hehehe não estou conseguindo passar a mensagem, ou estou falando uma besteira bem grande.

mas vamos lá, o papo está muito legal e estou aprendendo bastante.
Todas vez que o pistão está em cima ocorre centelhamento na vela? Inclusive na fase de exaustão onde as válvulas de escape estão abertas?
Pergunto isso pois parece que o rotor aciona o gerador de pulsos em dois dos quatro "tempos" do motor.
Se isso realmente ocorre então é só colocar o rotor na marca T, e instalar a arvore de comando com as marcas da engrenagem alinhadas com o cabeçote.
Mas se a faísca acontece só em um "tempo" do motor então eu poderia acabar montando a árvore e engrenagem de comando de forma errada, mesmo seguindo as instruções do manual.
Dessa forma o faísca ocorreria na fase de exaustão e não na fase de compressão, e assim não funcionaria.
huauhahuua que viagem.
A dúvida então é se existe centelhamento em duas fases de um ciclo completo de funcionamento do motor.
Abraço Paulinho, desculpa aí por tantas perguntas.