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Sahara não passa de 120km/h.
#42
Galera:

Hoje busquei um kit para testes para a motoca: Bobina de faísca (magnetron), cachimbo de vela (NGK) e CDI (Servitec) para testar na moto neste final de semana:


[Imagem: imagem032.jpg]

Antes de trocar os componentes, refiz as medições de resistência nas peças da moto.

No post anterior, mencionei que o teste de resistência entre o terra da bobina de faísca e o cachimbo de vela deu um resultou inferior ao padrão do manual:

Teste Resistência Bobina Secundária e Cachimbo de Vela


Valores no manual: 7,3 a 4,4 Ohm
Valor aferido na moto: 3,14 Ohm

Resolvi então desmontar o cachimbo de vela. Descobri que o terminar´l que encosta na vela estava um pouco desrosqueado. MAs como tem uma mola interna para fazer o contato, tal fato não deveria trazer dificuldades para a passagem de corrente.

Desmontei o cachimbo para verificar o estado dos componentes internos e remontei:


[Imagem: imagem023o.jpg]

Fiz nova medição e o valor aumentou de 3,14 para 7,51 Ohm, ficando bem mais próximo do valor mínimo de fábrica que é de 3,6 Ohm.

Mas ocorreu outra coisa que pode ter alterado esse valor: Descobri que a placa que serve de suporte para a bobina de faísca estava com os parafusos frouxos. Isso poderia ocasionar problema de aterramento na bobina. Mas o novo teste da bobina apresentou o mesmo valor de antes, portanto, o aterramento ocorria mesmo assim.

Uma coisa que me agradou foi que, ao tirar a vela, ela apresentou coloração normal e não mais esbranquiçada como antes da viagem à Curitiba (quando criei este tópico):


[Imagem: imagem010h.jpg]

Com relação as peças novas, fiz os mesmos testes (testei as peças fora da moto e ainda não instalei pra dar uma volta e verificar possíveis melhoras).

Na bobina de fásica, o valor do teste de continuidade do terminal primário e a placa de aterramento foi o mesmo do que está na moto. Mas o teste de resistência do cabo de vela e a placa de aterramento foi um pouco menor na peça nova (3,14 na bobina que está na moto e 3,08 na bobina nova).

Já o teste entre a bobina de faísca e o cachimbo de vela, o valor aumentou nas peças novas (conjunto bobina + cachimbo): 8,03 Ohms no conjunto novo contra 7,51 Ohms no conjunto que está na moto (padrão de fábrica fica entre 7,3 a 11 Ohms.

Ou seja, embora o teste do cabo de vela da bobina nova tenha dado um valor abaixo do que a bobina que está na moto, com o cachimbo de vela novo instalado nessa bobina nova, o valor foi bem mais alto que no kit da moto.

Assim, fica descartado o problema na bobina de faísca. Amanhã farei a medição da bobina velha com o cachimbo novo.

Um detalhe interessante é que, mesmo o cachimbo de vela novo ser da NGK que fornece para a Honda, o material isolante não é tão flexível quanto o cachimbo que está na moto.

Agora minha atenção ( e orações) estão voltados para o cachimbo de vela. Tomara que este maldito defeito seja só nele mesmo.

Por via das dúvidas, vou testar o CDI de novo, mas desta vez um apropriado para a Sahara (da outra vez, fis o teste com CDI's para XR 200 e NX 200 como alguns amigos aqui do SM haviam mencionado melhoras significativas na moto).

Amanhã mando notícias dos testes.

Só por curiosidade. Valores da peças:
Cachimbo de vela NGK: R$ 32,15;
CDI Servitec Sahara até 1997: R$ 124,75;
Bobina de Ignição MAgnetron: R$ 31,35.
Total................................R$ 188,25

Abraço!
Tudo que é bom e barato é raro.
Tudo que é raro, tende a ser caro.
Logo, tudo que é bom e barato, sai caro!
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