barbaridadeguri
Unregistered
Aliás, esqueci de comentar. A minha XLX está com o motor dela mesmo, apenas usando o carburador da Sahara. Ando tão devagar que nem percebo a frente tentando empinar. Falando sério mesmo, minha velocidade de cruzeiro nas estradas da minha cidade é de 60km/h e 80km/h quando viajo :roll:. 120 :roll: , 130, 140km/h, nunca andei.
Postagens: 137
Tópicos: 3
Juntou-se: Feb 2008
Reputação:
0
Olá. Barbaridade
Ao ler o seu problema, constatei que teu caso é semelhante qual li em algum fórum em que o assunto era Cilindro mestre do freio, qual tinha feito um resumo, espero que isso ti ajude.
Chama-se cilindro mestre o conjunto completo, reservatório com manete e tudo.
Problema quando não dá freio suficiente com o manete quase encostando ao punho.
Causa é vazamento, em vez de comprimir o fluído pra dentro da mangueira, os orings deixam "vazar" fluido pra dentro do reservatorio, exigindo um curso maior da manete para acionar o freio.
Experiência, pressione a manete de freio lentamente, com a moto parada e veja se não há um "calo" no acionamento se o manete der um "pulo" no meio do acionamento, é porque o cilindro mestre está deixando o fluído de freio da mangueira voltar para o reservatório, quando a pressão aumenta.
Solução uma boa limpeza e troca de orings. Existe 2 tipos de orings o original de cor preta e paralelo de latão que não presta.
Relato de não acharem os orings para venderem separadamente obrigando a compra do cilindro mestre completo.
O Cilindro mestre da Tornado, Sahara e Falcon são semelhantes. Da Sahara, peça nº 45510-KBZ-305, o preço é de R$ 238,90 e o da Tornado, peça nº 45510-KBB-305, é de R$ 192,30, existe só o jogo cilindro mestre para vender separado da Tornado R$ 36,00 nº da peça 45530-KJ1-702 marca DMT, o da Sahara o nº da peça 45530-KJ1-701, mas não sebe se existe compatibilidade de peças, mas é de conhecimento de peças da honda iguais mas de numero e preços diferentes.
Postagens: 124
Tópicos: 25
Juntou-se: Apr 2007
Reputação:
0
Tive um problema parecido e resolvi com a troca do flexível (coloquei um do tipo aeroquipe) e do manete de freio.
O manete original ,na parte onde encontra no cilindro, tem um "calombo" um pouco maior que o do paralelo que usava. Testei os dois e realmente existe uma pequena diferença no momento de frear,.
Depois disso tudo aproveitei e coloquei fluido DOT 5.
Sergio MOita
Unregistered
Cara quando isso aconteceu com a minha funcionou quando troquei as pastilhas, mas agora vejo que o buraco é mais embaixo, mas ainda acho que devemos trabalhar na escala de preço crescente, vamos tentar eliminar o problema. Se você percebe que hora a manete fica alta hora fica baixa, e não a vazamento no sistema acredito que possa ser o reparo de baixa qualidade que vc colocou, quando troque o reparo do burrinho da minha coloquei um paralelo de latão e resolvi o problema, acho que antes de trocar todo o sistema devemos trocar o reparo.
Valeu e boa sorte!
barbaridadeguri
Unregistered
Olá Pessoal, muito obrigado pelas dicas dadas a mim assim como para outros usuários! Acabei de chegar da rua e percebi que o freio ficou mais alto mas de vez em quando ele pega no meio do curso. O desempenho não está nem perto do que era antes de ter trocado as pastilhas na primeira vez. O reparo que coloquei é mesmo suspeito. Era de uma marca qualquer e aquele retentor (guarda pó) que tampa o conjunto já rachou e está se esfarelando. Creio que o mesmo pode estar ocorrendo com os O-rings. Acho que o próximo passo é tentar trocar estes. Puxa, já fiz tanto na moto e ainda tenho tanto a fazer que me desanima. Vou ter que trocar também os retentores da bengala, uma pintura geral, troca do kit de plásticos, filtro de ar, regular o carburador e comprar um duto de ar novo da Sahara para ligar o filtro ao carburador. Neste ponto posso dizer que a moto está começando a ficar legal. O problema é que cada centavo gasto, neste caso, dificilmente terá retorno na hora da venda. A moto de motor está muito boa mesmo, me dando grandes alegrias durante algumas viagens que fiz mas o problema são estes reparos a serem feitos! Mas tudo bem, vou fazer isto. Quem sabe amanhã não compro o reparo do pistão meste e troco. Vou colocando atualização aqui! Um grande abraço a todos.
