Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Cuidados ao trocar o óleo do motor
douglasrtorres Escreveu:Ela esconde sim... pelo menos a minha.
Óleo no máximo... Acho que algum duende colocou óleo na minha moto enquanto eu dormia...kkkkkkkkk

Então ela esconde óleo ou não???

Abração
Eu tô olhando toda semana... quando fui pro milho tava certinha no meio da marcação... na volta fui medir, aí assustei. Agora vou andar um pouco e medir novamente... vamos ver o que acontece!!!

Valeu Douglas...
[Imagem: RSyQlcl.jpg] .....[Imagem: GKQ6w7Y.jpeg]..... [Imagem: f80ZTIH.jpeg]
Responder
Galera,quando fazemos a troca acho OBRIGATÓRIO dar a famosa deitadinha na moto,pois os +ou- 200ml que ficam no motor quando a moto não é deitada misturando com o óleo novo ja vai dar uma afinada e a vida util do óleo vai ser menor!
O que acham????

Galera,

comprei minha Sahara 97 ontem (sexta-feira), vim de uma Virago, que nunca me trouxe problemas com óleo, mas nos últimos meses em que fiquei com ela eu mesmo trocava o óleo e fazia quase toda manutenção.
Já com a Sahara vou ter que aprender muito e vejo que estou no lugar certo.
Bom vamos aos fatos, o ex-proprietário, não entendia muito de moto e ela com 36.600 Km teve que fazer o motor, bom pra mim que a peguei com o motor zerado, no entanto, fui na oficina onde ele fez o motor buscar a moto que estava trocando um cabo e não senti firmeza no local, nem no mexânico. Hoje sábado viajei com a galera do motoclube, antes de sair no ponto de encontro resolvi verificar o óleo, já comecei errado, estava rosqueando a vareta para medir e mesmo assim nem molhava a ponta, e como bons palpiteiros não faltam, disseram para completar o óleo, lá fui eu coloquei 1 litro, viajei os 360 Km de ida e volta, e sim deixei ela funcionando no pezinho por algum tempo, quase chegando em Brasília, fui abastecer, qual a minha surpresa ao ver óleo pingando do motor do lado direito, quase nem venho embora de medo, mas arrisquei. Chegando em casa o mesmo problema gotejando óleo em baixo do motor e o lado direito melejado de óleo.
Mas como disse a minha esposa que essa moto eu não vendo por nada e nem devolvo pro ex-dono, resolvi pesquisar aqui no fórum e estou um pouco mais transqüilo. Brigadão vocês salvaram meu restinho de sábado.
Porém, ficaram algumas dúvidas: o que é onde ficam esses tais suspiros? O radiador usa o mesmo óleo do motor? Como faço pra trocar o filtro de óleo?
Desculpem minha ignorância no assunto e o longo texto, mas nos próximos serei mais breve.
Responder
Cleber Rogério Valeriano Escreveu:Fala Barney, beleza??

Olha, pelo conhecimento que obtive aqui mesmo no forum (e só tenho a Sahara à um mês) o que pode estar acontecendo é excesso de óleo. E já ouvi vários comentários sobre ligar a moto com o apoio lateral ela também pinga. A minha não acontece isso não, agora também não sei lhe informar o porque.

Olha um link aí que podem te ajudar

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.saharamaniacos.com.br/phpBB2/viewtopic.php?t=40">http://www.saharamaniacos.com.br/phpBB2 ... c.php?t=40</a><!-- m -->

Abraço

Adriano Escreveu:Barney, antes de qualquer coisa, faça um teste. Vá a um necânico de confiança e troque o Oleo e o filtro, pois se o motor foi retificado agora, é acoselhavel você fazer uma troca com menos Kilomentragem. Você desta maneira vai ter base para ver se ela esta escondendo oleo, ou se o cara nao colocou oléo direito na sua moto, faça o teste para ter um parâmetro. Quando a moto tem exesso de oleo joga pra fora mesmo.

Um abraço

Olá barney, pesquisa um pouquinho para ter maiores detalhes, pois nestes tópicos relativos a óleo tem todas as informações de que precisa.

