Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Injeção eletrônica na sahara
#41
Martinez,
Uma empresa de Caxias do Sul lançou um kit para Lander/Faser (http://www.servitecmoto.com.br/), totalmente programável.
Segundo informações do Depto de Engenharia da empresa, pode ser adaptado para outras motos monocilíndricas. Ainda informou que o grande problema será com a geradora de pulsos, mas o módulo e o cabo para conexão com um computador custa R$690,00 (quase metade do preço do kit da FuelTech). Informaram mais, que já estão desenvolvendo um módulo genérico (para qualquer moto monocilíndrica).
Substituindo o valor no orçamento que apresentei, fora a mão-de-obra, o custo é de R$1.443,80.
Então, acho mais viável apresentar à Delph não uma solicitação de projeto completo, mas a adequação do que já existe para a Sahara.
Existe também um projeto sendo desenvolvido por um membro do Líder Motos (http://www.lidermotos.com.br/forum/viewt...hp?t=16253), o xaxim, que pode dar certo... o cara só precisa ser estimulado (mostrando que há mercado).
Só não injetei minhas duas Saharas porque estou com problemas financeiros: dois filhos em faculdade particular e fora de casa não é brincadeira! Mas ainda estou interessado. De qualquer forma, meu nome vai para a "famosa listinha" duas vezes, uma vez por cada moto.
Abração, Dr. Martinez!!!

1 - Martinez
2 - O Indomado
3 - Alexandro
4 - Brant Lott
5 - Brant Lott
Responder
#42
Caramba, não imaginei que seria tão caro, mas é como o colega falou, se juntar todos os interessados o custo cai bastante!

Apesar de gostar muito do meu carbu, acho que tbm ia querer mudar!rs

Abraços! :roll:
Responder
#43
Olá

Eu tive problemas com o carburador recentemente, o desgaste causou entrada de ar na borboleta e não dava regulagem de marcha lenta de jeito nenhum. Resumindo, tive que comprar outro. Pesquisando na G.O. achei o carbura novo por 400 (sem chance) então saí em busca de um usado, e depois de andar bastante, achei um usado, de cara me pediram 350 e acabou saindo por 250 e ficou show. Aproveitei e troquei o escapamento.

A quem pretente investir essa grana, boa sorte.
[Imagem: assinaturasm5niver2.jpg][Imagem: selo6niver.jpg] [Imagem: 81798708.gif]

“Há uma alma que paira sobre duas rodas. Não tem idade, credo, idioma nem fronteira. Une desconhecidos no simples ato de compartilhar a sensação de cortar o vento com o rosto e viver de braços abertos”.
Responder
#44
Tb estou nessa.

1 - Martinez
2 - O Indomado
3 - Alexandro
4 - Brant Lott
5 - Brant Lott
6 - Mazaropi
Responder
#45
Pessoas, pelo que o Brant colocou, acho que devemos decidir qual o melhor caminho a seguir.

A Delphi tem produto pronto para a moto flex, alteraram o desenho da câmara de
combusão da YBR, e colocaram uma vela mais "quente".
Também instalaram uma sonda lambda no escapamento.

Segundo Roberto Stein, diretor de engenharia e vendas da Delphi,
"o Flexfuel foi testado com sucesso em quatro marcas: Yamaha, Honda, Sundown e
Harley-Davidson. Todo o sistema est pronto para entrar em
produção, agora só depende das montadoras".

De acordo com Roberto Stein, da Delphi, "os testes revelaram que o consumo do
motor de moto com 100% de alcool foi apenas 20% maior do que o motor a gasolina,
enquanto nos carros essa relação é de 30%". Graças a essa equação a economia
para os motociclistas ser maior do a dos motoristas. Um exemplo bem simples:
se um motociclista roda 200 km por dia com uma YBR 125 a gasolina, gastar 5,7 litros
(imaginando o consumo de 35 km/litro) por dia. Com o preço médio da gasolina de 2,50
isso representaria R$ 14,30 por dia. Com o uso de 100% de alcool, o consumo
aumentaria 20%, ou seja, 28 km/litro, no entando o preço do alcool é
cerca de 50% menor do que o da gasolina (R$ 1,25). Logo, para rodar
200 km o mesmo motociclista gastaria R$ 8,90 por dia, uma economia
de R$ 5,4 por dia! Ao final do mes a economia pode chegar a R$ 100,
suficiente para pagar a prestação de outra moto.


O problema que esses caras da Delph venceram a licitação
pra fornecer pra Yamaha, os negos são chatos...
O esquema da servitec eu acho que não é pra moto flex ou a álcool somente.

