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VENTOINHA NO RADIADOR DE ÓLEO
#41
Piske Escreveu:
Sergio MOita Escreveu:
PQD (ELVIS) Escreveu:O PROFESSOR DO CURSO, DEU A IDÉIA QUE EU FIZESSE UM PEQUENO FURO NO BLOCO, PARA SER ADICIONADA UMA CEBOLINHA, PARA DAR PRECISÃO NA ALTA TEMPERATURA, MAS EU PREFERI DEIXAR COM O ACIONAMENTO MANUAL, POR SE UM DIA EU PRECISAR VENDER, SERIA MAIS FACIL. VALEU! BOA SEMANA PARA TODOS!!!!!!!!!!

Ei cara tem a tampa de óleo onde fica o filtro, tem um local onde pode ficar a cebolinha é onde o Júlio colocou para acender a tal lampada,você pode encontrar em peça usadas em sucatas bem baratas, ai seu projeto ficaria identico a de muitas motos que tem esse sistema, vou ver se acho esse tópico pra você ver que é bem fácil fazer
Valeu!

Na verdade essa luz (led) que o Júlio colocou não verifica a temperatura do
motor, mas a pressão do óleo!

Tem um tópico sobre o assunto....
Dá uma olhada:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.saharamaniacos.com.br/phpBB2/viewtopic.php?t=5218">http://www.saharamaniacos.com.br/phpBB2 ... php?t=5218</a><!-- m -->

Té+
Piske

Ta certo Piske olhando agora o tópico vejo mesmo que se refere a pressão.
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#42
da pra usar um multimetro que tenha termopar, para monitorar a temperatura do radiador...

mas tem que ficar de olho na bateria, pro automatico nao arriar ela. Wink
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#43
O Indomado Escreveu:da pra usar um multimetro que tenha termopar, para monitorar a temperatura do radiador...

mas tem que ficar de olho na bateria, pro automatico não arriar ela. Wink

Pra não matar a bateria usa um relé.
Fiz isso nos farois de milha que coloquei e na bozina, o farol puxa bastante, mas só quanto o retificador joga carga suficiente pra bateria!
Acho que é assim!
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#44
Sergio MOita Escreveu:
O Indomado Escreveu:da pra usar um multimetro que tenha termopar, para monitorar a temperatura do radiador...

mas tem que ficar de olho na bateria, pro automatico não arriar ela. Wink

Pra não matar a bateria usa um relé.
Fiz isso nos farois de milha que coloquei e na bozina, o farol puxa bastante, mas só quanto o retificador joga carga suficiente pra bateria!
Acho que é assim!

opa... rele só impede que a fiação do interruptor derreta, nao protege a bateria nao... faz uns testes com um voltimetro, vc vai ver que em marcha lenta e milhas acesos, vai puxar da bateria E do alternador
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#45
O Indomado Escreveu:
Sergio MOita Escreveu:
O Indomado Escreveu:da pra usar um multimetro que tenha termopar, para monitorar a temperatura do radiador...

mas tem que ficar de olho na bateria, pro automatico não arriar ela. Wink

Pra não matar a bateria usa um relé.
Fiz isso nos farois de milha que coloquei e na bozina, o farol puxa bastante, mas só quanto o retificador joga carga suficiente pra bateria!
Acho que é assim!

opa... rele só impede que a fiação do interruptor derreta, não protege a bateria não... faz uns testes com um voltimetro, você vai ver que em marcha lenta e milhas acesos, vai puxar da bateria E do alternador

Mas pq quando coloquei o relé a bateria não descarregou mais?
Se eu usar o farol muito em uma viagem chega a derreter os fusiveis que coloque de 40A na fiação idependente que vai para bateria.
Quando eu ligo somente na chave os farois ficam apagados, quando funciono o motor em marcha lenta tbm, somente depois de sair da marcha lenta que os farois acendem e isso acontece somente com o relé!
Qual a razão?
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#46
Maniacos adorei essa idéia tipo gambitech!
Vou pensar bem em como fazer uma pra mim tb!!

só que essa do Relê mi deixou duvidas!
Apesar de que o Relê realmente é colocando na intenção de não queimar
a fiação, pois sua função e proteção contra sobrecarga!
Porem como ele precisa de carga pra atuar pode ser que só esteja liberando
o funcionamento do farol quando ela chega ao nível dele!

Bom sei que os reles que normalmente usamos são de 4 ou 5 pinos
onde tem especificações como por exemplo: pino 1 "40A", pino 2 "10A"
Assim se a amperagem desejada não estiver na entrada não vai funcionar!
OBS: "é o que acredito estar acontecendo!!"

Não sou físico ou eletricista mas gostaria de saber se é isso mesmo?

manjo mais de Computação que é minha area!
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#47
é bem por aí luciano...

o rele precisa de 12v para armar e permitir a passagem da corrente.

se o sistema estiver com 11V, o milha nao acende pq o rle nao arma.

com o motor em marcha lenta, tb nao há voltagem para armar o rele.

basta acelerar a 3.000 rpm para ter voltagem suficiente, aí o rele arma e o milha acende.

acaba sendo um meio de evitar acendimento de milha com a moto parada.

mas com uma bateria nova, talvez precise de um resistor para continuar funcionando desse jeito (uma proteção a mais) vou testar na minha moto...
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#48
Então acho que é isso mesmo que ta acontecendo, de certo modo é bom pq quando o relé arma significa que puxa da bateria e quando o retificador começa a alimentar apartir de 12v. Blz então!!!
Valeu negrada!
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#49
Ae Elvis!

Achei a gambi muito boa! Legal mesmo!

Tá de parabéns!

Abraços!
Calves

Claudio Alves

Tenerezinha preta
Sahara 94 - [Tiger] Vermelha e Branca - 4Ever

[Imagem: 0km.jpg]
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#50
muito maneira essa gambitech mais não sei se usaria.
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