07-12-2009, 04:37 AM
O Vento e o Ripio.
Para quem vai a Patagonia, o vento sera seu companheiro de viagem, se estiver de moto, as coisas complicam bastante. Em um quarto das vezes (25%) ele pode te ajudar (vento a favor), mas na maioria ele so te complica, faz a motoca gastar muito mais e a pilotagem tornar-se muito mais cansativa e cuidadosa.
Mesmo sendo um velho conhecido do motociclista, afinal um vento de 80 km derruba arvores, etc, e sentido pelo motociclista facilmente, so atingir essa velocidade e sentir "na pele" esse vento.
Na Patagonia todos relatam sobre o vento fortissimo, ja li relatos de um amigo que se acidentou em Comodoro Rivadavia apos ultrapassar um caminhao e o vento joga-lo para fora da pista e outros relatos de viajantes com pneu gasto nas laterais pela motoca andar inclinada, etc, e sempre fiquei apreensivo, mas so vendo na hora para saber como proceder.
Fui na boa, a partir de Bahia Blanca o negocio comecou a pegar, motoca andando inclinada em plena reta, muita atencao nas ultrapassagens, antecipacao do vento ao ultrapassar caminhoes e onibus e tudo dando certo.
Foi so entrar no Chile (apos atravessar o Paso Austral), que o vento pegou de verdade, era fortissimo, quando frontal queria me arrancar de cima da motoca, quando lateral fazia com que a motoca ficasse inclinada de forma perigosa, quando a favor, andando a 100 km/h, chegava a faltar ar dentro do capacete, mas tinha que seguir em frente, chegava ao cumulo de fazer curva para a direita, com a moto inclinada para a esquerda (quando a curva era para direita tinha que diminuir muito a velocidade, senao passava reto).
Nos ventos frontais, tinha que ficar com a cabeca projetada para frente (visao para baixo), para conseguir manter a cabeca em cima do pescoco.
Ahh, falei em alguns lugares que nao precisava me preocupar que os ventos eram constantes, sim e verdade, venta o tempo todo, mas sua intensidade e variavel, alem de ventar forte, tem umas rajadas mais forte ainda que te desequilibram e tentam te jogar para fora da pista.
Mas tudo bem, Ushuaia, vento moderado e constante, volta com ventos fortes novamente, e vambora, tudo ok.
O Ripio por si so nao e problema, nada mais e do que uma estrada de terra com pedras rolicas, em alguns trechos menores e em outros maiores, normalmente fica bem compactada onde passam os carros e caminhos (trilho), so tem alguns agravantes, tem trechos que nao tem trilhos como em curvas e em subidas ou descidas, as vezes passam a maquina (peguei alguns trechos assim) e misturam tudo (a motoca danca demais) e por ai vai, mas da para passar.
Vento + Ripio = Combinacao Perigosa.
E agora que o bicho pega, essa combinacao e complicadissima, tem que gostar muito de off road para encarar uma dessa, praticamente todo lugar que tem trilho, tem um monte de ripio solto entre eles (facao) e o vento lateral te empurra para ele, a equacao de manter o equilibrio com a moto inclinada sobre um piso instavel e algo delicadissimo, tem que usar todo o conhecimento e mais um pouco, usar a travada de roda traseira para endireitar a frente, as vezes simplesmente parar e recomecar, com tudo isso ainda se preocupar e fazer render a viagem, pois os trechos sao enormes, rodei ao total 1.030 km no ripio, sendo 250 km para ir a Ushuaia (125 para ir e 125 para voltar), de Cerro Sombrero-CH a San Sebastian-AR, mais 440 km de Tres Lagos-AR a Perito Moreno-AR, mais 340 km de Perito Moreno-AR a Gobernador Costa-AR.
Gracas a Deus consegui sair sem levar nenhum tombo, mas passei perto por varias vezes, so teve uma queda da moto, que foi derrubada pelo vento (mais uma coisa para ficar atento, nunca parar a moto com o vento lateral, sempre deixa-la de frente para o vento).
Se nao tiver muita intimidade com off road e gostar muito de desafios, evite a Ruta 40, apesar das paisagens lindissimas, e muuuuuuiiiiiiiito complicada.
Para quem vai a Patagonia, o vento sera seu companheiro de viagem, se estiver de moto, as coisas complicam bastante. Em um quarto das vezes (25%) ele pode te ajudar (vento a favor), mas na maioria ele so te complica, faz a motoca gastar muito mais e a pilotagem tornar-se muito mais cansativa e cuidadosa.
