27-04-2009, 11:52 PM
Arias Escreveu:Só uma observação: tubos mecânicos têm como nominal o diâmetro externo, independente de serem com ou sem costura. Os tubos onde o nominal é o interno são os de condução, que inclusive, possuem espessura de parede bem maior.Grande Arias, tudo bem?
Você está certissimo Arias, foi só um alerta para aqueles que estão acostumados com o dimensionamento dos tubos de condução (antigos tubos d'agua por exemplo). Não me referi ao tubo mecânico, tanto que eu escrevi: Nos tubos (?) com costura o diâmentro nominal é o de vazão, ou seja, o interno.
Mas você está certo, nem todo tubo com costura usa o diâmetro de vazão como nominal.
Arias Escreveu:Outra coisa, cuidado com os aços de alto teor de carbono (1045, 1060), pois a soldabilidade (capacidade de ser soldado) cai com a quantidade de carbono (ou carbono equivalente), o que pode tornar a estrutura bastante frágil.
Para fazer os suporte dos alforjes eu comprei os tubos em ferro velho e não tenho o teor exato dos mesmos, mas pela minha experiência e pelo teste empírico de fagulhamento tenho quase certeza que o teor é de 0,45%C (1045).
Pela característica da peça eu julgo ser o melhor, devido a maior resistência em caso de queda.
Sofri um acidente indo para Curitiba e o tal suporte de alfojes resistiu à queda e protegeu a a moto. Se fosse um tubo 1020 certamente teria sofrido uma deformação plástica na queda e teria danificado muito a minha moto.
Mas não nego que sou um pouco exagerado no dimensionamento de meus projetos, herança da época que trabalhava na ferrovia...hehehe.
Abração,
Rá.
Rá-1000-ton
=================================================================
=================================================================