Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
MARCADOR DE MARCHAS
#17
Paulino Escreveu:Bom,

O circuito não tem nada de complicado. É só montar um contador TTL ou um CMOS com uma década contadora 4017, um bargraph LM 3915 e alguns buffers com diodos e BC548 ou 547. A Ká sabe o que estou falando Big Grin .

Podemos também montar dois flip-flop MS com um 4013 para o acionador da década contadora. Um pulso sobe um e outro pulso desce.

Para o acionamento podemos utilizar também dois AOs, com um CA 3914 (duplo 741) e assim fazer o acionamento sobe-e-desce.

Vou elaborar o projeto e simular no EWB e depois posto para vocês o resultado.

Abraços saharentos!

Problema seria manter sincronizada as marchas com o contador digital, pois se instalados sensores apenas no pedal acionador das marchas, haverá situações em que a moto estará em uma marcha e o contador achará que está em outra, afial, nei sempre um acionamento no pedal de cambio e certeza de marcha engatada.
Quanto a sensores no motor, temos duas opções: Atrás da embreagem, direto no seletor de marcha, havendo nessecidade de peças resistêntes a temperatura e óleo. Sensores ao lado do sensor de neutro, o que acho mais viavel, mas creio que neste caso seria nessesário furar a carcaça e imbutir mas sensores iguais o neutro, não sei se há espaço para isso, e se tantos furos não prejudicarão a resistência mecânica da carcaça, para este seriam necessários mais dois sensores além o neutro, e a desmontagem total do motor, para imbutir dois novos acionadores ao tambor cami da caixa de cambio. Estes três sensores atuaram como codigos Binários.
Responder


Mensagens neste Tópico

Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 8 Visitante(s)