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Embuchamento da suspensão traseira em nylon automotivo
#26
guifarma Escreveu:1- Perguntei se poderia ser feito em teflon, ele disse que é muito mais caro e não é utilizado para peças em atrito constante. Por exemplo para registros de alta pressão ele serve, pois você não abre e fecha todo dia, mas ali a balança oscila o tempo todo. O cara já fez pra muita moto e sabe o que diz.
2- Não sei se você já desmontou um rolamento de agulhas, mas ele tem a "casca" externa, depois as agulhas e por dentro um eixinho de metal. Assim as agulhas giram presnssadas entre a casca externa e o eixinho. Desta forma ele me disse que só pode fazer com a peça em mãos pois o eixinho tem de eintar justaposto de forma que a espessura pode variar de caso pra caso de acordo com o desgaste da moto.


Geralmente, torneiro é torneiro, e não conhece bulhufas de material e de projetos e fala o que dá na telha.
1- Teflon tem baixo coeficiente de atrito, portanto pode e deve ser usado em atrito constante sim. O teflon só não serve para nossas necessidades em função da baixa resistência mecânica, ou seja, corre o risco de deformar ao ser solicitado.
Nas motos de pequenas cilindradas essa bucha é feita de polietireno de baixa densidade, ou numa linguagem popular, "plástico comum".
Lógico que tais motos não se prestam para o uso que pretendemos fazer das nossas meninas.
2- Não faz sentido fazer a bucha nova e colocar o eixo velho, certo?
O eixo é barato e vem retificadinho, lindo de ver, com medidas calibradas em milésimos de milímetro.
O único problema que eu vejo é a interferência no diâmetro externo, que dependendo da maior ou menor plasticidade do material, pode fazer o furo diminuir de diâmetro. Isso é fácil de ser calculado e pode ser feito por processo empírico, se o tal torneiro não tiver domínio de cálculos mais elaborados.
Só fazer uma bucha com as medidas exatas do rolamento e montar na balança.
Medir o diâmetro interno e ver qual a diferença entre o antes e o depois.
Provavelmente dará poucos centésimos de milímetros e nas próximas buchas deixar o furo com essa a diferença prá mais.
Essa coisa de ter que entrar justinho também é falta de conhecimento do torneiro.
O ajuste necessário é rotativo sem folga. Para definir as medidas basta procurar numa tabela de ajustes segundo a ISO, considerando o furo unico H7. Quem tiver curiosidade procure conhecer tal tabela... no telecurso2000 tem para baixar.

Abraços,
Rá.
Rá-1000-ton
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