Sergio MOita
Unregistered
Cara, quando vc relatou sobre toda sua luta diante da XLX me fez pensar no dia em que compramos (eu e meu pai) nossa 1º Sahara 91 por R$ 2.300, na realidade uma sucata, só vendo, tivemos muita dor de cabeça correndo de um lado para o outro na mão de mecânicos para tentar arrumar a moto e nunca ficou do jeito que agente queria. Então fiz uma loucura, decidi tentar aprender a mexer na moto por conta própria, desmontei toda e peguei o manual em PDF. Pense num monte de parafuso, depois de ter pintado chassi, motor suspensão... fui tentar montar, passei 3 semanas trabalhando para descobrir o encaixe das peças, fora a demora para encontrar as peças, nessa peleja toda descobri que estava gastando uma grana alta demais, aí parei e pensei "porra tô a um mês tentando monta essa moto e quando eu vou for vender?"
Entre miúdos essas motos que temos a um certo tempo como XLX, Sahara e outras motos antigas não compensa ter grandes gasto se você estiver pensando em vender, mas para mim, muitos aqui no moto grupo e até vc mesmo vale a pena ter esse gasto para mantermos nossas motos, pois para nós são mais que simples motos, mas caberá somente a você saber se tá te dando uma dor de cabeça muito forte capaz de fazer vender a motoca.
Na minha opinião vc deve ter um pouco mais de dor de cabeça para tentar resolver esse problema e não se preocupe muitos aqui estão empenhados para que tentar resolver nosso problema agora.
Voltando ao seu problema, concordo em tentarmos gastar o mínimo possível, neste caso concordo em antes de sacrificar todo sistema de freio ou até mesmo o cilindro mestre colocar os reparos, veja se vc encontra os originais se não for tão caro, o que acho difícil pode valer a pena, você pode se informar aqui qual a marca de reparo que o pessoal colocou.
valeu cara!
barbaridadeguri
Unregistered
Olá Sérgio e Gilberto,
É exatamente isto. Vou no próximo passo trocar o reparo. Já melhorou o freio mas ainda não está 100% confiável. Antes de trocar o cilindro inteiro, vou tentar esta última troca e vamos ver no que dá. Qualquer coisa, o Gilberto já me passou uma idéia de valores.
Pois é. Esta moto, para falar a verdade, foi comprada por exatos R$ 4.000,00 uma sobre a outra. Foi a primeira vez que comprei uma moto. Curto muito esta XLX e como sou pesado, o pedal não é grande problema. O que mais está me dando nos nervos são estes pequenos probleminhas como aqueles que você teve na reforma da Sahara. Quando pego ela na estrada, vejo que vale a pena mas na minha cidade a oferta de peças não é grande. Na verdade, para ela encontra-se apenas pastilhas, relação e escape  . No mais, tenho que "importar" de outros lugares. Agora corro atrás do condutor de ar do carburador. Abri outro tópico (na verdade, dois sem querer...)sobre este assunto. Penso em vender sim a XLX para a compra de uma Sahara ou até mesmo uma XT 600 Tenere daquela com carenagem e dois faróis. Se tivessem algumas em lojas da minha cidade já tinha feito a loucura! Mas no mais estou contente com ela. Tirando este problema crônico do freio e do filtro de ar, no mais está tudo bem. (toc, toc, toc, bate na madeira)
|