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caixa de direção
#3
Sim, existe uma regulagem.
Por tratarem-se de rolamentos cônicos, há necessidade de um ajuste fino para tirar a folga se, no entanto, "enforcar" os rolamentos.
Veja que abaixo da mesa superior há uma porca castelo. É ela que faz essa regulagem.
Para fazer a regulagem:
-coloque a moto sobre um cavalete de forma que a roda dianteira fique suspensa;
-solte a porca superior da mesa;
-aforuxe os parafusos da mesa superior;
-Com uma chave de fenda bata na porca para que ela gire em sentindo horário, fazendo-a pressionar os rolamentos da mesa;
-Faça isso aos poucos e gire guidão para os lados para ver se não está ficando pesado. Se ficar, é porque tu apertou demais a porca castelo;
-Achando o ponto certo de aperto, volte um pouquinho a porca (sentindo anti horário), porque quando reapertar a porca superior da mesa, ela também vai fazer pressão nos rolamentos.
-Reaperte a porca superior da mesa;
-Reaperte os parafusos da mesa superior.

PS: Antes de fazer isso, com a roda suspensa, gire devagar o guidão para os lados, lentamente e com pouca força. Se notar que há uma resistência ao girar quando o guidão está em linha reta é porque os rolamentos já sofreram desgaste, necessitando de troca.

Abraço!
Tudo que é bom e barato é raro.
Tudo que é raro, tende a ser caro.
Logo, tudo que é bom e barato, sai caro!
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