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Como vedar adequadamente a caixa de ar???
#33
GILBERTO RENATO LUCAS MAC Escreveu:Alex Fox, registro que no manual de peças do filtro de ar aparece as magueiras do respiro do motor e meciona a estranheza, mas nas XT600E e XT660R essa mangueira é interligada para dentro da cápsula do filtro de ar (jorrando ar quente, gases e respingos de óleo) e da cápsula sai outra mangueira com tampa no final que em tempos tem que abrir e tirar o excesso de óleo que fica nela, esse sistema pelo jeito eriam aplicar na Sahara mas desistiram, olha as vantagens:
Facilita a purificação do ar, revestindo as paredes interna da caixa de ar com pelicula de óleo retendo as partículas de poeira que passarem pelo filtro de ar.
Facilita a lubrificação dos pistonetes que é importante.
E facilita na ajuda na combustão, com retorno de ar quente do motor, adequando se aos paises frios como da Europa, mas para paises quentes o detalhe acaba perdendo o sentido.

Muitas motos (assim como a grande maioria dos carros) tem essa ligação entre o respiro de óleo do bloco do motor e o filtro de ar. A função é a de queimar os gases provenientes do óleo do motor, que se lançado no ar é mais prejudicial do que se for queimado.

Quanto ao ar quente na combustão, a questão é discutível, porque quanto mais frio for o ar admitido pelo motor, maior a quantidade dele entrará na cãmara (molèculas de ar mais próximas) e com isso a combustão será mais eficiente.

É provável, como você disse, que o projeto inicial previa que uma das mangueiras entrasse na caixa de filtro de ar (já que ela está instalada bem próxima da caixa), e por isso está no esquema do manual.

Abraço!
Tudo que é bom e barato é raro.
Tudo que é raro, tende a ser caro.
Logo, tudo que é bom e barato, sai caro!
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