31-03-2011, 04:33 PM
Dia 31 - 15/10/2010 - Arica-CH à Moquegua-PU - 222 Km
Opa... esqueci de contar, na noite anterior, também se hospedaram no hotel que a gente estava (Hotel Bahia Chimchorro) três pessoas, com duas Suzuki V-Strom DL 1000, que estavam de passagem, com destino a Matchu Picchu, conversamos um pouco e logo saímos para jantar.
Esse foi um dia triste, o dia das despedidas, o Renato e a Raquel já haviam ido embora na madrugada, após o café da manhã nos despedimos dos novos amigos que já seguiriam viagem (a galera das V-Strom), não consegui chegar a um acordo financeiro sobre meu último dia de hospedagem em Arica, Barbosa, Vanete, Magno e Vivi conseguiram pagar meia hospedagem em um quarto quádruplo, pois sairiam durante a noite, mas para mim queriam cobrar 25.000 pesos pela hospedagem em um quarto single, não valendo de nada os vários dias que passamos lá, por isso resolvi que seguiria aquele dia mesmo para Moquegua.
Já deixei minha bagagem semi-pronta e fomos para o centro, facilmente encontrei a concessionária Honda Automaq, indicado pelo amigo Carabineiro, eles tinham o azeite (óleo) para a moto, mas era bem caro, por ser o original Honda, fabricado nos Estados Unidos e semi-sintético, paguei 27.080 pesos por 3 litros de óleo e o serviço de substituição, além da limpeza e lubrificação da corrente (equivalente a R$ 103,00).
Motos são bem raras em Arica, a concessionária era especializada em motores estacionários (geradores de energia), mas os mecânicos foram muito atenciosos, me permitiram entrar na oficina e fui dando as dicas do que deveria ser feito na moto, enquanto isso, a galera foi para o centro comprar mais algumas lembranças.
Depois do trabalho realizado, o Barbosa já estava me esperando na frente da oficina, fui abastecer a motoca e seguimos para o hotel, para pegar minhas coisas, eles resolveram me acompanhar até a fronteira com o Peru, um fato que me chamou a atenção, foi um trabalho de remoção de minas terrestres que está ocorrendo próximo da fronteira, fiquei muito feliz com isso, o Chile é um dos poucos países que ainda utiliza essa forma desumana de defesa de suas fronteiras (já tinha visto placas de minas terrestres, na Terra do Fogo, próximo de Ushuaia).
Despedi da galera e cheguei na Aduana do Chile às 12:40 hrs, apesar de ter muita gente (vários carros, alguns ônibus) foi tudo rápido e organizado, fizeram um revista superficial da minha bagagem e me liberaram, agora na Aduana do Peru foi tudo mais complicado, peguei uma fila enorme, mas eram vários guichês e a fila foi andando, quando achava que estava tudo resolvido, fui até a moto e um fiscal me perguntou se já tinha feito o permisso, falei que não, ele soltou um "tá fudido", que deve ter aprendido com algum brasileiro. rsrsrsrs
Fui até o guichê informado por ele, mas não tinha ninguém, pedi informação para um militar e logo ele foi chamar uma moça para me atender, ela fui muito rápida e competente, inclusive tirando cópias de alguns documentos meus (não precisei usar as cópias que já tinha levado), voltando para a moto, ainda brinquei com o fiscal "fudido... no más". rsrsrsrsrs
Já era quase 14:00 hrs e estava morrendo de fome, na entrada de Tacna, vi uma placa de Zona Franca e fui entrar com intenção de comprar alguns perfumes, mas era somente para venda de veículos (usados, importados do Japão), desisti da compra e fui para o centro, achei tudo muito limpo e organizado, parei em uma lanchonete e comi um big lanche, achei um pouco caro, ficou em 15,50 soles (coisa de R$ 10,00), mas valeu a pena, muito bem feito e bem sortido, estava ótimo.
Segui em frente, no caminho fiquei impressionado pelos Geóglifos feitos pelo exército nos morros ao redor de Tacna, coisa linda mesmo, imaginei o trabalho que deu fazer tudo aquilo mas, como lá é muito raro chover, esse trabalho dura muito tempo.
Fui apreciando aquelas paisagens lindas, cruzei com alguns moto viajantes na estrada, mas só trocamos acenos, parei algumas vezes para fotografar e logo cheguei em Moquegua. Parei no primeiro posto para abastecer e fiquei meio perdido, pois a unidade de medida é o galão ao invés de litros, também aproveitei para comprar um litro de líquido para radiador (refrigerante), pois já tinha percebido em Arica que estava abaixo do nível mínimo.
