04-05-2008, 11:30 AM
Para quem tem problemas de regular o carburador da Sahara, vai aqui meu relato.
Desde que peguei minha Sahara ( uns 3 anos ) elanunca foi exatamente boa de pegar, apagava, dava uns "tiros" e outros bichos.
Limpei e regulei 2 vezes o carburador e nunca melhorou muito.
Aí um amigo meu e profundo conhecedor de mecânica de motos ( o pai foi corredor na década de 50 e 60, e ele aprendeu mecânica de motos antes de andar ou falar..rsrsr ) me disse que não tinha tempo de limpar e regular o meu carburador, mas que ele daria umas dicas.
Segundo ele, que eu desmontasse o carburador e limpasse de forma costumeira; Depois de limpo ele me pediu que colocasse o carburador imerso em thinner por uns dois dias.
O que parecia estar limpo soltou um caldo preto que não sei nem de onde saiu ( segundo ele no carburador tem umas passagens bem finas onde a sujeira vai se acomulando ).
Escorrido o thinner e feito a limpeza com queresene , montado e reggulador o parafuso de ar ( duas voltas e meia ele disse para tentar), a moto pegou na primeira, nunca mais falhou nem tossiu.
Depois de uns meses tirei a vela para ver como estava a mistura ( pel vela dá para avaliar isso) ela está inteirinha, sem marcas de mistura rica ou pobre.
Quando puder vou comprar um carburador ( um não dois ) de Falcon para fazer teste na Sahara e na CB. Afinal aprender nunca é demais.
Um grande abraço e espero ter ajudado.
Pedrão-RC
Desde que peguei minha Sahara ( uns 3 anos ) elanunca foi exatamente boa de pegar, apagava, dava uns "tiros" e outros bichos.
Limpei e regulei 2 vezes o carburador e nunca melhorou muito.
Aí um amigo meu e profundo conhecedor de mecânica de motos ( o pai foi corredor na década de 50 e 60, e ele aprendeu mecânica de motos antes de andar ou falar..rsrsr ) me disse que não tinha tempo de limpar e regular o meu carburador, mas que ele daria umas dicas.
Segundo ele, que eu desmontasse o carburador e limpasse de forma costumeira; Depois de limpo ele me pediu que colocasse o carburador imerso em thinner por uns dois dias.
O que parecia estar limpo soltou um caldo preto que não sei nem de onde saiu ( segundo ele no carburador tem umas passagens bem finas onde a sujeira vai se acomulando ).
Escorrido o thinner e feito a limpeza com queresene , montado e reggulador o parafuso de ar ( duas voltas e meia ele disse para tentar), a moto pegou na primeira, nunca mais falhou nem tossiu.
Depois de uns meses tirei a vela para ver como estava a mistura ( pel vela dá para avaliar isso) ela está inteirinha, sem marcas de mistura rica ou pobre.
Quando puder vou comprar um carburador ( um não dois ) de Falcon para fazer teste na Sahara e na CB. Afinal aprender nunca é demais.
Um grande abraço e espero ter ajudado.
Pedrão-RC