19-12-2005, 07:27 PM
Mas tem outra solução alternativa
Ingredientes:
1. Consiga uma haste metálica não muito grossa (no máximo 1cm de diametro) e que tenha comprimento suficiente para entrar no bloco do motor (pelo buraco onde fica o medidor de óleo) tocar no fundo do bloco e ficar um pouco para fora (senão vc não consegue tirar ela de lá).
Essa haste pode ser um parafuso longo ou um pedaço de vergalhão de obra.
2. Consiga uma boa quantidade de fio fino encapado (O FIO PRECISA NECESSÁRIAMENTE SER ENCAPADO E SEM EMENDAS!!!!!). Quanto mais fino for o fio, melhor. Consiga a maior qtde possível. De 1 a 2 metros dependendo da bitola do fio.
Modo de preparar.
Limpe a haste completamente e não deixe nela nenhum resíduo.
Enrole o fio na haste metálica em espiras juntas umas outras e que fique bem apertado, deixando uma ponta do fio para fora do enrolamento.
Vc deve enrolar a maior quantidade possível e lembre-se que a grossura final do enrolamento deve ser menor que o furo da passagem de óleo.
Procure enrolar por toda a haste,deixando apenas uma sobra de cada lado e quando o enrolamento chegar no fim da haste, recomece enrolando por cima da camada de baixo seguindo o sentido oposto. Repita isso o máximo possível e só pare quando o enrolamento ficar no diametro do furo ou se o fio acabar.
Quando estiver na hora de terminar o enrolamento, deixe a outra ponta do fio do lado da primeira ponta e prenda o enrolamento com fita crepe, ou elástico, para que ele não se desfaça sozinho.
Se vc seguiu as instruções acima, acaba de construir uma bobina eletromagnética.
Para testar se a qtde de espiras foi suficiente ligue os dois fios do enrolamento momentâneamente na bateria, retire e veja se o fio se aqueceu.
Se o fio não se aqueceu repita o procedimento deixando por mais tempo e volte a examinar se houve aquecimento excessívo. (ele vai sempre esquentar, o importante é não esquentar a ponto de derreter o revestimento do fio)
Se o calor gerado não for em demasia a qtde de espiras está OK.
Ligue novamente na bateria e aproxime umas porcas ou arruelas da haste. Elas serão puxadas com muito mais força que qq imã.
Feito isso, basta ligar a bobina na bateria e enfiá-la no furo do óleo com cuidado.
faça alguns movimentos com a moto, e encline-a para que eventuais limalhas se movam para o lado adequado.
Ah! Depois basta guardar a bobina e usar sempre que precisar.
Importante! Qto menos espiras maior o consumo da bateria!!!! E se o aquecimento é alto, não prossiga, refaça com mais espiras!!!!
Ingredientes:
1. Consiga uma haste metálica não muito grossa (no máximo 1cm de diametro) e que tenha comprimento suficiente para entrar no bloco do motor (pelo buraco onde fica o medidor de óleo) tocar no fundo do bloco e ficar um pouco para fora (senão vc não consegue tirar ela de lá).
Essa haste pode ser um parafuso longo ou um pedaço de vergalhão de obra.
2. Consiga uma boa quantidade de fio fino encapado (O FIO PRECISA NECESSÁRIAMENTE SER ENCAPADO E SEM EMENDAS!!!!!). Quanto mais fino for o fio, melhor. Consiga a maior qtde possível. De 1 a 2 metros dependendo da bitola do fio.
Modo de preparar.
Limpe a haste completamente e não deixe nela nenhum resíduo.
Enrole o fio na haste metálica em espiras juntas umas outras e que fique bem apertado, deixando uma ponta do fio para fora do enrolamento.
Vc deve enrolar a maior quantidade possível e lembre-se que a grossura final do enrolamento deve ser menor que o furo da passagem de óleo.
Procure enrolar por toda a haste,deixando apenas uma sobra de cada lado e quando o enrolamento chegar no fim da haste, recomece enrolando por cima da camada de baixo seguindo o sentido oposto. Repita isso o máximo possível e só pare quando o enrolamento ficar no diametro do furo ou se o fio acabar.
Quando estiver na hora de terminar o enrolamento, deixe a outra ponta do fio do lado da primeira ponta e prenda o enrolamento com fita crepe, ou elástico, para que ele não se desfaça sozinho.
Se vc seguiu as instruções acima, acaba de construir uma bobina eletromagnética.
Para testar se a qtde de espiras foi suficiente ligue os dois fios do enrolamento momentâneamente na bateria, retire e veja se o fio se aqueceu.
Se o fio não se aqueceu repita o procedimento deixando por mais tempo e volte a examinar se houve aquecimento excessívo. (ele vai sempre esquentar, o importante é não esquentar a ponto de derreter o revestimento do fio)
Se o calor gerado não for em demasia a qtde de espiras está OK.
Ligue novamente na bateria e aproxime umas porcas ou arruelas da haste. Elas serão puxadas com muito mais força que qq imã.
Feito isso, basta ligar a bobina na bateria e enfiá-la no furo do óleo com cuidado.
faça alguns movimentos com a moto, e encline-a para que eventuais limalhas se movam para o lado adequado.
Ah! Depois basta guardar a bobina e usar sempre que precisar.
Importante! Qto menos espiras maior o consumo da bateria!!!! E se o aquecimento é alto, não prossiga, refaça com mais espiras!!!!
Digo não à peças roubadas!