Servitec
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.servitecmoto.com.br/">http://www.servitecmoto.com.br/</a><!-- m -->

Representantes:

Grande SP
Nelson Miamoto - (11) 3992 9690 - 8315 0712

Oeste de SP
Ramos Com. Rep. Ltda - (19) 3426 9239 - 9726 1374

Campinas e região
Rwienert Representações (Alemão) - (15) 3259 7554 - 9708 8851

Norte de SP
Ramires & Filho Com. Rep. - (14) 3276 2859 (14) 9771 5976

Rio de Janeiro
AV Lopes Com. Rep. Ltda - (21) 2564 6148 - (21) 8315 0712

Minas Gerais
Gomes e Moraes Rep. - (31) 3426 0036 - (31) 9642 0059

Não me responderam por e-mail.
Será que alguém pode verificar isso em sampa???
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
Responder
#46
Ihhh... alguem já ouviu falar na MegaSquirt?
Dá pra controlar injeção e ignição com ela, existe um fórum e fornecedor no BR. O chato é fazer a TBI (que é como se fosse o "carburador". É o corpo de borboleta), mas já existe um cara do fórum, o sindico440, que tem meio que o caminho das pedras de construir um.

Sendo assim, você fura o bloco perto de onde sai o óleo e coloca um sensor de temperatura (sensor CLT), pois em veículo arrefecido a ar, o óleo é quem "refrigera" principalmente, seria onde pegaria a temperatura do motor.
A RPM, tem que pegar direto do volante do motor, mas é molezinha, já que um fio dele sai para o estator, é só ampliar a voltagem para ter como medir.
O sensor de pressão de ar admitido e temperatura de ar admitido, ficam no coletor. Faz um furinho para o MAT (temp.) e outro para a mangueira do MAP (pressão), já que o sensor fica dentro da injeção.
A lambda, fura o coletor de escape, solda uma porca e atacha a lambda.
O bico fica no coletor que manda fazer. Existe corpo de moto maior e injetada ou carro, mas tem que calcular e ver qual o tamanho que é compatível.

Agora, a parte crítica, na minha opinião: a linha de combustível. Os bicos trabalham, normalmente, a 3bar. Então usa uma bomba interna com regulador de pressão ou uma bomba externa, um regulador de pressão e uma linha de retorno.
A externa fica mais barata, mas espaço é uma coisa crítica em motos. A interna (fazer/lander) é beeeeem mais cara, mas fica mais limpa e menor. Não sei como ficaria no bocal, ainda não vi uma bomba interna na mão e nem o buraco do tanque (AINDA não tenho uma moto).

Se alguém solucionar o caso da linha de combustível, eu queria saber... hehehehe!!! No fórum da XT, uns caras injetaram, mas não sei se eles dão detalhes do projeto...

Ah! Tenho lido sobre injeção faz coisa de 1 ano, já dei uma boa estudada na injeção da Fazer/Lander e ela NÃO tem lambda, não sei porque.

E... a parte crítica, pelo que dizem, é construir o mapa. Regular, regular marcha lenta (PWM ou Aberta/Fechada), regular "warm-up", aceleração... ufa! Se lerem os fóruns gringos e o fórum nacional, esse é o grande problema de uma IE.

Abraços!
Responder
#47
Olás !

O cidadão que injeta as XT´s, é daqui da minha cidade, e fundador do Clube XT.

Pra quem tem Orkut, segue o link do perfil dele:

<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?origin=is&uid=9498330624258680299">http://www.orkut.com.br/Main#Profile.as ... 4258680299</a><!-- m -->

Podem falar direto com ele.

CASO alguém tenha interesse, real, posso falar com ele, e pedir um contato de mail ou telefone.

ABS !
Responder
#48
[Imagem: ATgAAABaxScbvO8oldcdd54rEJwvTFFkFdDjb86J...kEzD8w.jpg]

Vamos ver se funciona... Eu ainda não sei colocar fotos decentemente... hehe
Responder
#49
Boa tarde ilustres e ilustrados companheiros.
Ter uma Sahara em boas condições de uso e viagem já é um privilégio.
Ter uma Sahara com injeção eletrônica é um sonho que não tem preço.
Podem contar comigo na lista dos interessados nesta gambitech.
Alguém já ouviu falar, conhece ou é amigo de um tal POLACO preparador de motores de motocicleta (acho que em São Paulo)?
Segundo andei lendo, o tal POLACO é fera nesses assuntos; tem inclusive uma empresa especializada em preparação de motocicletas. Quem sabe ele não faz ou tenha a solução para as nossas Saharas ficarem injetadas? Big Grin
Abraços a todos.
Sozinhos vamos mais rápidos; juntos vamos mais longe. - Brazil Rider´s

Quatro rodas transportam o corpo; duas rodas movem a alma.
Responder
#50
Em conversa com o "Fritz" do XTClube, que é o criador da XT injetada, comentou que a dele está em stand-by, e que não vale a pena todo o esforço e grana investidas.
Sempre está com algum probleminha, e pra ele já é complicado viajar sem ter algum tipo de problema, imagina para quem não é um bom mecanico-eletrônico...

Enfim.

ABS
[Imagem: bannersahara001.gif]
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 4 Visitante(s)