29-01-2008, 10:14 PM
Martinez/Paulino Escreveu:]Moçadinha,
a funcionalidade de se ter um rádio-comunicador é excelente, mas devemos levar em consideração alguns aspectos importantes:
- a concepção original do projeto do capacete. No seu projeto original, os cálculos de esforços foram obtidos sem considerar os furos realizados para a construção da gambitech. Inserir furos adicionaiqualquer mudança que fizermos em nossas próprias motos podem gerar riscos adicionais, tal como a diminuição da resistência mecânica do capacete;
Neste último projeto, não há alteração na estrutura do capacete, sendo assim, a "resistência mecânica" não será influenciada, o único furo é na esponja interna do capacete, para fixação do microfone.
Vide :
![[Imagem: P2nocapact.jpg]](http://i223.photobucket.com/albums/dd130/maverick-rs/P2nocapact.jpg)
<!-- m --><a class="postlink" href="http://www.falcononline.com.br/index.php?option=com_smf&Itemid=35&topic=3064.0">http://www.falcononline.com.br/index.ph ... pic=3064.0</a><!-- m -->
Citação: - a garantia do fabricante. Depois de alterado o projeto do capacete, em caso de acidentes ou incidentes gravíssimos, nenhum fabricante garantirá sob produtos os quais sofreram alterações estruturais;
Garantia do fabricante ?? Em caso de acidente, acho muito dificil algum fabricante dar garantia de alguma coisa, tanto que temos capacete de R$ 50,00 até R$ 3000,00, com resistências diferentes.Mas posso estar enganado quanto a isso, mas não conheço histórias de algum acidentado que tenha recebido algum retorno por causa do capacete que estava utilizando por parte do fabricante.
Citação: - a legislação vigente. Trata do uso de fones ou aparelhos de comunicação quando em trânsito.Sim, mas o uso de rádio comunicadores entre os motoboys e o uso de viva-voz nos carros, ainda é algo polêmico. Tanto é que fabricantes de veículos lançam carros com viva-voz de fábrica bem como os capacetes da BMW com fones Bluetooth vendidos aqui no Brasil.
Citação:Assim, sem delongas, não acho concebível alterarmos um item de segurança sem a realização de testes e ensaios que demonstrem a manutenção da efetividade dos equipamentos de segurança. Afinal, é melhor uma cabeça inteira do que um bom bate-papo em trânsito.Concordo que uma alteração de um item de segurança possa ocasionar um maior problema em caso de acidente, mas isso tb seria aplicável a qualquer mudança que fizermos em nossas próprias motos, visto que aumentar a altura da suspenção, adicionar pneus diferentes e levantar a altura das bolhas, possa ser considerado mudanças em itens de segurança também.
Abraços saharentos.
Mas cada um assume o que faz, por sua conta e risco, e esse deve ser o motivo desta parte do forúm ser chamada de GAMBITECH !!!
[] 's
Tiago