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Óleo do motor, importância e opções para uso na sahara
#27
Movendo para tópico correto...


CARLOS1609 Escreveu:Olá Sahareiros

Tô início de carreira com a minha Sahara e neste fórum também.
O moto é simplesmente maravilhosa. É show de bola. A minha é 99 (com 38000 Km rodados e motor excelente).
Fui fazer a troca de óleo ontem. Não sabia qual o óleo que o antigo dono usava. O mecânico me aconselhou usar o Motu 3.000 SAE 20W50 SG. Disse que é um óleo de 3.000 quilômetros para troca (é claro que não vou esperar 3000 Km para trocar. Pretendo trocar com 1.500 Km).
Minha dúvida: é um bom óleo para a Sahara? Alguém tem alguma opinião a respeito?
Talvez já exista algum tópico tratando desse assunto. Se tiver é só me falar aonde encontro.

Abraços

Carlos (Brasília)

Israel Escreveu:Opa Carlos,

Bom .. vou aproveitar sua pergunta pra criar polêmica! rs ... primeiro que é um tal de um fulano fala que o óleo é pra 1.000km .. beltrano diz que é 3.000km ... e por aí vai a criatividade dos mexânicos e frentistas*

* sem preconceito ... mas se tem uma coisa que me deixa p.... é ver frentista medir óleo com o carro inclinado ou parado há menos de 15 min ... e ainda querer dar aula sobre óleo ...bom ... sai do assunto ...

Mas voltando a polêmica ... deixa eu explicar onde me baseio ... trabalhei por 4 anos em uma empresa de lubrificantes .... que também tinha uma linha de óleo de motor ....

Bom .. digo pra vocês ... que um óleo pra motor .. comparado com um fluído de usinagem .. tem uma formulação MUITO SIMPLES ! ... nada mais é do que um óleo base (mineral, sintético) + pacotes de aditivos .... ao todo não passa de 3-4 itens .... enquanto o de metalworking tem, as vezes, mais de 15 componentes e a formulação tem que ser seguido a risca !

Mas o que eu queria dizer é na época em lá trabalhei eu analisei um óleo de motor com 18.000km - detalhe: óleo MINERAL com aditivos sintéticos ! e o mesmo ainda estava bom ! pois é BOM sim ! .. eu tinha guardado amostra do óleo novo e comparei com o usado, ... tudo ok ... viscosidade, carga de aditivos, etc.


NÃO SOU ESPECIALISTA EM LUBRIFICANTE ! longe disso .... mas só queria deixar um recado: não se deixem levar por palpiteiros ! ... um óleo que segue a mesma classificação SAE, API, etc ... OBRIGATORIAMENTE atende os mesmos requisitos que o outro, ou seja, diferentes marcas com mesma classificação pode ser considerado igual! (claro.. que daí vai da confiança da marca ! )

mas .. sei que falei demais .. mas respondendo a sua pergunta ....

compre um óleo 20W50 de boa marca (não acredite em óleo que custa menos que R$ 5 ... é impossível ! .... deve ser feito com óleo recuperado;

quanto ao MOTUL é possível que ele tenha certos aditivos que possam superar a exigência de sua classificação ou as vezes não ! muitos produtos são vendidos como premium mas não são ! (verifique!)

quanto ao período ... eu, ISRAEL .. diria que um óleo mineral de boa qualidade dura uns 7.000km com pé nas costas !! .... mas daí vai de cada um ... como na moto a qtde é tão pouca ... não custa nada trocar com os "famosos" 3.000km ...você estará sempre com um óleo 100% ! ...

outra equívoco que vejo por aí é sobre a cor do óleo ! ... tem que gente fala "oh .. que óleo preto" .... PESSOAL !!! o óleo TEM que sair preto mesmo !!! existe aditivos detergentes justamente para fazer a função de limpar o motor ! se ele sai limpo é porque não limpou o motor ! ... tem que rodar .. e sair sujo sim ! (tá .. não é por isso que você vai deixar o resto da vida lá! kkk)

Bom.. chega ... vamos as polêmicas ! rs

Abraço,

Israel Escreveu:bom ..agora que vi a msg do favero !. .. PERFEITO o tópico aberto pelo Martinez !!! ... lá tem todas as VARíAVEIS que influenciam na vida útil do óleo, bem como a nomenclatura conforme sua classificação, SHOw DE BOLA ! completíssimo !

Citação:http://www.saharamaniacos.com.br/phpBB2/....php?t=581
sapulha Escreveu:Pois é, eu li o tópco, já vi um monte de gente falando isso e aquilo, mais ainda vou na indicação da fabricante.

Troco a cada 3.000KM no máximo, e uso o Mobil.

Sei que vão falar "mais isso é porque a honda tem parceria"..ou ainda.."na época esse era o melhor, mais agora tem outros", mais ainda fico com a indicação da Honda.

Minha moto tem 82.000KM rodados e o motor só foi aberto pra trocar a corrente de comando, que por sinal estava em ótimo estado ainda, mais como seguro morreu de velho!!!

Nada contra usar outros óleos, mais optei por fazer o indicado no manual.
SaharaMANÍACOS, prazer em viajar.
Moto não tem idade, tem dono. Honda NX 350 Sahara/99
Não basta ter sahara, tem que ser maníaco!!!
[Imagem: cachoeiracopy.jpg]
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