Avaliação do Tópico:
  • 0 Voto(s) - 0 em Média
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
Manete do freio dianteiro, como regular
#8
iacimar Escreveu:Smile
É,e a Sahara,(como a XLX350 também,)sai de traseira,se você não toma cuidado. ...............................................................

No curso da Honda em Indaiatuba, o instrutor fez várias frenagens para olharmos.
Ele colocou dois cones próximos um do outro e somente de 2º marcha, passava e freiava.
A primeira vez, disse que iria frear, como normalmente todos fariam. Ao passar os cones freiou com os dois freios e com a embreagem acionada. A moto arrastou os pneus, balançou, parou ainda com o motor funcionando. Durante a frenagem, o pneu traseiro veio "quicando" no asfalto.
Na segunda passagem ele freio só o traseiro e não acionou a embreagem. A moto parou um pouco mais perto dos cones, não dançou e o pneu traseiro ficou o tempo todo em contato com o asfalto. A moto morreu.
Na terceira vez, ele apertou só o freio da frente, sem acionar a embreagem, a moto parou sem dançar e só no ultimo momento foi que deu uma leve levantada na suspensão e pareceu que iria capotar.
Na ultima demostração, ele apertou os dois freios, sem acionar a embreagem. A moto parou muito perto dos cones, não dançou, mas morreu.

Então foi exaustivamente explicado para, em caso de emergência (no desespero), nunca acionar a embregem junto com os freios. Com isso a roda traseira continuará tracionada pela corrente, sem ir "pulando" e sem desequilibrar a traseira.
Fizemos várias tentativas até chegarmos ao ponto de conseguirmos, no ultimo momento acionar a embreagem e não deixar a moto morrer, mas numa emergência isso e oque menos importa, né?

Sei que tem Saharmaniacos com muito mais experiência de frenagem e sabedores destas informações, mas achei válido essa pequena dica.
Responder


Mensagens neste Tópico

Pular para Fórum:


Usuários visualizando este tópico: 5 Visitante(s)