05-10-2006, 07:29 PM
Iaci:
Na verdade eu não escrevi o artigo; compilei diversos artigos que encontrei em sites de fabricantes e congêneres para facilitar nossa vida.
O problema da sua indagação é que o artigo foi escrito genericamente para "pneus de motos", e a "dica" acabou ficando meio que sem direcionamento - embora seja totalmente verdadeira. Vou até pensar em redigir essa parte para não confundir mais ninguém.
Visitando o site da COMPLOG - Competiton Logistics (empresa que representa as marcas Pirelli e Metzeler no campeonato inglês de Superbike) temos, na página de dicas de competição exatamente a mesma pergunta: "Porque os pilotos de competição dizem que em caso de chuva a pressão deve ser aumentada?"
A razão para isso é manter os sulcos da banda de rodagem o mais aberto possível, melhorando a drenagem da água para fora do pneu, permitindo assim que o composto do mesmo fique em contato com o asfalto, sem a película formada pela água da chuva, aumentando a tração.
Isso é fato, e técnica usada em motos que andam na chuva acima de 200 Km/h.
Então de onde a experiente Iaci tirou essa idéia de abaixar a calibragem em condições de chuva??? Ah! Eu explico...
Pneus do tipo OFF-ROAD (tipo motocross) e ON/OFF-ROAD (uso misto) não possuem design nem compostos projetados para andar em ASFALTO MOLHADO; podem ´ser e são ótimos na lama ou terra molhada. E só.
Então, como medida de emergência (já que esse tipo de pneu não é o indicado nem para o asfalto, quanto mais asfalto molhado) é esvaziá-lo, gerando maior área de contato (que já é pequena, devido aos cravos), maior temperatura (pois aumentando o contato, aumenta-se a temperatura do pneu tb) e também "amolecendo" o pneu (que tem um composto mais duro, justamente devido ao seu propósito original).
Em resumo: tudo depende do pneu que vc tem na motoca; se o pneu é do tipo asfalto, aumente sim a calibragem. Se for de design off-road ou misto, abaixe a calibragem.
Espero que tenhamos esclarecido tudo, minha amiga Iaci; no final, estávamos os 2 corretos, e os Saharamaníacos ficam mais informados ainda.
Um beijão - saudades de você, minha companheira da madruga!
Na verdade eu não escrevi o artigo; compilei diversos artigos que encontrei em sites de fabricantes e congêneres para facilitar nossa vida.
O problema da sua indagação é que o artigo foi escrito genericamente para "pneus de motos", e a "dica" acabou ficando meio que sem direcionamento - embora seja totalmente verdadeira. Vou até pensar em redigir essa parte para não confundir mais ninguém.
Visitando o site da COMPLOG - Competiton Logistics (empresa que representa as marcas Pirelli e Metzeler no campeonato inglês de Superbike) temos, na página de dicas de competição exatamente a mesma pergunta: "Porque os pilotos de competição dizem que em caso de chuva a pressão deve ser aumentada?"
A razão para isso é manter os sulcos da banda de rodagem o mais aberto possível, melhorando a drenagem da água para fora do pneu, permitindo assim que o composto do mesmo fique em contato com o asfalto, sem a película formada pela água da chuva, aumentando a tração.
Isso é fato, e técnica usada em motos que andam na chuva acima de 200 Km/h.
Então de onde a experiente Iaci tirou essa idéia de abaixar a calibragem em condições de chuva??? Ah! Eu explico...
Pneus do tipo OFF-ROAD (tipo motocross) e ON/OFF-ROAD (uso misto) não possuem design nem compostos projetados para andar em ASFALTO MOLHADO; podem ´ser e são ótimos na lama ou terra molhada. E só.
Então, como medida de emergência (já que esse tipo de pneu não é o indicado nem para o asfalto, quanto mais asfalto molhado) é esvaziá-lo, gerando maior área de contato (que já é pequena, devido aos cravos), maior temperatura (pois aumentando o contato, aumenta-se a temperatura do pneu tb) e também "amolecendo" o pneu (que tem um composto mais duro, justamente devido ao seu propósito original).
Em resumo: tudo depende do pneu que vc tem na motoca; se o pneu é do tipo asfalto, aumente sim a calibragem. Se for de design off-road ou misto, abaixe a calibragem.
Espero que tenhamos esclarecido tudo, minha amiga Iaci; no final, estávamos os 2 corretos, e os Saharamaníacos ficam mais informados ainda.
Um beijão - saudades de você, minha companheira da madruga!