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Crash Bar (Proteção Carenagem)
#19
Arias Escreveu:Só uma observação: tubos mecânicos têm como nominal o diâmetro externo, independente de serem com ou sem costura. Os tubos onde o nominal é o interno são os de condução, que inclusive, possuem espessura de parede bem maior.
Grande Arias, tudo bem?

Você está certissimo Arias, foi só um alerta para aqueles que estão acostumados com o dimensionamento dos tubos de condução (antigos tubos d'agua por exemplo). Não me referi ao tubo mecânico, tanto que eu escrevi: Nos tubos (?) com costura o diâmentro nominal é o de vazão, ou seja, o interno.
Mas você está certo, nem todo tubo com costura usa o diâmetro de vazão como nominal.

Arias Escreveu:Outra coisa, cuidado com os aços de alto teor de carbono (1045, 1060), pois a soldabilidade (capacidade de ser soldado) cai com a quantidade de carbono (ou carbono equivalente), o que pode tornar a estrutura bastante frágil.

Para fazer os suporte dos alforjes eu comprei os tubos em ferro velho e não tenho o teor exato dos mesmos, mas pela minha experiência e pelo teste empírico de fagulhamento tenho quase certeza que o teor é de 0,45%C (1045).
Pela característica da peça eu julgo ser o melhor, devido a maior resistência em caso de queda.
Sofri um acidente indo para Curitiba e o tal suporte de alfojes resistiu à queda e protegeu a a moto. Se fosse um tubo 1020 certamente teria sofrido uma deformação plástica na queda e teria danificado muito a minha moto.
Mas não nego que sou um pouco exagerado no dimensionamento de meus projetos, herança da época que trabalhava na ferrovia...hehehe.

Abração,
Rá.
Rá-1000-ton
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