Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Ferrugem no tanque
Eu salvei um tanque que estava bem enferrujado. Fazem 4 meses e o tanque está este tempo todo com pouco mais de 1l de gasolina e nenhum sinal de ferrugem.

Segue o procedimento:

1L de fer-li-com (R$ 10,90 1/2 litro).
1L de ácido clorídico (R$3,35).
3L de etanol.

Durante a semana, lavei o tanque (por fora), fiz um polimento e depois cera. Isolei a parte externa dele com plástico filme utilizado em culinária. Apliquei umas 3 camadas para que não respingasse ácido na tinta.

Assim estava o meu tanque:

[Imagem: ferrugem1.jpg]

[Imagem: ferrugem3.jpg]

Um amigo dono de uma loja de tintas tinha me oferecido outro produto. Mas o produto (que ele insite em dizer que é um fosfotizante) na "bula" diz que só desoxida e teoricamente deixaria pronto pra pintura. Custava R$ 16,00 o litro.

Acabei encontrando o fer-li-com por R$ 10,90 1/2 litro. Comprei 1L dele e mais 1L de ácido clorídico (R$3,35).

O acido clorídico diluí em 2L de água.

Depois de 1H30min, tirou a ferrugem solta (casquinha) e deixou o tanque lambuzado com uma "lama" de ferrugem. Não saiu com água. Tive que colocar um pano dentro do tanque e ir esfregamdo com uma chave de fenda. Ficou limpinho, mas onde estava a ferrugem ainda ficou marron a lata. Isso mostrava que, em questão de 1 dia, voltaria a ferrugem.

Coloquei o fer-li-com (sem diluir - apenas 1L que comprei mesmo) no tanque.

Virei o tanque de posição a cada 1 hora. Na vertical, depois virado pro lado direito, depois pro esquerdo e por fim de cabeça pra baixo.

Tirei o produto, lavei o tanque duas vezes com agua e depois com uns 3L de alcool combustível (o certo teria que ser alcool mais puro, pra ajudar a secar o tanque).

O tanque ficou zeradaço, sem nenhum sinal que algum dia teve ferrugem. Ficou como se fosse uma folha de ferro galvanizado (fosco, não como um parafuso zincado novo).

Isso já eram 8 da noite. Depois do àlcool, sequei com secador de cabelos (fala séruio, 1900W, aquilo é um soprador térmico, deve dar queimadura de 1º grau, no mínimo. rsrsrrs).

Resultado do serviço:

[Imagem: tanquelimpo2.jpg]

[Imagem: tanquelimpo1.jpg]

Deixei o secador ligado na boca do tanque por uns 15 minutos. O tanque ficou quente pra caramba. Deixei ele esfriar sozinho (e seco).

Por R$ 25,15 eu consegui restaurar um tanque que eu já tinha dado por perdido. Gastei 1/3 do que ia gastar (sem contar o frete) no Tank Film que chega a ser mais "chato" de aplicar.

Quem tem problemas com ferrugem no tanque, eu recomendo o produto que usei.

Abraço!
Tudo que é bom e barato é raro.
Tudo que é raro, tende a ser caro.
Logo, tudo que é bom e barato, sai caro!
Responder

Mensagens neste Tópico

Pular para Fórum:

Usuários visualizando este tópico: 2 Visitante(s)