Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
1º Rally Sertões-Dakar do Mundo - RELATOS CONCLUÍDOS
Dia 12 - 08/09/2010 - Fortaleza-CE à Teresina-PI - 604 Km

Devido ao tempo que, com certeza, perderíamos com a troca da relação, já havíamos decido que mudaríamos nossos planos, ao invés de seguir para São Luis-MA (870 km) iríamos até Teresina-PI, que era mais perto e o Claudemir já conhecia o caminho (ele havia vindo por Teresina).

Tomamos o café da manhã normalmente e, com a informação do pessoal da pousada, seguimos para as "bocas" de Fortaleza, lá também tem uma espécie de General Osório como em São Paulo (uma rua que concentra muitas lojas e oficinas especializadas em motos), mas em menor proporção.

Eu percebi que o pneu traseiro da minha moto estava com gasto irregular, em alguns pontos ainda estava bom, mas em alguns lugares começava a aparecer a lona, ainda daria para rodar mais um pouco, mas resolvi trocar o pneu para não correr o risco de tomar uma multa ou ter a moto apreendida por essa falha, já que estava lá com todo recurso, era o melhor a fazer.

Achei um pneu Rinaldi R-34, na medida 130x80x18 por um bom preço, R$ 240,00 (na verdade o preço era R$ 260,00 mas pechinchei e ainda pedi a troca na faixa e consegui). Enquanto isso o Claudemir ficou negociando a relação para sua Tornado e comprou o kit todo, ainda tive um problema com o vendedor, falei para ele que a relação para a Tornado era 520x104 elos e ele insistiu que era 106, como eu não tinha absoluta certeza (já faz tempo que não mexo com a relação da Tornado), compramos o kit com corrente de 106 elos.

Depois do pneu trocado, voltamos para a Pousada fazer a substituição do kit de relação, troquei o pinhão (que estava completamente banguelo) e coloquei a corrente (não estava a fim de trocar a coroa, pois daria bastante trabalho e perderíamos bastante tempo), mas como já era previsto, a corrente ficou muito comprida, indo para o final da regulagem, falei para o Claudemir para irmos onde compramos a corrente para falar para o cara retirar um elo e instalar a coroa nova, ele chegou na oficina e já mandou o mecanico fazer o serviço (a parte de serviços é terceirizada), enquanto eu fui conversar com vendedor, deu um rolo danado, eu queria que o serviço ficasse por conta da oficina porque foi falha do vendedor, o mecanico queria receber, no final das contas, também consegui o serviço na faixa para o Claudemir. rsrsrsrsrs

Serviço realizado, voltamos para a Pousada Iracema e arrumamos nossas coisas, saímos de Fortaleza por volta das 12:00 hrs e o transito era um suplício, todo equipado com aquele calor infernal e em baixa velocidade, logo pegamos a rodovia e o GPS estava indicando um caminho errado, o Claudemir me comunicou o erro e fomos pelo caminho que ele já conhecia e era o correto.

Tínhamos andado uns 30 km e, após passar por uma pequena vila senti a traseira da motoca balançar, parei e percebi que o pneu traseiro estava furado, o Claudemir voltou rapidamente e falou para a gente seguir em frente, falei que iria voltar pois tinha visto uma borracharia logo atrás, rodei uns 100 metros e já estava na borracharia, imaginava que o montador tinha feito alguma besteira ao instalar o pneu para furar sem motivo aparente, mas o problema foi um descolamento da camara na parte interna (essa camara era a que veio na moto quando a comprei), o borracheiro disse que dava para consertar, mas não ficaria muito confiável, falei para ele consertar, que eu colocaria a camara nova que comprei em Teixeira de Freitas-BA e colocaria a consertada de reserva.

O serviço foi feito rapidamente e aproveitamos para almoçar na pequena vila, vimos um restaurante simples na beira da estrada e comemos muito bem, havíamos pedido peixe como mistura, mas como não havia muito, também mandaram um reforço de frango, estava tudo uma delícia e ainda tomamos duas cajuína (refrigerante sabor caju), uma delícia que só vi no Ceará.

