem: DSC00355.jpg]

Nesta mostra passando o macho para fazer a rosca, eu usei engraxadeiras com rosca de 6 mm com uma inclinação de 45º.
[Imagem: DSC00358.jpg]

Aqui a parte de cima da articulação já com as engrachadeiras.
[Imagem: DSC00360.jpg]

E aqui a parte de baixo já com as engrachadeiras.
[Imagem: DSC00362.jpg]

Gasto:

R$ 3,00 nas engrachadeiras.
R$ 19,00 no jogo de buchas.
R$ 50,00 de mão de obra (lavagem, engraxar, instalar as engraxadeiras, desmontagem e montagem)

Do jogo de buchas, só usei dois eixos, pois vi em um outro tópico aqui, que este jogo era muito mais caro e pelo preço que paguei fiquei com receio de ser de má qualidade e o resto das buchas estavam ok.
Responder
#2
Fala ai Sergião... explica pra Galera quais as diiferenças com ou sem as Engraxadeiras...??

Ficou boa?? que mudou???

Abração
Responder
#3
Raul Martinez Escreveu:Fala ai Sergião... explica pra Galera quais as diiferenças com ou sem as Engraxadeiras...??

Ficou boa?? que mudou???

Abração

Bom Raul, de início não muda muita coisa, pois a lubrificação foi feita manualmente como é feita normalmente.
O que vai fazer a diferença, é que em vez de engraxar a cada 12000 Km, gastando o dia inteiro e mais uns R$ 50,00, posso fazer a cada 6000 ou 8000 gastando R$ 10,00 no posto de gasolina em 10 minutos.
Depois que engraxa fica muito mais macia, sem contar o barulho chato que some.

Grande abraço!
Responder
#4
Vocẽ tomou algum cuidado para fechar o bico das engraxadeiras????

Existe uma tampinha de borracha que se coloca em cima do bico para evitar que entre sujeira ou fique entupido....
(No freio dianteiro dá pra ver essa tampinha que falo)

O que vc fez????

Deixou assim mesmo???


Pergunto isso pois ali é um lugar que respinga muita porcaria oriunda da estrada, pneu, etc...

Abraço,
Piske
Mobilete 50cc 83 > Monareta S50 85 > Honda XL 125cc 87 > Sahara 91 > Hyosung Cruise II 125cc 98 > Sahara 97 > Sundown Web 100cc 2003 > Yamaha Virago 250cc 97 > Biz 100cc 2002 > XT660 2006 > Sahara 1999
XMax 250 2021; Biz 100 2004
Responder
#5
Piske Escreveu:Vocẽ tomou algum cuidado para fechar o bico das engraxadeiras????

Existe uma tampinha de borracha que se coloca em cima do bico para evitar que entre sujeira ou fique entupido....
(No freio dianteiro dá pra ver essa tampinha que falo)

O que você fez????

Deixou assim mesmo???


Pergunto isso pois ali é um lugar que respinga muita porcaria oriunda da estrada, pneu, etc...

Abraço,

Piske

Caro Piske, tenho uma CB450E-86 e nas CB´s a graxeira na balança traseira é um ítem de fábrica. Não é necessário tampar visto que a mesma é tampada por uma bolinha comprimida por uma mola interna.

No caso do freio dianteiro, aquilo não é uma graxeira e sim um bico para você conectar uma mangueira para que o fluido de freio não escorra pela moto, no ato de "sangrar" o cáliper do freio. Como é só um tubo ele é tapado com aquela borracha para não entrar sujeira.

Espero ter ajudado.

Um grande abraço,

Pedrão_rc
Responder
#6
Sergião Escreveu:Do jogo de buchas, só usei dois eixos, pois vi em um outro tópico aqui, que este jogo era muito mais caro e pelo preço que paguei fiquei com receio de ser de má qualidade e o resto das buchas estavam ok.

O problema companheiro é que as buchas originais são torneadas ( em nylon, e em algumas motos teflon ou bronze) e as paralelas são feitas em plástico injetado, oque denota a má qualidade.
Quanto aos eixos metálicos eu também os uso, mas as buchas eu mando tornear em nylon.

Um grande abraço.

Pedrão_RC
Responder
#7
pedrao_rc Escreveu:
Piske Escreveu:Vocẽ tomou algum cuidado para fechar o bico das engraxadeiras????

Existe uma tampinha de borracha que se coloca em cima do bico para evitar que entre sujeira ou fique entupido....
(No freio dianteiro dá pra ver essa tampinha que falo)

O que você fez????

Deixou assim mesmo???


Pergunto isso pois ali é um lugar que respinga muita porcaria oriunda da estrada, pneu, etc...

Abraço,

Piske

Caro Piske, tenho uma CB450E-86 e nas CB´s a graxeira na balança traseira é um ítem de fábrica. Não é necessário tampar visto que a mesma é tampada por uma bolinha comprimida por uma mola interna.

No caso do freio dianteiro, aquilo não é uma graxeira e sim um bico para você conectar uma mangueira para que o fluido de freio não escorra pela moto, no ato de "sangrar" o cáliper do freio. Como é só um tubo ele é tapado com aquela borracha para não entrar sujeira.

Espero ter ajudado.

Um grande abraço,

Pedrão_rc

Ô loko meu....
Quem sabe faz ao vivo....

Nada como falar com quem entende.....
Sabe que eu não havia pensado nisso... nesse esquema de mola interna com bolinha prá tapar o furo...
Achei que fosse aberto direto..
E também nem reparei prá que servia aquele bico no freio dianteiro....
Agora tá explicado

Muito obrigado pelas informações Pedrão....

Abraços,
Piske
Mobilete 50cc 83 > Monareta S50 85 > Honda XL 125cc 87 > Sahara 91 > Hyosung Cruise II 125cc 98 > Sahara 97 > Sundown Web 100cc 2003 > Yamaha Virago 250cc 97 > Biz 100cc 2002 > XT660 2006 > Sahara 1999
XMax 250 2021; Biz 100 2004
Responder
#8
Sergiao me diz uma coisa, sera que a graxa esta realmente chegando a parte interior do rolamento de agulha ou esta so na parte superficial?

abraços Helder
Responder
#9
HELDDER Escreveu:Sergiao me diz uma coisa, sera que a graxa esta realmente chegando a parte interior do rolamento de agulha ou esta so na parte superficial?

abraços Helder

Fala Heldder?? Blz???

Cara, como dá para notar na ultima foto, quando injetamos graxa pelas engraxadeiras, temos que bombear graxa pra dentro até sair elas laterais. Outra coisa interessante, é que essas peças já vem prontas para receber essas engraxadeiras (veja a primeira foto), é como se a Honda já tivesse previsto que isso seria instalado, pois já vem com uma base plana do tamanho da engraxadeira e o rolamento maior, que teoricamente recebe o maior esforço, vem com uma "vala" no meio do rolamento, dividindo este em dois, com duas fileiras de agulhas, e a base plana, onde é instalado a engraxadeira, fica bem encima da vala, então a graxa escorre por essa vala e cai em todos os pontos do rolamento ao mesmo tempo.

Ou seja, o que dá a entender é que já foi projetado pare receber a engraxadeira.

Grande abraço!
Responder
#10
Hoje achei esse tópico. Esclarece várias coisas.

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.saharamaniacos.com.br/phpBB2/viewtopic.php?t=2088&postdays=0&postorder=asc&highlight=balan%E7a&start=0">http://www.saharamaniacos.com.br/phpBB2 ... 7a&start=0</a><!-- m -->
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)