deleon_galvin
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Hamilton Escreveu:BINGO...
Esses aditivos podem até causar problemas pois a embreagem precisa funcionar exatamento inversa ao teste aplicado na demonstração, podendo inclusive causar ressecamento e vitrificação do disco, como disse o nosso amigo Deleon.
Fiquei faceiro agora  Um cara com a experiência e conhecimento do Hamilton dizendo que eu estava certo hehe
Ganhei minha semana agora
Eh isto ai meus amigos, vamos ficar no convencional, nossas motocas preferem assim 
Um grande abraço a todos os Irmãos Saharentos!!
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Rodrigo Giovanetti Escreveu:Boa essa Deleon,
eu também ainda não me convenci desse óleo, tô no tradicional Mobilzinho mesmo.
Caraca, pro Deleon já mandei um "Boa essa"!!
Ha1000ton Escreveu:Bom pessoal, eu já fiz alguns cursos de tribologia¹ e tenho algumas considerações. Realmente esse teste citado acima é real e não tem truques. Esse tipo de aditivo é chamado de EP, ou seja, Extrema Pressão.
Prá que servem?... para gerar uma película entre elementos rotativos de baixa rotação e baixa temperatura (nada a ver com motores a explosão). Foram desenvolvidos para uso em transmissões de torque elevado, onde a pressão entre os dentes das engrenagens e elementos rotativos podem causar desgaste prematuro. Hoje grande parte dos óleos para transmissão já são EP (exemplo: TEXACO MULTIGEAR EP 90).
Porque no teste parece ser a descoberta da roda?...Vamos aos fatos, um disco girando a média velocidade.. a baixa temperatura e tentando ser freado não se parece em nada com a situação que temos em nossos motores.
deleon_galvin escreveu:
Nossas motos tem o mesmo óleo que lubrifica o motor, banhando os discos de embreagem e a caixa de marchas. Não é separado.
Conversando com um mecânico sobre o Actevo e outros aditivos para óleo, ele falou que já havia trocado embreagens de algumas motos em estado de novas, mas vitrificadas, principalmente motos que usavam este óleo desde novas.
BINGO...
Esses aditivos podem até causar problemas pois a embreagem precisa funcionar exatamento inversa ao teste aplicado na demonstração, podendo inclusive causar ressecamento e vitrificação do disco, como disse o nosso amigo Deleon.
Já pensei em adicionar no óleo um aditivo para alta carga térmica, já que o motor da Sassa esquenta demais em algumas condições. A primeira dúvida surgiu quando fui tentar descobrir qual o tipo de filtro de óleo é usado na Sahara. Esses tipos de aditivos somente funcionam bem em sistemas que usam filtros acima de 5 micron, o que acredito não ser a condição dos filtros usados em motores de motocicletas. Resumindo, os aditivos ficariam retidos no filtro, dificultando assim a circulação do óleo.
Resolvi não arriscar e ficar com o velho e confiável Mobil, que foi testado e homologado pela Honda.
É isso ai... desculpem pelo romance que escrevi... hehe
1- Tribologia é o ramo da ciência e da tecnologia que estuda o atrito, o desgaste e a lubrificação.
O que dizer agora pro Há?
Nada como falar com quem manja!!
Gde Abço Ha1000ton, e valeu a dica!
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Só corrigindo o Deleon, o Castrol Actevo não é sintético, é semi-sintético, e portanto, pode ser usado na sahara.
Quanto ao militec, em todas as demais partes móveis, seria uma mão na roda.
Mas, como o mesmo óleo banha a embreagem, fica aí a dúvida.
No site do militec diz...
...O efeito dessa reação enrijece a superfície metálica(não a endurece) - tornando-a aproximadamente 17 vezes mais resistente quando a reação se completa...
17 vezes? Sei não...
Quanto ao Mobil, não tem impedimento nenhum em utilizá-lo, desde que se troque com 2.000 km, 2.500 no máximo.
Existem muitos outros óleos de melhor classificação e características no mercado,
inclusive o BR da embalagem amarela que ninguém da moral para ele.
Abraços.
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
deleon_galvin
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Rodrigo Giovanetti Escreveu:Rodrigo Giovanetti Escreveu:Boa essa Deleon,
eu também ainda não me convenci desse óleo, tô no tradicional Mobilzinho mesmo.
Caraca, pro Deleon já mandei um "Boa essa"!!
Certeza meu amigo!!!
