02-03-2008, 12:32 AM
Salve galera.
A maioria das causas de bateria seca é o regulador retificador, Ele possui um diodo zener internamente que controla a tensão de saída (max 14,5 V), quando esse diodo começa a "ficar fraco" o regulador perde a referencia de tensão e começa a mandar uma tensão maior (maior que 14,5 V) para a bateria. Aí ja viu né, tensão maior, a solução esquenta, começa a ferver e "cospe" ela pra fora pelo suspiro, e quando vc vê, ela já secou, colou as placas e thau bateria, só uma nova, daí vc coloca uma nova achando que é a bateria, começa tudo de novo e de 2 em 2 meses tem que tá trocando a bateria.
Pra saber se é o regular retificador, basta arranjar um multimetro e medir a tensão gerada nos terminais da bateria com a moto ligada e acelerada.
à 6000 rpm não pode passar de 14,5 V.
Se a tensão estiver acima disso então o regulador retificador está com problemas ou tem um mal contato no fio do diodo zener.
Antes de trocar o regulador verifique se o tal fio do diodo não está quebrado ou com mal contato. Basta pegar um diagrama elétrico da sua sahara, e olhar as cores dos fios do regulador retificador. Tem tres fios que vem do alternador (normalmente são Amarelos -Am) e entram no regulador retificador (RR). Dois saem do RR e vão para a bateria, sendo que o verde é aterrado no chassi e vermelho com branco passa na caixa de fusível e vai para a bateria, e tem o preto que é o dito cujo fio do diodo zener. esse fio coleta a tensão real que está sendo gerada na bateria, porém ele pega um terminal positivo depois da chave de ignição para quando vc desligar a moto, desenergizar o diodo e poupá-lo um pouco mais. As vezes uma oxidação nos terminais desse fio ou um mal contato fazem com que a resistencia do fio aumente(1ª lei do OHM ) e aí o regulador acaba mandando mais de 14,5 V.
Mas as vezes o regulador está com problema interno, Aí só novo mesmo.
Att
FABRICO PLASTER
A maioria das causas de bateria seca é o regulador retificador, Ele possui um diodo zener internamente que controla a tensão de saída (max 14,5 V), quando esse diodo começa a "ficar fraco" o regulador perde a referencia de tensão e começa a mandar uma tensão maior (maior que 14,5 V) para a bateria. Aí ja viu né, tensão maior, a solução esquenta, começa a ferver e "cospe" ela pra fora pelo suspiro, e quando vc vê, ela já secou, colou as placas e thau bateria, só uma nova, daí vc coloca uma nova achando que é a bateria, começa tudo de novo e de 2 em 2 meses tem que tá trocando a bateria.
Pra saber se é o regular retificador, basta arranjar um multimetro e medir a tensão gerada nos terminais da bateria com a moto ligada e acelerada.
à 6000 rpm não pode passar de 14,5 V.
Se a tensão estiver acima disso então o regulador retificador está com problemas ou tem um mal contato no fio do diodo zener.
Antes de trocar o regulador verifique se o tal fio do diodo não está quebrado ou com mal contato. Basta pegar um diagrama elétrico da sua sahara, e olhar as cores dos fios do regulador retificador. Tem tres fios que vem do alternador (normalmente são Amarelos -Am) e entram no regulador retificador (RR). Dois saem do RR e vão para a bateria, sendo que o verde é aterrado no chassi e vermelho com branco passa na caixa de fusível e vai para a bateria, e tem o preto que é o dito cujo fio do diodo zener. esse fio coleta a tensão real que está sendo gerada na bateria, porém ele pega um terminal positivo depois da chave de ignição para quando vc desligar a moto, desenergizar o diodo e poupá-lo um pouco mais. As vezes uma oxidação nos terminais desse fio ou um mal contato fazem com que a resistencia do fio aumente(1ª lei do OHM ) e aí o regulador acaba mandando mais de 14,5 V.
Mas as vezes o regulador está com problema interno, Aí só novo mesmo.
Att
FABRICO PLASTER