Mas, não custa nada ajudar o amigo.
Colocou 1 litro, tu pirou cara, a moto aceita 1,6 L, tem que ir colocando de 200 mL no máximo e observando o nível.

Bom, tomara que com tanto óleo saindo até pelos manetes Big Grin Big Grin Big Grin com um motor novinho em folha,
não tenha zicado retentores e outras coisas.

Visita o fórum ai que tem tudo o que vocë precisa, utiliza a ferramenta pesquisar no topo do fórum também.

Abraços e seja bem vindo.
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder
olha eu coloco 1,5L, a sahara i a xlx350 usam o msm motor mais a xlx é 2l p/ abertura do motor, i 1,8L para troca, a sahara tbm é 2L para abertura do motor i por ela ter a camara diferentes por ter colocado a partida eletrica e retirado td o sistema de partida a pedal ela usa 1,5L. a Honda em 1999 fiu o erro e mandou um circular para todas as revendas q a q deve colocar 1,5L, mais naum foi modificado, a revista Moto qndo fez o teste comparativo entre a XLX 350R e a NX 350 Sahara, colocou o q ela para troca ela usa 1,5L.

E um detale, nos anos 80 a honda mandou uma circular p/ as revendas, dizendo que a troca do oleo en td as moto deve ser feita a cada 800Km, pelo motivo do oleo evaporar do motor( coisa e naum acontece c/ oleos, na realidade é devido ao oleo Mobil no Brasil ser recondicionado e de pessima qualidade). particularmente só uso o Catrol GP que no Brasil é un dos poucos oleos q naum são recondicionado. oleo p/ mi é 1000, 1500 ja troco, p/ nun da problema.

abs
Responder
AE MOTT, beleza, eu ja sabia que o MOBIL é uma droga.... eu usava e o meu motor tava sempre com problemas, eu abasteço 1,5litros de CASTROL ACTEVO que é semisitetico a cada 1000km, sou fresco mesmo, deusmelivre a moto fazer click click click....

abraços.
Responder
Aí Lhalon, blza?? Amigo, interessante o seu comentário e do Mott sobre o óleo Mobil ser recondicionado... vcs têm alguma reportagem ou artigo referente a essa condição do Mobil?? Pois se tiverem seria interessante postarem aqui para conhecimento do MC.... eu particularmente me interessei pelo assunto, pois desde que comprei há um ano a minha Sarita 91 motor Std. uso o Mobil "recomendado" pela Honda.
Desde já lhes agradeço.
Abraços!!
Sahara 91
Responder
mott Escreveu:E um detale, nos anos 80 a honda mandou uma circular p/ as revendas, dizendo que a troca do oleo en td as moto deve ser feita a cada 800Km, pelo motivo do oleo evaporar do motor( coisa e não acontece c/ oleos, na realidade é devido ao oleo Mobil no Brasil ser recondicionado e de pessima qualidade). particularmente só uso o Catrol GP que no Brasil é un dos poucos oleos que não são recondicionado. oleo p/ mi é 1000, 1500 ja troco, p/ nun da problema.

abs

Olá Mott... onde achou essas informações?

Se realmente o Mobil for rerrefinado isso o torna ainda melhor.
Não usamos o termo "recondicionar" o óleo porque na verdade ele passa por um processo físico-químico onde são extraídos os compostos degradados do óleo lubrificante usado, transformando-o em óleo mineral básico rerrefinado. Isso quer dizer que fica com características melhor mesmo do que o óleo de primeiro refino. Por questões econômicas os óleos de primeiro refino acabam chegando no mercado com alguns componentes indesejáveis.
Isso não é "achismo" meu... já comprovei em laboratório.

Quem tiver paciência veja o processo abaixo... já acompanhei e é muito interessante:

DESIDRATAÇÃO

O descarregamento é efetuado através de uma caixa receptora, onde o óleo lubrificante usado passa por um processo de peneiramento e de filtração para retenção de particulados sólidos de maior dimensão. A desidratação se inicia com um pré-aquecimento do óleo até 80ºC antes de ser enviando aos desidratadores.

