Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Peças do motor, original vs paralelo, o que compensa?
Hamilton tentando me ajudar... Escreveu:Um pouco de informação técnica: Existe 3 tipos de granalha (de aço, de vidro e de areia) e o formato tem que se esferoidal para que não encrave no material. Por isso em alguns casos deu certo e no seu não... o cara deve ter usado granalha errada.
Vamos ao seu problema... acabei de ligar para o Airton (mecânico) e ele confirmou que o problema é que as partículas aderem no metal e não adianta lavar. Quando o motor começa a funcionar as partículas se soltam ou fragmentam e se misturam ao óleo. Com certeza você perdeu todo o serviço... e mais... os rolamentos, o virabrequim, comando de válvulas, biela (pode ser a TXK), pistão, etc. Além de trocar isso tudo é necessário lixar toda superfície que ficou em contato com a granalha. Um p__a de um trabalho da P...a..
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder
Amigos, realmente parece que a vaca foi pro brejo.

Um amigo aqui, trilheiro, recomendou o trilheiro mor de Pira, um tal de Herminio.
Fui na loja dele, trata-se de um Sr. de mais de 50 anos, gente boa.

Falei o ocorrido com o jateamento. A resposta dele não foi nada animadora.
Ele disse que já passou por esse problemas, só que com granilhas de areia.
Disse que gastou, sem mentira segundo ele, mais de 1000 litros de água, lavando o motor, montou
e continuou fumando.
Segundo ele, quando se lava a peça fria, acha-se que tirou tudo.
Mas, com o aquecimento, como a peça é de alumínio, o jateamento cria poros,
que vão liberando a granilha aos poucos. Resultado, o motor sempre estará sujo e podendo riscar a camise e detonar o cabeçote.
Segundo ele, posso abandonar meu motor e comprar cargaças novas.

Ai ai ai....

Titio aqui dançou...

Eu vou rodar com meu motor assim mesmo, tentar limpar ele ao máximo, e vou
arriscar mais uma retífica.
Se não der jeito, partirei em busca de outro motor pra saharita.
O meu medo é nesta de tentar limpar algo, detonar com o resto que coloquei tudo novo.

Abraços.
Responder
Martinez me desculpa a ignorância, mas você rodou 230 km com esferas do jateamento no motor e não travou? Conversei com meu mecânico (Neto), e ele me perguntou se você não tinha lavado o motor após o jateamento, pois se você tivesse feito o resíduo que tivesse ficado os filtros do motor dariam conta do recado. Ele levantou algumas possibilidades com: defeito na bomba de óleo, montagem errada do motor ou qualidade das peças usadas. Uma atitude que não entendo e a do mecânico dizer para rodar mais, esta atitude dependendo do tanto que ande pode mascarar o real problema, e é no mínimo estranho os mecânicos da Honda não quererem abrir o motor. O único jeito conclusivo é abrir o motor para ver o que realmente aconteceu e avaliar, pelo jeito sua retífica anterior foi pro espaço, então você nao tem muito a perder. Procure um mecânico fora daí, procure um mecânico de confiança de alguém que você conheça e peça para abrir. O Neto me disse que se trouxer aqui ele avalia e disse que não tem jeito de avaliar com segurança sem abrir o motor para ver, e se ninguém abriu, estão chutando, mas estamos muito longe.
Abre o olho esta situação esta estranha!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Confusedhock: Confusedhock: Confusedhock:
A sua imagem no avatar facilita o reconhecimento.
E nomes impronunciáveis... Nem pensar. Queremos ser lembrados pelos amigos.
Responder
martinez Escreveu:Eu vou rodar com meu motor assim mesmo, tentar limpar ele ao máximo, e vou arriscar mais uma retífica.
Se não der jeito, partirei em busca de outro motor para saharita.
O meu medo é nesta de tentar limpar algo, detonar com o resto que coloquei tudo novo.

Abraços.

Bom Martina... se ficou realmente resíduo os rolamentos também devem ter ido para o espaço... tem algum barulho estranho na parte de baixo??
Rá-1000-ton
=================================================================
Responder
Adriano, já rodei quase 800 km desde que a merda foi feita.
Está rendendo normal, como antes, só que fumando.
Não esquenta quase anda, também, não tenho forçado ele.
Está vazando um tiquinho de óleo por dois lugares, acho que o tal mec de confiança não é tão bom assim...

