23-02-2007, 06:38 PM
Country Biker Escreveu:Pronto... lá vem o tio Oddy chatão com a Legislação vigente!
A Resolução CONTRAN 692/88 define o uso de lâmpadas para faróis que emitem luz amarela (de 2800 K a 3200 K) ou luz branca até 4200 K. As lâmpadas que emitem luz azul estão proibidas para uso no país
(eu já tinha postado isso!)
Lembrem-se: as lâmpadas OSRAM e PHILIPS são fabricadas na Europa, onde a legislação é diferente da nossa.
As Crystalvision do amigo Lhalon são PROIBIDAS (4300K). Assim como muitas Ching-Ling por aí.
Eu instalei em minha Sahara a OSRAM Cool Blue H4 60/55W - preço: R$ 26,00 (venda unitária aqui na Baixada).
Uma coisa esquisita é a lâmpada Osram Silverstar, também H4, que promete uma luminosidade 50% maior que a Cool Blue, com a mesma potência (60/55W) - mas o próprio site da fábrica não mostra, misteriosamente, qual a grandeza em Kelvin da lâmpada... será que é porque esse número é superior ao permitido para uso no Brasil??? Será??? Serááááááááá??????
Só pra constar: só é vendida aos pares, e o preço é em torno de R$130,00.
A diferença de utilização de uma lâmpada com tonalidade azul, além da eficiência, é a estética, pois realmente a moto parece ser mais nova - sem aquela luminosidade "antiga" do farol original.
Amigo,
Acho que MUITA gente está fazendo BASTANTE confusão com esta questão do 'kelvin'.
A resolução do CONTRAN se limita a dizer "luz amarela ou branca". Já li em vários fóruns dizendo que o limite é 4.200k. Quero saber de onde começou este boato. Convenhamos... 100k para mais ou para menos não torna, de maneira alguma, a luz azul. Isso não é nem a margem de erro de mensuração em laboratório.
Além disso, não existe na legislação um valor exato para determinar se a luz é permitida ou não. Como disse acima, o que diz é que a luz deve ser amarela ou branca. Nada mais.
Até 5800k é considerado BRANCO pelos especialistas, sendo esta a graduação da maioria dos xenon de fábrica. Se você escrever para a Philips e solicitar, eles enviarão um laudo técnico comprovando que a luz emitida pelas Crystal Vision é de fato BRANCA, estando 100% dentro das determinações de nossa legislação.
Inclusive, acho que é bom andar de posse deste laudo, porque tem muito policial mal informado por aí. E, quem receber uma multa utilizando Crystal Vision DEVE RECORRER.
Sds.