Voltamos para a estrada às 14:00 hrs, o calor estava daquele jeito, dava para fritar ovo no asfalto tranquilamente e tínhamos muito para rodar, procuramos andar rápido e parar o mínimo possível, na próxima parada para abastecer, fomos muito rápidos, abastecemos, tomamos uma água e saímos.

Antes de chegar a Sobral tem uma Serra lindíssima, o Claudemir já tinha me falado dela, tinha ficado maravilhado na vinda para Natal-RN, logo que começamos a se aproximar da serra a paisagem já foi mudando, a caatinga sendo substituida por uma vegetação mais exuberante, conforme íamos subindo o calor ia cedendo e eu acompanhando tudo pelo GPS, praticamente tudo que havia rodado de Natal para frente era tudo plano a no máximo 100 metros de altitude, e estrada com poucas curvas e bem suaves as que existiam, na serra era tudo diverente, as curvas eram muito acentuadas e altitude subia rapidamente, culminando na altitude máxima de 850 metros em frente ao Posto da Polícia Rodoviária Federal.

Rodamos bastante em boa altitude, com clima mais ameno, e numa dessas descidas, acertei uma pedra no meio da estrada a 120 km/h, como o asfalto era perfeito e se tratava de uma descida em reta, o Claudemir seguia a frente com uma boa distância eu estava desatento mexendo no GPS, quando vi a pedra, já estava em cima, só deu para segurar firme o guidão, foi uma porrada grande, escutei o barulho da pedra arrastando no asfalto, mas as suspensões da XT 660 R fizeram seu trabalho, a moto passou sobre a pedra e não cai, mas a roda dianteira sofreu um grande impacto e amassou bastante, mas não interferiu na pilotagem, fiz todo o restante do percurso desse jeito e só arrumei a roda aqui em Ibiúna, na semana passada.

A serra só terminou por completa na divisa Ceará - Piauí, que atravessamos já durante a noite, logo após a divisa paramos para abastecer, descansamos um pouco, lavamos as viseiras e os faróis e seguimos em frente, chegamos em Teresina-PI por volta das 21:00 hrs e o GPS indicava para o centro da cidade, o Claudemir informou que deveríamos ir para as proximidades da rodoviária, onde ficava o hotel que havia se hospedado na vinda.

Pesquisei rodoviária no GPS e rapidamente fomos para a rota certa, encontramos o Hotel Lord sem dificuldades e nos instalamos, após um banho fomos para o restaurante do hotel, mas já estava fechado, informaram que podíamos pedir comida no quarto, mas não interessou, fomos dar uma vonta na cidade, mas estava tudo fechado, com muito custo entramos uma lanchonete, eu comi dois lanches (eram muito pequenos) e o Claudemir comeu um lanche e um caldo de carne (tipo uma sopa).

O Hotel era bem chique, mas cheio de problemas, o piso do banheiro foi mal planejado / executado e quando tomava banho a água ia parar no corredor, ficou aquele aguaceiro, o ar condicionado era barulhento e muito fraco, não dava conta do calor de Teresina, só deixava o quarto com uma temperatura razoável e serviço de internet (hi fi) caia a todo momento.

[Imagem: p9080517.jpg]

[Imagem: p9080519.jpg]

[Imagem: p9080524.jpg]

[Imagem: p9080526.jpg]

[Imagem: p9080531.jpg]

[Imagem: p9080528.jpg]

[Imagem: p9080532.jpg]

[Imagem: p9080536.jpg]

[Imagem: p9080535.jpg]

[Imagem: p9080542.jpg]

[Imagem: p9080546.jpg]
MOTO:
Mobi 81; DT180 83; XLX250 85; Dakar 88; XLX250 85; Elefantre 89; DT200 95; XT600 97; Falc 00; Biz 99; NX200 99; Torn 02; XR 200 96; Tenere 600 90; Torn 06; XT66 08; Falc 06; Torn 05; Fazer250 05; XT66 05; Falc 01; Falc 08; XT66 08; G650GS 10; F800GS 10
Responder

Mensagens neste Tópico

Pular para Fórum:

Usuários visualizando este tópico: 1 Visitante(s)