Mesmo sendo um velho conhecido do motociclista, afinal um vento de 80 km derruba arvores, etc, e sentido pelo motociclista facilmente, so atingir essa velocidade e sentir "na pele" esse vento.
Na Patagonia todos relatam sobre o vento fortissimo, ja li relatos de um amigo que se acidentou em Comodoro Rivadavia apos ultrapassar um caminhao e o vento joga-lo para fora da pista e outros relatos de viajantes com pneu gasto nas laterais pela motoca andar inclinada, etc, e sempre fiquei apreensivo, mas so vendo na hora para saber como proceder.
Fui na boa, a partir de Bahia Blanca o negocio comecou a pegar, motoca andando inclinada em plena reta, muita atencao nas ultrapassagens, antecipacao do vento ao ultrapassar caminhoes e onibus e tudo dando certo.
Foi so entrar no Chile (apos atravessar o Paso Austral), que o vento pegou de verdade, era fortissimo, quando frontal queria me arrancar de cima da motoca, quando lateral fazia com que a motoca ficasse inclinada de forma perigosa, quando a favor, andando a 100 km/h, chegava a faltar ar dentro do capacete, mas tinha que seguir em frente, chegava ao cumulo de fazer curva para a direita, com a moto inclinada para a esquerda (quando a curva era para direita tinha que diminuir muito a velocidade, senao passava reto).
Nos ventos frontais, tinha que ficar com a cabeca projetada para frente (visao para baixo), para conseguir manter a cabeca em cima do pescoco.
Ahh, falei em alguns lugares que nao precisava me preocupar que os ventos eram constantes, sim e verdade, venta o tempo todo, mas sua intensidade e variavel, alem de ventar forte, tem umas rajadas mais forte ainda que te desequilibram e tentam te jogar para fora da pista.
Mas tudo bem, Ushuaia, vento moderado e constante, volta com ventos fortes novamente, e vambora, tudo ok.
O Ripio por si so nao e problema, nada mais e do que uma estrada de terra com pedras rolicas, em alguns trechos menores e em outros maiores, normalmente fica bem compactada onde passam os carros e caminhos (trilho), so tem alguns agravantes, tem trechos que nao tem trilhos como em curvas e em subidas ou descidas, as vezes passam a maquina (peguei alguns trechos assim) e misturam tudo (a motoca danca demais) e por ai vai, mas da para passar.
Vento + Ripio = Combinacao Perigosa.
E agora que o bicho pega, essa combinacao e complicadissima, tem que gostar muito de off road para encarar uma dessa, praticamente todo lugar que tem trilho, tem um monte de ripio solto entre eles (facao) e o vento lateral te empurra para ele, a equacao de manter o equilibrio com a moto inclinada sobre um piso instavel e algo delicadissimo, tem que usar todo o conhecimento e mais um pouco, usar a travada de roda traseira para endireitar a frente, as vezes simplesmente parar e recomecar, com tudo isso ainda se preocupar e fazer render a viagem, pois os trechos sao enormes, rodei ao total 1.030 km no ripio, sendo 250 km para ir a Ushuaia (125 para ir e 125 para voltar), de Cerro Sombrero-CH a San Sebastian-AR, mais 440 km de Tres Lagos-AR a Perito Moreno-AR, mais 340 km de Perito Moreno-AR a Gobernador Costa-AR.
Gracas a Deus consegui sair sem levar nenhum tombo, mas passei perto por varias vezes, so teve uma queda da moto, que foi derrubada pelo vento (mais uma coisa para ficar atento, nunca parar a moto com o vento lateral, sempre deixa-la de frente para o vento).
Se nao tiver muita intimidade com off road e gostar muito de desafios, evite a Ruta 40, apesar das paisagens lindissimas, e muuuuuuiiiiiiiito complicada.
MOTO:
Mobi 81; DT180 83; XLX250 85; Dakar 88; XLX250 85; Elefantre 89; DT200 95; XT600 97; Falc 00; Biz 99; NX200 99; Torn 02; XR 200 96; Tenere 600 90; Torn 06; XT66 08; Falc 06; Torn 05; Fazer250 05; XT66 05; Falc 01; Falc 08; XT66 08; G650GS 10; F800GS 10
Mobi 81; DT180 83; XLX250 85; Dakar 88; XLX250 85; Elefantre 89; DT200 95; XT600 97; Falc 00; Biz 99; NX200 99; Torn 02; XR 200 96; Tenere 600 90; Torn 06; XT66 08; Falc 06; Torn 05; Fazer250 05; XT66 05; Falc 01; Falc 08; XT66 08; G650GS 10; F800GS 10