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Cuidados ao trocar o óleo do motor
#18
Olá amigos saharentos.

Muitas das respostas que vou postar já estão aí pra cima neste mesmo tópico,
mas não custa relembrar e incluir mais algumas experiências desde então. A terceira mensagem
deste tópico é de 12/12/2005, vamos às complementações....

A minha sahara também nunca apresentou esse problema.
Recomendo seguir as recomendações do saharento Douglas.
Mas de uma coisa eu te garanto. Se tudo estiver ok com a motoca e
mesmo assim vazar óleo, inclusive no descanso, dou minha cara a tapa,
você está usando óleo em demasia. Ou ainda, você pode até estar
colocando a quantidade adequada (1,6 L) nas trocas, mas pode estar
esgotando errado o óleo velho. Isse é o erro mais comum.
Se este procedimento não for bem realizado, o motor pode esconder
até 250 mL do óleo velho. Assim, 1,6 + 0,25 = 1,85 L, e adivinha? Vai
vazar óleo, além de estar correndo o risco de arrebentar com os
retentores.

Uma pergunta Mariããããããããããão A moto joga óleo pelo respiro
sempre, mesmo depois de muito tempo de efetuada a troca ou é somente
por algum tempo? As vezes olhando no chão assusta, mas a quantidade
é pouca. Tente quantificar isso e verifique se depois de uns 1000 km ela
ainda joga óleo. Se isso acontecer, fique esperto.

Faça o seguinte. Na próxima troca de óleo, corte um pet de coca-cola e recolha
o óleo velho. Com o motor quente e a moto no descanso,
abra o orifício e quando parar de sair óleo, retire
o pet que estava usando, pegue outro limpo, arrume um ajudante e peça
pra segurar pra você. Vá para o outro lado da moto, pegue pelo guidão ou
com achar seguro e incline bem a moto, bem mesmo, e segure uns 30 segundos.
Quando for voltar para o descanso, o ajudante tem que colocar o novo
pet no orifício para o óleo cair dentro. Observe o que vai acontecer. Incline agora
para o lado do descanso, depois mais uma vez para o outro lado e pronto,
você retirou todo o óleo velho. Não sei se todas as sahara é assim, mas a
minha sai mais de 200 mL fazendo tal procedimento.
Coloque 1,6 litros, rosqueie a vareta e esqueça da moto, ou pegue ela e dê
uma volta até esquentar bem o motor. Volte, deixe ela em posição quase
vertical, pode ser encostada com o guidon na parede. Deixe passar 5 minutos
ou um pouquinho mais. Verifique o nível na vareta. Se estiver próximo
do nivel máximo, beleza, se estiver muito baixo, vá colocando de 50 em 50 mL,
ande com a moto, deixe abaixar o óleo e tome as medidas.
Lembre-se, o nivel do óleo é verificado sem rosquear a vareta.

Eu faço assim, é um pouco diferente do que está no manual do proprietário, mas
depois de muito estudar minha moto, é a melhor maneira que encontrei
de aferir o nível do óleo da minha cavala. Por medida preventiva, também
adoto a seguinte política: As marcas entre o nível mínimo e máximo são bastante distantes.
Logo, procuro deixar próximo do máximo, nunca no máximo. Com isso, acredito
estar evitando que falte e que esteja em demasia, caso esteja cometendo
algum erro nas medidas.

Acho que é isso.

ABS a todos.
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
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