Parei no primeiro hotel que vi, o preço estava bom, mas não havia garagem, continuei andando e localizei outro, gostei do lugar (bem simples), mas tinha local interno para guardar a moto, o atendente ficava perguntando coisas sobre o Brasil, mas estava comendo e falava com a boca cheia, não entendia 20% do que ele falava, mas ia respondendo o que imagina que ele estava perguntando, foi ilário, eu querendo ir logo mexer com as minhas coisas e ele não parava de falar, mas consegui despistá-lo falando que ia tomar um banho. rsrsrsrsrsrs
Após o banho, fui completar o nível do líquido do radiador e aproveitei para fazer uma limpeza no sistema. Em seguida fui até um banco trocar alguns dólares por soles, pois não estava previsto a minha pernoite no Peru ficando, portanto, insuficiente o câmbio que eu havia feito em Arica, em seguida fui em uma Lan House e também comprei algumas coisas que estava precisando, depois ainda levei minha calça de viagem (de trilha), para colocar um botão de pressão, pois o anterior havia arrebentado.
Enquanto estava mexendo com a moto, um senhor que também devia estar hospedado no hotel, veio me perguntar algumas coisas sobre a viagem, conversamos bastante, tendo um entendimento 100%, ele chegou a perguntar se eu era peruano, devido a falar muito bem o espanhol, mas tenho certeza que foi devido a forma tranquila dele falar, como eu compreendia bem e, já estava vários dias falando espanhol, conseguia responder com total clareza, fiquei orgulhoso do meu espanhol. rsrsrsrsrs
A noite, percebi que havia mais um motociclista hospedado no hotel, com uma Harley, como achei que a gente poderia desencontrar de horário, deixei um adesivo entre o banco e o tanque da moto e fui jantar, paguei um preço irrisório em um restaurante chinês, 6 soles por um prato de macarrão com legumes e carnes (era feito na entrada do restaurante, defronte a rua) e um refrigerante inca cola de meio litro (equivalente à R$ 4,00).
Já tinha voltado do jantar e estava assistindo TV, já meio grogue de sono e bateram na porta, era o motociclista, querendo me conhecer e agradecendo pelo adesivo, ele era um francês e estava vindo de Lima-PU, com destino a Santiago-CH, viajava com sua esposa peruana e teve um problema no rolamento da roda traseira, teve um pneu furado e o borracheiro não montou a roda corretamente, era seu aniversário e me convidou para ir com eles comemorar, como ainda estava tomando remédio para a garganta (antibiótico), estava com muito sono e teria um longo trecho no dia seguinte, resolvi não ir, mas agradeci pelo convite.
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Opa... esqueci de contar, na noite anterior, também se hospedaram no hotel que a gente estava (Hotel Bahia Chimchorro) três pessoas, com duas Suzuki V-Strom DL 1000, que estavam de passagem, com destino a Matchu Picchu, conversamos um pouco e logo saímos para jantar.
Esse foi um dia triste, o dia das despedidas, o Renato e a Raquel já haviam ido embora na madrugada, após o café da manhã nos despedimos dos novos amigos que já seguiriam viagem (a galera das V-Strom), não consegui chegar a um acordo financeiro sobre meu último dia de hospedagem em Arica, Barbosa, Vanete, Magno e Vivi conseguiram pagar meia hospedagem em um quarto quádruplo, pois sairiam durante a noite, mas para mim queriam cobrar 25.000 pesos pela hospedagem em um quarto single, não valendo de nada os vários dias que passamos lá, por isso resolvi que seguiria aquele dia mesmo para Moquegua.
Já deixei minha bagagem semi-pronta e fomos para o centro, facilmente encontrei a concessionária Honda Automaq, indicado pelo amigo Carabineiro, eles tinham o azeite (óleo) para a moto, mas era bem caro, por ser o original Honda, fabricado nos Estados Unidos e semi-sintético, paguei 27.080 pesos por 3 litros de óleo e o serviço de substituição, além da limpeza e lubrificação da corrente (equivalente a R$ 103,00).
Motos são bem raras em Arica, a concessionária era especializada em motores estacionários (geradores de energia), mas os mecânicos foram muito atenciosos, me permitiram entrar na oficina e fui dando as dicas do que deveria ser feito na moto, enquanto isso, a galera foi para o centro comprar mais algumas lembranças.
Depois do trabalho realizado, o Barbosa já estava me esperando na frente da oficina, fui abastecer a motoca e seguimos para o hotel, para pegar minhas coisas, eles resolveram me acompanhar até a fronteira com o Peru, um fato que me chamou a atenção, foi um trabalho de remoção de minas terrestres que está ocorrendo próximo da fronteira, fiquei muito feliz com isso, o Chile é um dos poucos países que ainda utiliza essa forma desumana de defesa de suas fronteiras (já tinha visto placas de minas terrestres, na Terra do Fogo, próximo de Ushuaia).
Despedi da galera e cheguei na Aduana do Chile às 12:40 hrs, apesar de ter muita gente (vários carros, alguns ônibus) foi tudo rápido e organizado, fizeram um revista superficial da minha bagagem e me liberaram, agora na Aduana do Peru foi tudo mais complicado, peguei uma fila enorme, mas eram vários guichês e a fila foi andando, quando achava que estava tudo resolvido, fui até a moto e um fiscal me perguntou se já tinha feito o permisso, falei que não, ele soltou um "tá fudido", que deve ter aprendido com algum brasileiro. rsrsrsrs
Fui até o guichê informado por ele, mas não tinha ninguém, pedi informação para um militar e logo ele foi chamar uma moça para me atender, ela fui muito rápida e competente, inclusive tirando cópias de alguns documentos meus (não precisei usar as cópias que já tinha levado), voltando para a moto, ainda brinquei com o fiscal "fudido... no más". rsrsrsrsrs
Já era quase 14:00 hrs e estava morrendo de fome, na entrada de Tacna, vi uma placa de Zona Franca e fui entrar com intenção de comprar alguns perfumes, mas era somente para venda de veículos (usados, importados do Japão), desisti da compra e fui para o centro, achei tudo muito limpo e organizado, parei em uma lanchonete e comi um big lanche, achei um pouco caro, ficou em 15,50 soles (coisa de R$ 10,00), mas valeu a pena, muito bem feito e bem sortido, estava ótimo.
