19-08-2008, 11:09 PM
ok, vamos responder as perguntas...
modelo do rele: usei neste exemplo (e na minha moto, na do douglas, martins, etc..) um rele metaltex 12V muito comun em lojas de eletronica. ele é bem pequeno e versátil, é mais compativel com placas de circuito do que com conectores padrão (os reles automotivos são mais fáceis de adaptar, sem usar ferro de solda)
gastar bateria...
com o motor desligado, ou em baixa rotação (se nao me engano, precisa estar a 3.000 rpm para carregar a bateria decentemente), até o farol principal vai gastar a carga da bateria... claro que, um farol de 55/60 + 1 h3 de 55W vai gerar um consumo dobrado e menos tempo de autonomia da bateria. uma solução, é usar outro rele, para desligar o farol H4, quando os auxiliares forem acesos (aí, vc troca 55/60 W por 110 W em vez de somar e chegar a 165 / 170 W)
resumo:
se colocar 1 auxiliar h3, vc terá 110 / 115 W no maximo, dá pra aturar, se respeitar as condições de carga, que é com a moto rodando (recomendo ter o testador de baterias do Destro)
se colocar 2 auxiliares, vc terá que alternar entre o H4 e os 2 H3, para não exigir demais do alternador e roubar carga da bateria (pode até prejudicar o desempenho da moto), novamente, recomendo ter o testador de baterias.
modelo do rele: usei neste exemplo (e na minha moto, na do douglas, martins, etc..) um rele metaltex 12V muito comun em lojas de eletronica. ele é bem pequeno e versátil, é mais compativel com placas de circuito do que com conectores padrão (os reles automotivos são mais fáceis de adaptar, sem usar ferro de solda)
gastar bateria...
com o motor desligado, ou em baixa rotação (se nao me engano, precisa estar a 3.000 rpm para carregar a bateria decentemente), até o farol principal vai gastar a carga da bateria... claro que, um farol de 55/60 + 1 h3 de 55W vai gerar um consumo dobrado e menos tempo de autonomia da bateria. uma solução, é usar outro rele, para desligar o farol H4, quando os auxiliares forem acesos (aí, vc troca 55/60 W por 110 W em vez de somar e chegar a 165 / 170 W)
resumo:
se colocar 1 auxiliar h3, vc terá 110 / 115 W no maximo, dá pra aturar, se respeitar as condições de carga, que é com a moto rodando (recomendo ter o testador de baterias do Destro)
se colocar 2 auxiliares, vc terá que alternar entre o H4 e os 2 H3, para não exigir demais do alternador e roubar carga da bateria (pode até prejudicar o desempenho da moto), novamente, recomendo ter o testador de baterias.