12-01-2010, 07:50 AM
Dicas para Rodar com Vento e na Combinação Vento + Rípio
Com vento lateral, instintivamente a gente já vai inclinando a motoca, como se tivesse fazendo uma curva e segue assim, sem problemas, quanto mais forte o vento, mais inclinação.
Mesmo com o vento lateral é possível desenvolver boa velocidade, 120... 130 km/h sem problemas, claro bem mais cansativo e com muito mais atenção.
O grande problema são as curvas e as ultrapassagens...
Se o vento estiver da esquerda para a direita, a vai estar inclinada para a esquerda (apoiada no vento) e as curvas para direita poderão ser feitas sem problemas (a gente chega a fazer curva para direita com a moto reta ou inclinada para a esquerda), mas caso a curva seja para esquerda, tem que frear forte antes da curva, diminuir muito a velocidade, pois não tem mais o que deitar a motoca, se não fizer isso, passa reto na curva.
Também tem outro agravante, em certo momento está um excelente vento a favor, mas na próxima curva esse vento a favor será um vento lateral, por isso é bom não abusar da velocidade e ficar atento sempre, com vento contra não tem jeito, segurar com força na motoca de mandar acelerador, teve trecho que mesmo com toda força da XT 660 não conseguia passar de 110 km/h.
Quanto as ultrapassagens, se tiver vento da esquerda para direita, não influencia nada, vc vai estar com a moto inclinada para esquerda e fará a ultrapassagem normalmente, continuando com a moto inclinada para esquerda, o problema acontece quando o vento é da direita para esquerda, pois nesta situação o veículo (principalmente caminhão) vai barrar o vento e assim que terminar a ultrapassagem vai pegar o vento de uma vez, com a moto reta, a solução encontrada é terminar a ultrapassagem já inclinado a moto para direita, ou seja voltando o mais rápido possível para sua faixa.
No rípio o negócio é manter a motoca sempre tracionando, acelerando e freando a todo momento, procurando se manter no trilho, sempre não se exceder na velocidade pois, mesmo que esteja com vento a favor, na próxima curva será vento lateral, se a rajada de vento for muito forte, diminuir bem a velocidade, sempre fazendo de tudo para ficar no trilho, evitar as beiradas da estrada (com muito material solto), se não tiver jeito, pára e começa tudo de novo.
Qualquer dúvida, é só perguntar. ;-)
Com vento lateral, instintivamente a gente já vai inclinando a motoca, como se tivesse fazendo uma curva e segue assim, sem problemas, quanto mais forte o vento, mais inclinação.
Mesmo com o vento lateral é possível desenvolver boa velocidade, 120... 130 km/h sem problemas, claro bem mais cansativo e com muito mais atenção.
O grande problema são as curvas e as ultrapassagens...
Se o vento estiver da esquerda para a direita, a vai estar inclinada para a esquerda (apoiada no vento) e as curvas para direita poderão ser feitas sem problemas (a gente chega a fazer curva para direita com a moto reta ou inclinada para a esquerda), mas caso a curva seja para esquerda, tem que frear forte antes da curva, diminuir muito a velocidade, pois não tem mais o que deitar a motoca, se não fizer isso, passa reto na curva.
Também tem outro agravante, em certo momento está um excelente vento a favor, mas na próxima curva esse vento a favor será um vento lateral, por isso é bom não abusar da velocidade e ficar atento sempre, com vento contra não tem jeito, segurar com força na motoca de mandar acelerador, teve trecho que mesmo com toda força da XT 660 não conseguia passar de 110 km/h.
Quanto as ultrapassagens, se tiver vento da esquerda para direita, não influencia nada, vc vai estar com a moto inclinada para esquerda e fará a ultrapassagem normalmente, continuando com a moto inclinada para esquerda, o problema acontece quando o vento é da direita para esquerda, pois nesta situação o veículo (principalmente caminhão) vai barrar o vento e assim que terminar a ultrapassagem vai pegar o vento de uma vez, com a moto reta, a solução encontrada é terminar a ultrapassagem já inclinado a moto para direita, ou seja voltando o mais rápido possível para sua faixa.
No rípio o negócio é manter a motoca sempre tracionando, acelerando e freando a todo momento, procurando se manter no trilho, sempre não se exceder na velocidade pois, mesmo que esteja com vento a favor, na próxima curva será vento lateral, se a rajada de vento for muito forte, diminuir bem a velocidade, sempre fazendo de tudo para ficar no trilho, evitar as beiradas da estrada (com muito material solto), se não tiver jeito, pára e começa tudo de novo.
Qualquer dúvida, é só perguntar. ;-)
MOTO:
Mobi 81; DT180 83; XLX250 85; Dakar 88; XLX250 85; Elefantre 89; DT200 95; XT600 97; Falc 00; Biz 99; NX200 99; Torn 02; XR 200 96; Tenere 600 90; Torn 06; XT66 08; Falc 06; Torn 05; Fazer250 05; XT66 05; Falc 01; Falc 08; XT66 08; G650GS 10; F800GS 10
Mobi 81; DT180 83; XLX250 85; Dakar 88; XLX250 85; Elefantre 89; DT200 95; XT600 97; Falc 00; Biz 99; NX200 99; Torn 02; XR 200 96; Tenere 600 90; Torn 06; XT66 08; Falc 06; Torn 05; Fazer250 05; XT66 05; Falc 01; Falc 08; XT66 08; G650GS 10; F800GS 10