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Tópico Completo sobre dicas de segurança
#39
Vistoria diária na motocicleta

Adriano Escreveu:Fazer uma vistoria na motocicleta diariamente antes de utilizá-la é fundamental para
garantir uma pilotagem segura, principalmente antes de viagens e pegar a estrada. Em
alguns percursos, nem sempre há assistência mecânica, por isso, é importante que a
moto esteja em condições ideais de funcionamento antes de sair de casa. Com a
revisão de apenas alguns itens, é possível prevenir problemas em comandos e manter
as peças e acessórios em ótimo estado. Para lidar com estas situações, os
instrutores de pilotagem e os engenheiros da Honda selecionaram uma série de dicas
que auxiliam na manutenção da motocicleta.

A revisão completa de diversos componentes leva poucos minutos e deve ser feita,
preferencialmente, com o motor em funcionamento para verificar ruídos estranhos,
vazamentos ou parafusos soltos. Essa prática diária assegura excelente conservação
da motocicleta.

Pneus e Rodas
Usar pneus em perfeitas condições garante um deslocamento seguro. Por isso, antes da
pilotagem, é aconselhável conferir se a calibragem está de acordo com as
especificações do Manual do Proprietário. Se for trafegar com garupa, por exemplo, o
pneu traseiro deve receber pressão maior, especificada no Manual do Proprietário,
para compensar o peso extra. Outra dica é observar a presença de objetos presos,
como cacos de vidro e pedras, e verificar se algum raio da roda está quebrado, pois
pode perfurar a câmara de ar.

Comandos e Cabos
As folgas dos pedais dos freios dianteiro e traseiro, bem como a da alavanca da
embreagem, devem estar reguladas com a medida média de 20mm. Também é importante
fazer o check-up da regulagem e lubrificação dos cabos de embreagem, do acelerador e
do sistema de freios.

Freios
O sistema de freios tem que estar devidamente regulados e lubrificados. Se o freio
for hidráulico, deve-se ainda verificar semanalmente o nível do fluido que, se
estiver abaixo do mínimo estipulado, pode sinalizar vazamento ou desgaste excessivo
da pastilha.

Luzes e Parte Elétrica
Durante a inspeção, é importante observar se todas as luzes (de freio, piscas,
lanterna, farol e painel) estão funcionando. Qualquer problema em um desses
equipamentos é considerada infração média, segundo o Código de Trânsito Brasileiro,
com penalidade na carteira de habilitação e multa.

Filtros de óleo e de ar
Deve-se atentar também para a troca do filtro de óleo e limpeza do filtro de ar.
Para não comprometer a lubrificação do motor, o primeiro deve ser limpo ou
substituído de acordo com a tabela de manutenção do Manual do Proprietário de cada
modelo. Já o filtro de ar, por reter muitas impurezas, tem de ser limpo
periodicamente (e substituído quando necessário) para evitar desgaste prematuro dos
anéis e cilindros do motor. Se o mesmo for de espuma, é necessário lavar com
querosene e reaplicar óleo de motor, espremendo para tirar o excesso.

Óleo e Combustível
Para manter o bom funcionamento do motor, é recomendada a verificação diária do
nível do óleo lubrificante do motor. Se estiver abaixo do nível recomendado, deve-se
preencher ou efetuar a troca completa, conforme a necessidade, sempre seguindo os
procedimentos descritos no Manual do Proprietário. Lembre-se também de verificar o
nível do líquido de arrefecimento, caso a motocicleta seja dotada de sistema de
arrefecimento líquido. É importante também verificar se o combustível está chegando
normalmente ao carburador. Para isso, é necessário desapertar o parafuso de
drenagem.

Corrente
Para que o sistema de corrente, coroa e pinhão não seja prejudicado após a
utilização em estradas de terra, ele deve ser lavado e lubrificado. Caso esteja
solto ou tencionado, basta ajustar a folga de acordo com as especificações descritas
no Manual do Proprietário.

Bateria
No caso de bateria não selada, é necessário verificar o nível da água e conferir se
os terminais estão oxidados, limpando-os, posteriormente, com uma escova e com uma
solução de água e vinagre.

Para ter certeza de uma viagem segura, é importante que todos esses cuidados em
relação a cada componente da motocicleta sejam observados e que o motociclista leve
consigo um kit extra, composto de jogo básico de ferramentas, câmara de ar, lâmpada
de farol e da lanterna traseira para o caso de qualquer imprevisto. É importante
lembrar que, sempre que surgirem dúvidas, o melhor a fazer é consultar o Manual do
Proprietário.

Fonte: <!-- w --><a class="postlink" href="http://www.honda.com.br">www.honda.com.br</a><!-- w -->
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
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