Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Nova lâmpada Philips Motovision
#24
Country Biker Escreveu:Pronto... lá vem o tio Oddy chatão com a Legislação vigente!

A Resolução CONTRAN 692/88 define o uso de lâmpadas para faróis que emitem luz amarela (de 2800 K a 3200 K) ou luz branca até 4200 K. As lâmpadas que emitem luz azul estão proibidas para uso no país
(eu já tinha postado isso!)

Lembrem-se: as lâmpadas OSRAM e PHILIPS são fabricadas na Europa, onde a legislação é diferente da nossa.

As Crystalvision do amigo Lhalon são PROIBIDAS (4300K). Assim como muitas Ching-Ling por aí.

Eu instalei em minha Sahara a OSRAM Cool Blue H4 60/55W - preço: R$ 26,00 (venda unitária aqui na Baixada).

Uma coisa esquisita é a lâmpada Osram Silverstar, também H4, que promete uma luminosidade 50% maior que a Cool Blue, com a mesma potência (60/55W) - mas o próprio site da fábrica não mostra, misteriosamente, qual a grandeza em Kelvin da lâmpada... será que é porque esse número é superior ao permitido para uso no Brasil??? Será??? Serááááááááá??????
Só pra constar: só é vendida aos pares, e o preço é em torno de R$130,00.

A diferença de utilização de uma lâmpada com tonalidade azul, além da eficiência, é a estética, pois realmente a moto parece ser mais nova - sem aquela luminosidade "antiga" do farol original.

Amigo,

Acho que MUITA gente está fazendo BASTANTE confusão com esta questão do 'kelvin'.

A resolução do CONTRAN se limita a dizer "luz amarela ou branca". Já li em vários fóruns dizendo que o limite é 4.200k. Quero saber de onde começou este boato. Convenhamos... 100k para mais ou para menos não torna, de maneira alguma, a luz azul. Isso não é nem a margem de erro de mensuração em laboratório.
Além disso, não existe na legislação um valor exato para determinar se a luz é permitida ou não. Como disse acima, o que diz é que a luz deve ser amarela ou branca. Nada mais.

Até 5800k é considerado BRANCO pelos especialistas, sendo esta a graduação da maioria dos xenon de fábrica. Se você escrever para a Philips e solicitar, eles enviarão um laudo técnico comprovando que a luz emitida pelas Crystal Vision é de fato BRANCA, estando 100% dentro das determinações de nossa legislação.

Inclusive, acho que é bom andar de posse deste laudo, porque tem muito policial mal informado por aí. E, quem receber uma multa utilizando Crystal Vision DEVE RECORRER.

Sds.
Responder


Mensagens neste Tópico

Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 26 Visitante(s)