14-09-2010, 02:43 PM
Martinez Escreveu:Desfeito o mistério. A minha moto não tem o item 6 do catálogo de peças.
Alex, concordo contigo sobre a "preferência" de lugar para a entrada de ar para dentro da caixa. Mas como sempre ando fora do asfalto, acredito que poeira e pequenas pedrinhas tenham realmente entrado por outro lugar e não pelo elementro filtrante (...) Estou para dizer que o ar "preferia" passar por toda a lateral da caixa, onde eram para estar os itens 6 do catálogo de peças, portanto, sem ser filtrado... :evil:
Se o elemento filtrante estiver sujo a ponto de deixar a moto no estado em que estava a sua, é plausível de dali pra frente (após entrar na caixa, mas antes de passar peloo elemento filtrante) ele opte por passar em local mais livre. Mas até chegar no filtro, com certeza ele vai passar pela tomada de ar da tampa.
É complicado de explicar, mas a coisa é mais ou menos assim: Suponha que o elemento filtrante ficasse no lugar sem a tampa da caixa (ou seja, andar com a moto sem a tampa do filtro de ar, mas com o elemento filtrante no lugar), o ar teria que passar pelo tal elemento filtrante, concorda?
Então, não havendo o item nº 06 na sua moto, em nada modificaria a entrada de sujeira. Correto?
(PS: Veja que o item nº 06 repere duas vezes: Um anel fica na tampa da caixa e o outro atrás da moldura do elemento filtrante. Na suposição acima, eu me refiro a não ter o anel apenas na tampa).
Na mesma hipótese, somente passaria sujeira por dois lugares para avançar pro carburador: Pelo elemento filtrante ou por eventual orifíco entre a moldura do elemento filtrante e a caixa do filtro.
Então, o "X" da questão está em se a moldura do elemento filtrante está vedando bem junto a caixa do filtro de ar (e contando que o filtro esteja limpo e em bom estado).
E tem também o fato que expliquei anterirmente do condutor de ar (entre caixa do filtro e carburador) esteja bem encaixado.
Tudo que é bom e barato é raro.
Tudo que é raro, tende a ser caro.
Logo, tudo que é bom e barato, sai caro!
Tudo que é raro, tende a ser caro.
Logo, tudo que é bom e barato, sai caro!