16-08-2010, 09:19 AM
Alexandre bauru Escreveu:nelsonbad32 Escreveu:Geraldinho FOL Escreveu:Mas conta ai pra gente como é a sensação térmica ao enfrentar esse clima da patagônia no inverno?
Consegue suportar bem?
Incomoda Muito?
É perigoso viajar de moto nestas condições? A Moto escorrega / desliza muito? (a julgar pela quantidade de tombos).
Você resfriou / gripou?
Com roupas apropriadas é possível para qualquer aventureiro?
um abraço.
Geraldinho
Julio Hato Escreveu:Grande Alexandre Muniz Klink!!
Maravilha de lugares heim?
Tenho as mesmas dúvidas do Nelsonbad. Como a XT se comporta na neve e gelo. Usou os pinos de aço? e as cadenas de nieve, encontrou por lá?
Abraços.
Em resposta as perguntas dos amigos Geraldinho FOL (por intermédio do amigo Nelson Bad) e Julio Hato......
Viajar pela Patagônia no inverno é sempre um grande desafio (essa foi a minha 2º vez) em virtude das baixas temperaturas (sempre muito próximas ou abaixo de 0ºC......)....
porém não é somente o frio....mas também as transformações que este provoca no meio ambiente....... (neve, nevascas, congelamento de rios, congelamento de lagos, etc...)
pare nós que viajamos em motocicletas, o maior agravante após o frio, é o congelamento ou fechamento de estradas ou caminhos em virtude da neve ou do gelo compactado que se forma sobre ele....
a dificuldade é quando se forma sob o asfalto uma fina camado de gelo, quase imperceptível ao nossos olhos....... uns chamam de "hielo negro" mas é mais popularmente chamada de "escarcha"
normalmente formada durante a noite e perduram até o meio da manhã....
com neve......... cheguei e conclusão que é inviável e extremamente inseguro a pilotagem com uma moto média (XT660.. XT600) carregada de bagagens.......
isso em virtude da camada de gelo sólida que se forma por baixo desta e muitas vezes por ela esconder uma vala, uma depressão, ou mesmo um riacho......hock:
com gelo sem chance...... pode estar com cravos de aço.. corrente.. o que for... se o terreno for plano vc até consegue se deslocar a passos de tartaruga..... mas se o terreno for íngreme e a motoca carregada...... não adianta insistir... não sobe!
com escarcha pneus tipo cross (biscoito) resolvem parte do seu problema..... se for possível colocar cravos de aço..... melhora ainda mais.... com muito cuidado..... é possível se deslocar.....
a melhor solução para contornar esse obstáculo é a paciência... pois normalmente ele permanece até a metade da manhã..... ou hora do almoço... então... nesses lugares não adiante querer pegar a estrada logo cedo.....
o melhor a fazer é se programar para rodar pequenos trechos onde vc se depara com esse tipo de obstáculo...
o maior problema é quando vc vai percorrer trechos "escarchados" por regiões de montanhas..... em lugares que não recebem a luz solar.... e ficam com sombras constantemente....... todo cuidado é pouco... :-!
com neve em estradas de terra com pneus de cross ou no mínimo um 50% vai na boa.... isso não houver formação de gelo sólido por baixo da neve.....
a terra permite a permeabilidade da água fruto do degelo..... se torna transitável, porém o grande problema passa a ser o lamaçal formado..... eu a chamei de Transamazônica congelada..... :-D
com relação a sensação térmica...
não sei como calcular o fator temperatura ambiente x velocidade....
mas o frio é algo que realmente incomoda... é muito doloroso.....
em alguns momentos a maior dificuldade é no momento do abastecimento.... onde está muito frio e sob forte vento... ao tirar as luvas....
:-| :-| :-| :-| :-| :-| :-|
eu sempre corria pra dentro da loja de conveniência....
e tem o lance da sensibilidade ao frio de cada um...... talvez o que seje frio pra vc .... não é pro outro.. e vice versa.....
muito importante escolher a roupa adequada...... pra não levar excesso que equipamento pesado e sem eficiência... :-!
é realmente uma provação.... o rosto fica queimado .. pelo sol e pelo frio.... o lábios cortados..... as pontas dos dedos e as mãos ficam rachadas.... em algumas situações chegam a ocorrer pequenos cortes....
outra coisa que precisa sempre ser observada é o tempo... sempre inconstante....... muda muito rápido em poucas horas.....
e vc precisa sempre estar ciente no momento de fazer o planejamento da viagem, que nessa época do ano os dias são extremamente curtos....
o sol nasce por volta das 8.....8:30.....9hs da manhã.... ficando bom pra pilotar por volta das 11:00hs.... e começa a escurecer as 17:30...18hs....
e por último .. a sorte.....
no ano passado, enfrentei bastante frio.... mas pouca neve e gelo.....
nesse ano .. não tanto frio..... porém na região da Carretera Austral, nesse ano, nevou como nao nevava a 50 anos atrás... #-o .... e no ano passado quase não houve neve (informação fornecida pelos moradores locais)...
:-!
MOTO:
Mobi 81; DT180 83; XLX250 85; Dakar 88; XLX250 85; Elefantre 89; DT200 95; XT600 97; Falc 00; Biz 99; NX200 99; Torn 02; XR 200 96; Tenere 600 90; Torn 06; XT66 08; Falc 06; Torn 05; Fazer250 05; XT66 05; Falc 01; Falc 08; XT66 08; G650GS 10; F800GS 10
Mobi 81; DT180 83; XLX250 85; Dakar 88; XLX250 85; Elefantre 89; DT200 95; XT600 97; Falc 00; Biz 99; NX200 99; Torn 02; XR 200 96; Tenere 600 90; Torn 06; XT66 08; Falc 06; Torn 05; Fazer250 05; XT66 05; Falc 01; Falc 08; XT66 08; G650GS 10; F800GS 10