Amigos,
estou rodando com minha Sassa e percebo que a corrente está raspando em alguma coisa.
Já olhei o pinhão, troquei a trava, ajustei a corrente umas 5 vezes.
Se aperto muito, o barulho aumenta. Se solto um pouco, parece que começa a raspar no batente.
Alguém tem uma dica para resolver essa amolação ?
tudo começou depois que troquei a relação, a 1 mês.
Será que o esticador de correntes do Paulinho resolve o problema ? Não achei o tópico sobre ele aqui no forum, nem fotos.
ô Paulinho, dá uma luz aí, nêgo !!!
Abraços a todos os companheiros.
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Bob Esponja
Eu também estava com esses problemas, seu pinhao é de 15 dentes?
Bom, eu consegui resolver com a ajuda do nosso amigo Cleroval, substituindo a trava de pinhao por 2 anéis elásticos, mas mesmo assim continuava raspando. Aí eu mesmo fiz um suportezinho pra tampa do pinhão.
Vou tirar fotos e coloco aqui. Com certeza vai te ajudar!
Abraços e feliz 2008!
Calves
Claudio Alves
Tenerezinha preta
Sahara 94 - [Tiger] Vermelha e Branca - 4Ever
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Bob Esponja, verifique se o pinhão colocado é o de 15 dentes, se for é provável que este seja o problema.
Boa sorte!
Abraços!!
Sim, o pinhão é o de 15. Foi trocado por outro igual. Éu já utilizava um de 15 antes...
O problema não é o pinhão. É a corrente.
Não estou acertando o ponto de ajuste da danada...
Se eu ajusto a corrente com a moto vazia, quando sento na moto fica muito esticada.
Se peço para alguem ajustar a corrente enquanto estou sobre a moto, acho que fica muito bamba e batendo.
Se peço para o mecânico apertar um pouco mais, aí começa a fazer barulho de que está raspando no batente de borracha que protege a corrente da balança.
Não estou conseguindo localizar um ponto de equilibrio igual era antes. A corrente nem batia nem fazia barulho algum. E eu sempre utilizei pinhão de 15 ! Será que é a coroa que está menor ??
Troquei a relação inteira e depois disso comecei a ter problemas...
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Bob Esponja Escreveu:O problema não é o pinhão. É a corrente.
Não estou acertando o ponto de ajuste da danada...
Foi o mesmo problema que me levou a projetar o tensor!...
Pode colocar o tensor que resolve sim...pelo menos o que eu fiz resolveu a contento... (só não aguenta o Martinez...rs).
Rá-1000-ton
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Bob Esponja Escreveu:E onde e por quanto compro este tensor ?
Não dá pra viajar com aquela m... batendo...
Eu fiz alguns em aço inoxidável... mas agora o Paulinho e o Elvis estão vendendo.
Se quizer poderá aproveitar alguns que já existem no mercado e fazer adaptação... o que fiz primeiro foi assim e você poderá encontrar detalhes no tópico <!-- m --><a class="postlink" href="http://www.saharamaniacos.com.br/phpBB2/viewtopic.php?t=287&start=0">http://www.saharamaniacos.com.br/phpBB2 ... 87&start=0</a><!-- m -->
Rá-1000-ton
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Boa tarde galera,
Pelo jeito muitos aqui tiveram problemas com a trava do pinhão. Por enquanto não tive problemas com a minha e olha que ela está com um pouco mais de 112.000 km e com a mesma trava desde quando a peguei com 18.450 kms.
Como já foi citado por alguns, também uso o pinhão de 15 dentes e desde quando a peguei e a única alteração que fiz foi tirar aquele protetor/calço que vai atrás da tampa pois com o pinhão de 15D, ele ficava entre a parte interna e externa da corrente, bem no meio.
O único cuidado que se deve ter é de não deixar a corrente frouxa pois se ficar irá bater na carcaça do motor (experiência própria) e aí o prejuizo é grande. Percebi esse detalhe pois começava a fazer certos ruídos na tampa lateral pois sem o protetor a corrente batia no parafuso que segura a tampa (daí o barulho) e como não estiquei preventivamente, e quando o fiz observei um certo desgaste no mesmo.
Como já citei anteriormente, uso corrente KMC com retentor, coroa Riffel de 38D que é a menor existente para a Sahara e pinhão Riffel ou Vaz, quando não acho o primeiro. Mantenho também uma folga de 2,5 a 4,5 cm de folga na corrente; é só pedir para alguém com mais ou menos o seu peso sentar na moto, daí vc levanta a corrente e verifica se essa folga está em mais ou menos dois dedos, e se tiver vai bater mesmo na carcaça ou parafuso (bucha) da tampa do pinhão. Lubrifico com óleo 140 a cada 3 dias de trabalho (que no meu caso são 600 kms, pois trabalho em São Paulo e moro em Indaiatuba) e vou levando assim.
Só pra se ter uma idéia, troquei a relação com 95.560 kms e hoje ela está com um pouco mais de 112.000 Kms e não regulei ainda a relação, está exatamente onde foi colocada na regulagem 21. A relação anterior durou um poco mais de 26.000 KMs e sucessivamente. No caso da corrente KMC com retentor, ela possui 116 elos e retiro sempre 8 elos e outro detalhe importante, o problema pode não estar na trava e no pinhão, pois não sei se foi o caso mas muitas pessoas esquecem de trocar o parafuso da trava do pinhão e este sim, mantem o pinhão sem muita folga porque essa sempre vai existir.
Espero ter ajudado
Abraço a todos
Mar