Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
INDICADOR DE PRESSÃO DO OLEO
#41
Me surgiu uma dúvida quanto a utilização da "cebolinha" do fusca:

Será que a pressão de óleo do motor da Sahara é a mesma do motor do fusca?
Cada motor é projetado para para trabalhar com determinada pressão de óleo, uns com mais, outros com menos. Por isso minha dúvida se a cebolinha do fusca estará indicando corretamente a pressão do óleo da moto.
Já faz muito tempo que estou querendo fazer isso na minha moto, mas sempre esbarrei nesse fato, ou seja, de achar uma cebolinha que medisse a pressão correta do motor da Sahara.

Fora isso, parabéns ao inventor da idéia.

A propósito, dentro em breve estarei postando no forum de gambitech's como instalar um termômetro para medir a temperatura do óleo do motor da Sahara. Estou quase terminando o projeto.
Tudo que é bom e barato é raro.
Tudo que é raro, tende a ser caro.
Logo, tudo que é bom e barato, sai caro!
Responder
#42
Eu coloquei na minha, mas a cebolinha da CB 400...
Parece q esta funcionando bem... Big Grin
Responder
#43
Lanterna Verde Escreveu:Eu coloquei na minha, mas a cebolinha da CB 400...
Parece que esta funcionando bem... Big Grin
Foi o que vi aqui no forum. Se eu for colocar na minha, vai ser essa. É a mais próxima do motor da Sahara. Mas o Alex tem razão, usando cebolinha de outro motor, pode causar um falso positivo.
Mas uma coisa é fato, se acender, pare imediatamente.
Abraços
Leandro Carlos
Aprilia Pegaso - 2002
Honda XRE300
Palmas - TO

Visite minha galeria de imagens!


Jarinú, Piracicaba, Morretes, Vinhedo, Ribas, Praia Grande, Festa Fantasia Pouso Alegre e Ribas de Novo, SP, RJ e MG, 10° Níver em St. Isabel, Festa fantasia no ES, 13° Niver em São Roque, Ilha Comprida-SP, Fuinessa! Próximo destino ????

Responder
#44
BOM PESSOAL LOGICO QUE O DA CB SERIA O MAIS INDICADO MAS COMO ESTA DIFICIL DE SE CONSEGUIR O DA CB MINHA OPÇAO FICA COM A DOMOTOR DO FUCA ,QUE É BEM PROXIMO AO DA CB. MAS SE CONSEGUIREM OCB COLOCA QUE FICA 10.
[Imagem: botton-4ANOS.gif] a vida é curta, quebre as regras,perdoe rapidamente, beije lentamente,ame verdadeiramente,  ria sem controle  E nunca se arrependa de coisa alguma que te faz sorrir....
  <!-- m -->http://WWW.JULIOMOTORS.COM.BR<!-- m -->
Responder
#45
E AI PESSOAL, EU TENHO UMA OUTRA DUVIDA, COLOCAR A CEBOLINHA NO FILTRODE OLEO TAMBEM NÃO DARIA UMA IDEIA FALSA? POI SE PERCEBEREM AS CEBOLINHAS FICAM NA PARTE DE CIMA DO MOTOR POIS É A ULTIMA PARTE A CHEGAR O OLEO, OU SEJA A PRESSÃO QUE ESTÁ EM BAIXO NEM SEMPRE CHEGA LÁ EM CIMA, E É ONDE MAIS PRECISA DA FORÇA DO OLEO. BOM É SÓ UMA DUVIDA, JÁ QUE TODO MOTOR USA A CEBOLINHA NA PARTE DE CIMA. ATÉ MAIS COMPANHEIROS.
Bonzinho vai pro céu...
Quem tem SAHARA vai pra onde quiser...rsrs
Responder
#46
Miltonjr Escreveu:E AI PESSOAL, EU TENHO UMA OUTRA DUVIDA, COLOCAR A CEBOLINHA NO FILTRODE OLEO TAMBEM NÃO DARIA UMA IDEIA FALSA? POI SE PERCEBEREM AS CEBOLINHAS FICAM NA PARTE DE CIMA DO MOTOR POIS É A ULTIMA PARTE A CHEGAR O OLEO, OU SEJA A PRESSÃO QUE ESTÁ EM BAIXO NEM SEMPRE CHEGA LÁ EM CIMA, E É ONDE MAIS PRECISA DA FORÇA DO OLEO. BOM É SÓ UMA DUVIDA, JÁ QUE TODO MOTOR USA A CEBOLINHA NA PARTE DE CIMA. ATÉ MAIS COMPANHEIROS.

Olá Milton.