Nos desidratadores, que atuam com trocadores de calor externos em circulação forçada, o óleo é desidratado a 180ºC numa operação em batelada.

A água e os compostos orgânicos leves evaporados são condensados e separados em um balão separador de fases.

Os compostos orgânicos leves são reaproveitados no processo e a água é enviada para tratamento na Estação de Tratamento de Efluentes (ETE).

[Imagem: 20061124_image15.jpg]

DESTILAÇÃO FLASH

O óleo desidratado é bombeado para os fornos pré-destiladores, onde é aquecido até uma temperatura de 280ºC. Após o forno, o óleo entra no sistema de vasos de flasheamento a autovácuo (20 mbar), onde são separadas as frações leves do óleo usado, obtendo os óleos neutros médios e leves e óleos spindles. Estes tipos de óleos são elementos constituintes para a formulação de óleos lubrificantes acabados, anti-espumantes, etc.

Para que possam ser utilizadas, essas frações precisam de um tratamento final que é efetuado através das seguintes etapas: Tratamento Químico, Neutralização/Clarificação e Filtração.

[Imagem: 20061124_image16.jpg]

DESASFALTAMENTO

O óleo neutro médio é bombeado para os fornos pré-evaporadores, onde é aquecido a uma temperatura de 380ºC. Após o aquecimento, é enviado para os evaporadores de película, onde em autovácuo (1 mbar) separa-se a fração asfáltica do óleo.

[Imagem: 20061124_20061026_20061026_teste_internet.jpg]

TRATAMENTO QUÍMICO

O óleo proveniente da destilação e do desasfaltamento possui ainda uma fração de componentes degradados. Para extraí-los, efetua-se um tratamento químico com a aplicação de uma quantidade de ácido sulfúrico onde, através do processo de aglomeração e decantação dos componentes, obtêm-se o composto ácido.
O óleo ácido obtido pelo processo de decantação é direcionado para a etapa de neutralização e clarificação.

O composto ácido recebe um tratamento adequado através dos processos de lavagem com água, neutralização e desidratação, transformando-se em combustível pesado para fornos de alta temperatura.

A água ácida gerada do processo de lavagem do composto ácido é neutralizada com a cal hidratada, transformando-se em gesso para corretivo de solo (gesso agrícola).
[Imagem: 20061124_image20.jpg]

NEUTRALIZAÇÃO / CLARIFICAÇÃO

Após o tratamento químico, o óleo ácido é bombeado para os reatores de clarificação e neutralização onde é adicionada a terra fuller e a cal que, através de um processo de adsorção, removem os compostos degradados remanescentes, adequando a cor e a acidez do óleo básico rerrefinado.
[Imagem: 20061124_image21.jpg]

FILTRAÇÃO

A mistura óleo/terra fuller/cal passa por filtros-prensa para separar a terra e a cal. O composto sólido obtido após a filtração é empregado em indústrias cerâmicas e cimenteiras.

Após a filtração dos particulados de maior dimensão, o óleo passa por filtros especiais para eliminar os particulados remanescentes. No final do processo é obtido o óleo básico mineral rerrefinado, que apresenta as mesmas características do óleo mineral básico refinado. Posteriormente a estas etapas, o óleo é armazenado em tanques aéreos.

As especificações de viscosidade, densidade, cor, ponto de fulgor, acidez, corrosão, cinzas, teor de água e materiais particulados, são analisadas pelo Laboratório para garantir a rastreabilidade de todos os lotes pelo controle de qualidade
[Imagem: 20061124_image21.jpg]
Rá-1000-ton
=================================================================
Responder
PUTZ Rá!!

Te juro que vou ler depois com mais calma... Mas que isso é muito Massa!!! Isso é!!!

Valeu Grande!!!

Abração
Responder
Rá... caraca... que aula...

Vou fazer como o Douglas, amanha leio com mais calma... mas eita, aula das boas!!

Saudade meu amigo!!!
[Imagem: RSyQlcl.jpg] .....[Imagem: GKQ6w7Y.jpeg]..... [Imagem: f80ZTIH.jpeg]
Responder

Pular para Fórum:

Usuários visualizando este tópico: 5 Visitante(s)