Hamilton, nada de barulho estranho na parte de baixo.
Está com um batidinho fininho na parte de cima mas acho que são as válvulas.

Aí que está a questão Hamilton, se tudo já foi pras cucuias, não posso abrir e gastar mais 2 paus e meio no motor,
a grana que tinha para gastar já gastei....
Se for fazer tudo novamente, só daqui uns 10 meses.

Abraços.
Responder
Fala Martinez,

Agora que vi o relatos do ocorrido, o jateamento remove a tinta e impuresas de superficie, mas a granilha não podia ser mais dura que o material jateado, o que aconteceu no seu caso, granilha de aço nas peças em aluminio, não tem jeito elas aderem na surfie jateada mesmo... Cry Cry Cry
Normalmente em motor se usa granilha de areia, e alem de proteger onde não se deve jatear, nunca dirigir o jato a estas regioes, geralmente protegidas com fita crepe, nem precisa falar mais nada... :evil: :evil: :evil:

Talvez tenha uma solução para remover esta granilhas do seu motor, mas não sei o custo, va a uma oficina (de confiança) que trabalhe com injeção eletronica, eles tem um equipamento de ultrason para limpesa de bicos injetores, que simulam uma vibração maior do a que a gerada pelo motor, removendo as borras que geralmente encotramos nas valvulas. Este processo, usado por todas autoridas das montadoras, é o mais eficaz, por promover uma limpesa completa, ser submeter o material dos injetores a ataques quimicos ou brasão/desgaste por processos mecanicos...

Sds Saharentas

Rogerio
Responder
Amigos, hoje tive uma surpresa desagradável.
Não sei se ao completar o óleo, uma rotina para mim desde a retífica e o problema com o jateamento,
pela primeira vez em mais de 4 anos com a moto ela jogou óleo fora pelo respiro do motor.
Espero que tenha errado na quantidade e colocado a mais, vou ver como ela se comporta.

Desde a retífica em abril já rodei cerca de 5 mil km, o motor está se comporando bem,
pelo menos sem barulhos estranhos, só fiquei assustado com a lambuzeira que óleo de ontem.

Abraços.
Responder
E aí Martinez, blza?
Amigo, que história essa do motor da sua Sahara! Confusedhock: Estava eu aqui hoje justamente verificando o que os amigos Saharentos estão usando para fazer vossos motores, pois o meu com 67000km tá fumando e eu vou pro nordeste e tb vou fazer o motor (pra ir tranquilo). Super 10 suas informações das peças, show!! Tenha a certeza que vou utilizar essas Compartilho com o amigo a sua frustração ref. ao jateamento. Mas creio que já está superado. Aliás amigão, pergunto, se refez o motor com aquelas peças, como vc avalia? compensa?
Grande abraço Martina!!
Sahara 91
Responder
Leo, é o seguinte.
Como meu motor fumou com 3 km rodados após sair da retífica, as únicas peças
que coloquei paralelas não pude avaliar a eviciência das mesmas, ou seja, pistão e
jogo de anéis. Tudo o mais, aparentemente, continua bom, pois o motor continua sem
ruídos estranhos.
Fiz o motor com 80 e poucos mil e já passei dos 90, na verdade já está berando os 100 mil.
Eu estava com planos de gravar o momento que ela iria zerar no painel, mas acabei de
colocar um painel digital da tornado, infelizmente não terei esse prazer...

A única coisa que eu tenho certeza que não funcionou foi a junta Valflex da tampa do cabeçote,
vaza que é uma maravilha.
Outra dica legal. se abrir os dois pinos do balancim, ao recolocar, coloque algum tipo de
veda-rosca, pois se só apertar, vai ficar vazando.

Após o iron butt e uma ida pro Rio de Janeiro (não sei se vai se concretizar), pretendo
abrir novamente o motor e desfazer a besteira que foi feita.

Abração.
Responder
Hoje, depois de aproximadamente 20 mil km após a bendita retífica, e após
completar o desafio Iron butt, meu motor fundiu. Ainda não sei quais peças
terei que trocar, ainda não foi aberto. Em breve, notícias da roxinha.

Abraços.
Responder

Pular para Fórum:

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)