A cebolinha na verdade mede a "pressão" e não a quantidade de óleo em si....
Na verdade é a mesma coisa, mas o que acontece, é que se o nível de óleo baixar, a pressão dentro do motor baixará também.
E isso a cebolinha vai medir, não importando onde ela está instalada!
Por isso que retentores vazam, independente de sua localização:
Ou é por desgaste natural, ou porque sofreram muita pressão e "abriram as pernas".... Big Grin

Portanto, acho que o local a ser colocada tal cebolinha, seja ali na tampa do filtro, ou na parte superior do motor, não influencia na medição de tal equipamento!

Abraços,
Piske
Mobilete 50cc 83 > Monareta S50 85 > Honda XL 125cc 87 > Sahara 91 > Hyosung Cruise II 125cc 98 > Sahara 97 > Sundown Web 100cc 2003 > Yamaha Virago 250cc 97 > Biz 100cc 2002 > XT660 2006 > Sahara 1999
XMax 250 2021; Biz 100 2004
Responder
#47
HEHEHEHEHEHEH SABE TUDO ESTE CABRA TAMBEM TEM SANGUE GAUCHO :roll: :roll: :roll: .. É ISSO AI AMIGO SE VERIFICARES ESTAMOS COLOCANDO ONDE É MAIS PRATICO E ONDE A SAIDA DA BOMBA MANDA PARA O FILTRO DE OLEO PORTANTO SE ALI NAO TIVER PRESSAO DE OLEO TEU MOTOR JA ERA OK. Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin Big Grin
[Imagem: botton-4ANOS.gif] a vida é curta, quebre as regras,perdoe rapidamente, beije lentamente,ame verdadeiramente,  ria sem controle  E nunca se arrependa de coisa alguma que te faz sorrir....
  <!-- m -->http://WWW.JULIOMOTORS.COM.BR<!-- m -->
Responder
#48
A dúvida do Miltonjr não é totalmete em vão. Vejam que nos motores maiores o óleo percorre vários dutos e galerias, então colocar a cebolinha em um ponto final do sistema seria o mais correto, até porque a pressão vai baixando sensivelmente durante o percuso do óleo, pois ele lubrifica diversas bronzinas.
No caso da Sahara só existe pressão naquele ponto onde o pessoal adapta a cebolinha. Por que ?
Porque é o ponto entre a bomba e o virabrequim, fora este, os outros pontos de lubrificação, não são forçados e sim banhados, como é o caso do cabeçote, onde o óleo flui pelo eixo do comando e é espalhado pelo furos que existe no eixo.
E tem mais uma coisa, a bomba de óleo tem dois estágios, um lubrifica somente o VB e o outro lubrifica as demais partes, se não estou enganado é isso.
Por isso a cebolinhaq vai monitorar somente a lubrificação do VB, embora seja a parte mais crítica do motor, isso quer dizer que pode parar de subir óleo no cabeçote, fundir o comando e a LUZ de óleo vai estar apagada.
É isso aí.
Fui!
Leandro Carlos
Aprilia Pegaso - 2002
Honda XRE300
Palmas - TO

Visite minha galeria de imagens!


Jarinú, Piracicaba, Morretes, Vinhedo, Ribas, Praia Grande, Festa Fantasia Pouso Alegre e Ribas de Novo, SP, RJ e MG, 10° Níver em St. Isabel, Festa fantasia no ES, 13° Niver em São Roque, Ilha Comprida-SP, Fuinessa! Próximo destino ????

Responder
#49
Beleza Fuinessa, vc realmente entendeu minha duvida, já que a pressão não será indicada corretamente, pois no ponto onde foi adaptado não significa que o óleo está chegando no cabeçote. Grande Abraço.
Bonzinho vai pro céu...
Quem tem SAHARA vai pra onde quiser...rsrs
Responder
#50
PO MEU QUEM NAO ESTA ENTENDENDO ONDE VCS QUEREM CHEGAR SOU EU. TCHE A BOMBA MANDA OLEO POR PRESSAO PARA TODAS AS PARTES CANALIZADAS DO MOTOR E O LOCAL ONDE TEM PRESSAO TOTAL É ONDE ESTA SENDO COLOCADO SE NAO TIVER PRESSAO AI AUTOMATICAMENTE NAO TERA NO RESTANTE AGORA ELA NAO INDICAR FALTA DE OLEO NO FINAL É MEIO DIF. POIS NO MOMENTO QUE ESTIVER COM FALTA DE OLEO ELA JA SE ACENDERA INDICANDO A FALTA,OS DANOS ACONTECERAO SE ANDEREM COM A LUZ INDICANDO QUE ESTA FALTANDO OLEO.
[Imagem: botton-4ANOS.gif] a vida é curta, quebre as regras,perdoe rapidamente, beije lentamente,ame verdadeiramente,  ria sem controle  E nunca se arrependa de coisa alguma que te faz sorrir....
  <!-- m -->http://WWW.JULIOMOTORS.COM.BR<!-- m -->
Responder


Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 2 Visitante(s)