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Dicas para primeira vez numa estrada de chão
#24
A Iaci me mandou uma mp muito legal, tão legal que achei interessante colocar aqui.

iacimar Escreveu:Smile
Não é só ler, é lembrar de por em prática, aos poucos, até ter tudo medular, automático.

Fui aprendendo aos poucos, lendo, aqui e ali, testando, caindo. Morria de medo de andar na areia, mas, numa viagem, percorri 100km de praias, duras ou fofas, descontínuas. Fui de Mucuri a Nova Viçosa, na Bahia, pela praia>32km, em 1985 de XL250. De Corumbau a Caraiva, 14 km, a maré subindo, a praia, de areia grossa e vermelha, toda ondulada e eu, em pé nas pedaleiras, só curtindo aquela montanha russa. (E gritando "Yiipiiiii") De mais! Noutra viagem, até Maceió, de XLX350, rodei, no total 1000km de terra, em 7000 total, pois escolhi exatamente este tipo de estrada para ver coisas diferentes, a que moto street não tinha acesso.
Já ouviu falar no "Buraco do Possidônio"? Na Bahia, em Morro do Chapéu.

Numa estrada de terra, você ganha mais estabilidade se estiver de pé:corpo para trás se estiver descendo,corpo para frente se estiver subindo.Se tiver muita pedra,idem.De pé,pode-se ver melhor o caminho a trilhar>>>se olhar para a pedra,vai atropelá-la,tem que olhar para a saída do problema,do mesmo modo que você olha para a saída da curva lá adiante, quando está no asfalto.

Uma manobra útil que nunca aprendi é levantar a roda da frente em movimento,para transpor obstáculos.O pessoal de enduro daqui não faz muito isso,passa na poça, no rio, na lama, sentado, com as duas rodas e se molha,se suja, corre o risco da roda dianteira sair, escorregar ou pegar uma pedra tombar.No outro dia, vendo uma reportagem sobre um Rali na Amazônia, vi um brasileiro fazendo isso. Ora vivas, aprenderam!

O máximo que consigo é dar meus pulinhos, aproveitando as ondulações: pouco antes, de pé, empurra-se a frente para baixo,comprimindo as molas e puxa-se a frente para cima ao tocar a mesma no obstáculo.Dá um saltinho legal. Treinava em quebra-molas e nas pontes da BR 101,no caminho para Paraty. A estrada tinha afundado,assentado, deixando as cabeças de ponte mais elevadas,ãs vezes fazendo uma rampinha legal. moto saia do chão,dava aquela voadinha gostosa. Acho que foi assim que entortei as rodas da RDZ, pois fazia isso costumeiramente no Viaduto Ataulfo Alves,sobre a Av Brasil. Uma delicia!Uma vez, vi um Puma voar e cair adiante sobre as quatro rodas, batendo fundo no chão,ao passar rápido demais no pior (melhor Big Grin )desnïvel da BR101. Pena é que andaram corrigindo a estrada.

Aí, não se leva com o banco na bunda, por estar mal posicionado Big Grin Big Grin Big Grin . SEMPRE passe em cima de um obstáculo em pé,deixando o centro de gravidade da moto mais baixo e, portanto, a moto mais agarrada no chão e a roda traseira mais livre para quicar.

Na areia, o corpo vai o mais possível para trás,deixando a roda dianteira procurar seu caminho, e carregando o peso na roda de tração.

O macete de usar o peso de um lado e outro nas pedaleiras é muito bom, também, não precisa nem estar de pé,pois funciona até mesmo no meio de uma curva ,no asfalto e na terra, de maneiras diferentes>>>Veja o que disse o Brandt Lott.

Vou ver se descubra aqui entre os meus guardados um livrinho falando sobre o assunto e o copio para o site.
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
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