Segui em frente, no caminho fiquei impressionado pelos Geóglifos feitos pelo exército nos morros ao redor de Tacna, coisa linda mesmo, imaginei o trabalho que deu fazer tudo aquilo mas, como lá é muito raro chover, esse trabalho dura muito tempo.
Fui apreciando aquelas paisagens lindas, cruzei com alguns moto viajantes na estrada, mas só trocamos acenos, parei algumas vezes para fotografar e logo cheguei em Moquegua. Parei no primeiro posto para abastecer e fiquei meio perdido, pois a unidade de medida é o galão ao invés de litros, também aproveitei para comprar um litro de líquido para radiador (refrigerante), pois já tinha percebido em Arica que estava abaixo do nível mínimo.
Parei no primeiro hotel que vi, o preço estava bom, mas não havia garagem, continuei andando e localizei outro, gostei do lugar (bem simples), mas tinha local interno para guardar a moto, o atendente ficava perguntando coisas sobre o Brasil, mas estava comendo e falava com a boca cheia, não entendia 20% do que ele falava, mas ia respondendo o que imagina que ele estava perguntando, foi ilário, eu querendo ir logo mexer com as minhas coisas e ele não parava de falar, mas consegui despistá-lo falando que ia tomar um banho. rsrsrsrsrsrs
Após o banho, fui completar o nível do líquido do radiador e aproveitei para fazer uma limpeza no sistema. Em seguida fui até um banco trocar alguns dólares por soles, pois não estava previsto a minha pernoite no Peru ficando, portanto, insuficiente o câmbio que eu havia feito em Arica, em seguida fui em uma Lan House e também comprei algumas coisas que estava precisando, depois ainda levei minha calça de viagem (de trilha), para colocar um botão de pressão, pois o anterior havia arrebentado.
Enquanto estava mexendo com a moto, um senhor que também devia estar hospedado no hotel, veio me perguntar algumas coisas sobre a viagem, conversamos bastante, tendo um entendimento 100%, ele chegou a perguntar se eu era peruano, devido a falar muito bem o espanhol, mas tenho certeza que foi devido a forma tranquila dele falar, como eu compreendia bem e, já estava vários dias falando espanhol, conseguia responder com total clareza, fiquei orgulhoso do meu espanhol. rsrsrsrsrs
A noite, percebi que havia mais um motociclista hospedado no hotel, com uma Harley, como achei que a gente poderia desencontrar de horário, deixei um adesivo entre o banco e o tanque da moto e fui jantar, paguei um preço irrisório em um restaurante chinês, 6 soles por um prato de macarrão com legumes e carnes (era feito na entrada do restaurante, defronte a rua) e um refrigerante inca cola de meio litro (equivalente à R$ 4,00).
Já tinha voltado do jantar e estava assistindo TV, já meio grogue de sono e bateram na porta, era o motociclista, querendo me conhecer e agradecendo pelo adesivo, ele era um francês e estava vindo de Lima-PU, com destino a Santiago-CH, viajava com sua esposa peruana e teve um problema no rolamento da roda traseira, teve um pneu furado e o borracheiro não montou a roda corretamente, era seu aniversário e me convidou para ir com eles comemorar, como ainda estava tomando remédio para a garganta (antibiótico), estava com muito sono e teria um longo trecho no dia seguinte, resolvi não ir, mas agradeci pelo convite.
![[Imagem: pa151401.jpg]](http://img7.imageshack.us/img7/3420/pa151401.jpg)
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![[Imagem: pa151481.jpg]](http://img4.imageshack.us/img4/2222/pa151481.jpg)
MOTO:
Mobi 81; DT180 83; XLX250 85; Dakar 88; XLX250 85; Elefantre 89; DT200 95; XT600 97; Falc 00; Biz 99; NX200 99; Torn 02; XR 200 96; Tenere 600 90; Torn 06; XT66 08; Falc 06; Torn 05; Fazer250 05; XT66 05; Falc 01; Falc 08; XT66 08; G650GS 10; F800GS 10
Mobi 81; DT180 83; XLX250 85; Dakar 88; XLX250 85; Elefantre 89; DT200 95; XT600 97; Falc 00; Biz 99; NX200 99; Torn 02; XR 200 96; Tenere 600 90; Torn 06; XT66 08; Falc 06; Torn 05; Fazer250 05; XT66 05; Falc 01; Falc 08; XT66 08; G650GS 10; F800GS 10