E "Boa essa" realmente hein
Sempre é bom trocar uma idéia com os amigos mais experiêntes, pq tenho certeza que aqui, eu sou o "fraldão" das motocas hehehe
martinez Escreveu:Só corrigindo o Deleon, o Castrol Actevo não é sintético, é semi-sintético, e portanto, pode ser usado na sahara.
Quanto ao militec, em todas as demais partes móveis, seria uma mão na roda.
Mas, como o mesmo óleo banha a embreagem, fica aí a dúvida.
No site do militec diz...
...O efeito dessa reação enrijece a superfície metálica(não a endurece) - tornando-a aproximadamente 17 vezes mais resistente quando a reação se completa...
17 vezes? Sei não...
Pois é Martinez! Me expressei errado hehe :oops: :oops: Mas segundo ele, mesmo sendo semi-sintético, ele possui aditivos e protetores de abrasão que acabam com a embreagem...
E esse militec, os caras são bons em matemática hein, exatos 17 rssss??
Alguem chegou a ver aqueles comerciais do Pro Long?? Que eles tiravam até o bijão do carter pra andar de carro??
Muita promessa pra pouca efetividade ...
Um grande abraço irmãos Saharentos!!
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Estou usando o Motul 3000 ( mineral 0 e estou muito satisfeito com o resultado.
Por enquanto a Sahara vai tomar Motul....
Abraços,
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deleon_galvin Escreveu:Mas segundo ele, mesmo sendo semi-sintético, ele possui aditivos e protetores de abrasão que acabam com a embreagem...
Ou é mais uma conversa mole de mecânico, ou se for verdade, pode entrar com ação judicial contra a Castrol,
caso isso aconteça, pois eu liguei na empresa, falei com engenheiro responsável pelo produto
e ele me garantiu que é recomendado, o que é verdade, pois na embalagem está escrito
Castrol Actevo 20W50 JASO MA e a classificação é API SL, acho que tem o SG também.
O mobil também é 20W50, também é JASO MA, e também é API,
só muda o nível de aditivação, que é SF, ou seja, ultrapassado.
Então, não é para dar problema.
Tópico do Castrol actevo no fórum do clube xt600
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.forumxt600.com.br/forum/viewtopic.php?t=162&highlight=troquei">http://www.forumxt600.com.br/forum/view ... ht=troquei</a><!-- m -->
Neste outro tópico aqui, tem informações importantes sobre óleo sintético e semi-sintético.
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.forumxt600.com.br/forum/viewtopic.php?t=1376&postdays=0&postorder=asc&start=0">http://www.forumxt600.com.br/forum/view ... sc&start=0</a><!-- m -->
Abraços.
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Pessoal,o produto pode até ser uma merd. mais lendo esse folder,da vontade d beber ,de tão milagroso q é.
Acho q minha embreagem "foi embora" por causa dele...
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Desde que fui em um auto-center aqui de Curitiba e vi o representante do Militec esgotar o óleo de um gol e sair com os funcionários da loja para dar uma volta sem nada acontecer no motor do gol virei um defensor deste produto, mas nunca tinha pensado no que foi dito aqui sobre embreagem.
Na próxima troca estava planejando por o Militec mas acabei de desisitir... Nada como ter um engenheiro Rá de plantão...
Aproveitando, alguém usa algum óleo para kilometragem maior, tipo 3.000 ou mais?
Abraço!
deleon_galvin
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martinez Escreveu:deleon_galvin Escreveu:Mas segundo ele, mesmo sendo semi-sintético, ele possui aditivos e protetores de abrasão que acabam com a embreagem...
Ou é mais uma conversa mole de mecânico, ou se for verdade, pode entrar com ação judicial contra a Castrol,
caso isso aconteça, pois eu liguei na empresa, falei com engenheiro responsável pelo produto
e ele me garantiu que é recomendado, o que é verdade, pois na embalagem está escrito
Castrol Actevo 20W50 JASO MA e a classificação é API SL, acho que tem o SG também.
O mobil também é 20W50, também é JASO MA, e também é API,
só muda o nível de aditivação, que é SF, ou seja, ultrapassado.
Então, não é para dar problema.
Tópico do Castrol actevo no fórum do clube xt600
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Neste outro tópico aqui, tem informações importantes sobre óleo sintético e semi-sintético.
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Abraços.
Grande KBÇão ehehehe
Se vc foi até este nivel de informação, quem sou eu pra descordar neh hehehe
Até pensei agora na próxima troca dar de beber pra ela o Actevo pra ver o comportamento.
O Millitec pode ser ótimo pra motores que te óleo separado entre motor e caixa, mas como no caso das nossas... acho q nao vai servir não.
Um abraço!
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