11-03-2009, 11:18 AM
Salve!
gostaria de lembrar a todos que NÃO É SÓ O BARULHO que indica uma suspensão danificada...
comprei a minha 96 no meio do ano passado. Desmontei toda para reforma antes de me aventurar numa longa viagem, afinal não conhecia o ex-dono, nem como ele cuidava da motoca.
Mesmo não apresentando NENHUM barulho, toda a suspensão estava comprometida! Os rolamentos de agulha da balança nem existiam mais!
Assim que consegui tirar o eixo balança (pois ele estava todo enferrujado e praticamento soldado), as agulhas espalharam-se pelo chão... Triste!
No "jumelo" ou pro-link, os rolamentos de agulha estavam travados e enferrujados, e as buchas ressecadas.
Resultado:
1) eixo da balança: Honda, R$36,00
2) rolamentos de agulha novos: (Nachi) R$25,00 cada, numa casa de rolamentos.
3) rolamentos e buchas do pro-link: tudo trocado por buchas de nylon, R$60,00 num torneiro mecânico.
Acho que o melhor mesmo é:
a) se comprou sua moto há pouco tempo e ainda não deu uma olhada na suspensão: tá na hora!
b) se já tem sua moto há algum tempo, lembre-se de dar a manutenção correta: lubrifique!
1abraço,
Gustavo.
Araras-SP
gostaria de lembrar a todos que NÃO É SÓ O BARULHO que indica uma suspensão danificada...
comprei a minha 96 no meio do ano passado. Desmontei toda para reforma antes de me aventurar numa longa viagem, afinal não conhecia o ex-dono, nem como ele cuidava da motoca.
Mesmo não apresentando NENHUM barulho, toda a suspensão estava comprometida! Os rolamentos de agulha da balança nem existiam mais!
Assim que consegui tirar o eixo balança (pois ele estava todo enferrujado e praticamento soldado), as agulhas espalharam-se pelo chão... Triste!
No "jumelo" ou pro-link, os rolamentos de agulha estavam travados e enferrujados, e as buchas ressecadas.
Resultado:
1) eixo da balança: Honda, R$36,00
2) rolamentos de agulha novos: (Nachi) R$25,00 cada, numa casa de rolamentos.
3) rolamentos e buchas do pro-link: tudo trocado por buchas de nylon, R$60,00 num torneiro mecânico.
Acho que o melhor mesmo é:
a) se comprou sua moto há pouco tempo e ainda não deu uma olhada na suspensão: tá na hora!
b) se já tem sua moto há algum tempo, lembre-se de dar a manutenção correta: lubrifique!
1abraço,
Gustavo.
Araras-SP